Início / Agenda / DGAV vai à Ovibeja com workshop sobre segurança alimentar

DGAV vai à Ovibeja com workshop sobre segurança alimentar

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária está a organizar mais um workshop sobre HACCP e flexibilidade associada. O evento terá lugar no decorrer da Ovibeja, durante a tarde do dia 28 de Abril, no auditório do Nerbe – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, em Beja.

O HACCP é uma sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos. Este sistema tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objectivo de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros.

O sistema HACCP baseia-se na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manipulação dos géneros alimentícios desde “o prado até ao prato”.

Dúvidas na aplicação

O sistema baseado nos princípios HACCP é aplicado desde há muito na indústria e mais recentemente, por via do Regulamento 852/2004, nas restantes fases da cadeia alimentar. Contudo, a sua aplicação tem despoletado algumas dúvidas e interpretações diferentes, razão pela qual a DGAV entendeu organizar este evento, que é já o terceiro sobre o mesmo tema (o primeiro foi realizado em Outubro de 2016, em Oeiras e o segundo em 23 em Março, em Vila do Conde).

“Pretende-se colocar na mesma plataforma de entendimento Autoridades que realizam inspecção, associações e operadores económicos para que possam falar uma mesma linguagem e consigam ver esclarecidas todas as questões no âmbito da segurança dos alimentos”, diz fonte institucional daquela Direcção.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória e deve ser enviada até ao dia 24 de Abril de 2017 (aqui). Programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

ANUGA 2019: Água Monchique na maior feira do sector agro-alimentar

A Água Monchique esteve presente naquela que é considerada a maior e mais importante feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.