Início / Agenda / Dia a dia do Porto de Leixões está agora em filme

Dia a dia do Porto de Leixões está agora em filme

A maior infra-estrutura portuária do Norte do País foi estrela do mais recente documentário da realizadora Renata Sancho, o “No Porto de Leixões – Panorama”. A estreia está marcada para o próximo domingo, 24 de Novembro, pelas 19 horas, no Cinema Passos Manuel.

“É com um grande orgulho que vemos o nosso tão carismático Porto de Leixões transportado para uma sala de cinema. Foi com muito gosto que recebemos a equipa de filmagens e esperamos que este documentário ajude a clarificar o imaginário do dia a dia das actividades portuárias”, salienta a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Documentário

O documentário retrata o desenrolar dos trabalhos em Leixões e em sintonia com o movimento das cidades circundantes, de Matosinhos e de Leça da Palmeira.

Para Renata Sancha a paisagem industrial portuária é visualmente entusiasmante e as actividades portuárias de uma grande riqueza sonora, nomeadamente pela típica proximidade do mar (gritos das gaivotas; o bater da água junto aos ancoradouros; as sirenes dos barcos-patrulha; os apitos dos navios; o som dos rádios de comunicações; o som das gruas e toda a maquinaria que opera no terminal de contentores).

Ficha técnica

A ficha técnica do documentário incluiu a realização de Renata Sancho, a direcção de fotografia de Mário Castanheira, Ricardo Leal como engenheiro de som, a montagem de som e mistura de Miguel Martins, a produção de Manuel Rocha da Silva e tem co-produção de Renata Sancho e Cedro Plátano.

O filme, produzido com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, integra a Secção não competitiva “Cinema Falado” do Festival Porto Post Doc.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Governo dos Açores promove formação a colaboradores do projecto Life Vidalia

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, através da Direcção Regional do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.