Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Criado o Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos. Portugal é co-fundador

Criado o Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos. Portugal é co-fundador

A Comissão Europeia criou o Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos — Consórcio para uma Infraestrutura Europeia de Investigação (EMBRC-ERIC). Portugal é um dos co-fundadores, mas a estrutura vai ficar em Paris, França.

A Bélgica, a França, a Grécia, Israel, a Itália, a Noruega, Portugal, Espanha e o Reino Unido constituem este consórcio que é instituído por um período inicial que termina em 31 de Dezembro de 2040.

Segundo a Decisão de Execução 2018/272 da Comissão, de 20 de Fevereiro de 2018, a Bélgica, a França, a Grécia, Israel, a Itália, a Noruega, Portugal, Espanha e o Reino Unido solicitaram à Comissão a criação do Consórcio Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC-ERIC). Estes Estados acordaram em que França será o Estado-membro de acolhimento da nova entidade.

O EMBRC-ERIC vai facultar um ponto único de acesso a um vasto conjunto de serviços e plataformas de investigação, ecossistemas marinhos, recursos biológicos, infra-estruturas electrónicas e metadados.

Brexit pode deixar Reino Unido de fora

Uma vez que, em 29 de Março de 2017, o Reino Unido notificou a sua intenção de abandonar a União Europeia, os Tratados deixarão de ser aplicáveis àquele Estado na data de entrada em vigor do acordo de saída ou, na falta deste, dois anos após a notificação, salvo se o Conselho Europeu, em acordo com o Reino Unido, decida prorrogar esse prazo.

Em consequência, depois da data de saída, e sem prejuízo das disposições do acordo de saída, para efeitos da presente decisão de execução, o Reino Unido será considerado um país terceiro.

Pode consultar a Decisão aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

StartUp Lourinhã apresenta empresas instaladas a 29 de Junho

O Município da Lourinhã, no próximo dia 29 de Junho, promove uma sessão de apresentação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.