Início / Lazer / Desporto / Desportos aquáticos e outros que não podem faltar

Desportos aquáticos e outros que não podem faltar

O que não falta na literatura portuguesa são livros desportivos que abordam a motivação como um de seus temas principais. Casos de superação, vitória, glória e como vencer o oponente através da estratégia tornam o que acontece dentro do relvado ou do salão inspiração para muitas vidas.

No caso dos desportos aquáticos, há vários livros que para quem gosta do assunto e que precisam fazer parte da lista de leitura. Separamos os principais, e também um bocadinho de grandes livros de outros desportos.

O primeiro que recomendamos é o livro que conta a história de Garrett McNamara. Nascido nos Estados Unidos, o surfista colocou seu nome no livro dos recordes várias vezes. O mais impressionante aconteceu em 2011, na praia portuguesa de Nazaré, quando surfou a maior onda de sempre. Dois anos mais tarde, McNamara conseguiu repetir o feito e aumentou mais o seu grande legado.

O que McNamara conta no livro “Lobo do Mar” é parte de uma carreira brilhante, um recordista mundial com vários feitos. Mas a trajectória de McNamara não é só de glórias, e o polémico surfista também fez questão de colocar os seus principais problemas e como conseguiu superar parte deles.

Outro livro que conta muito bem uma parte da história dos desportos aquáticos é “Os Rapazes de Ouro”. A obra de Daniel James Brown conta como um grupo de remo da Universidade de Washington conseguiu superar todas as expectativas e prognósticos para conseguir um grande feito nos Jogos Olímpicos de 1936.

A história dessa equipa dos Estados Unidos de 1936 é uma história de inspiração para qualquer profissional dessa área, e mostra como um trabalho em equipa pode superar todos os limites.

Para quem ama os barcos, o livro “1000 Barcos” é um guia que não pode faltar. Em 336 páginas, conta a história, detalhes e curiosidades de barcos de todos os tempos e mostra toda evolução ao longo dos séculos. Outro ponto interessante é que há de todos os tipos, de veleiros até navios de guerra.

Para fechar nossa lista, aos que estão a iniciar a trajectória no surf, o livro “Guia Prático do Surf” é o recomendado. Esse conta todos os principais detalhes para quem está a começar com a prancha, e dicas fundamentais que vão ajudar-te no processo.

De outros desportos — Um livro que é muito utilizado por atletas de diferentes desportos como peça de motivação e estratégia é o Power Hold’em, de Daniel Negreanu. O jogador de póquer é um dos melhores do mundo nesse desporto, e mostra nesse livro como faz para obter vantagem estratégia dentro e fora das mesas. Os ensinamentos de Negreanu podem muito bem ser traduzidos para a vida em diversas áreas.

Outro que também não podemos deixar de recomendar é o “Onze Anéis”, de Phil Jackson. Nesse, o grande treinador de basquetebol mostra técnicas de motivação e liderança que servem para uma equipa desportiva ou para uma empresa qualquer.
Não podemos deixar de citar: “Novos Métodos Para Observar e Analisar o Jogo de Futebol”, “Brincando e Aprendendo: Handebol” e “Basquetebol: Manual de Ensino”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

CNCFS leva Seminário sobre a Alfarroba a Loulé. Entrada gratuita

O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) organiza um Seminário sobre a Alfarroba, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.