Início / Agricultura / Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 27 Novembro a 3 Dezembro 2017

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 27 Novembro a 3 Dezembro 2017

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

As cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 Kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg) mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de frango foi relativamente abundante na área de mercado do Litoral Centro e média em Dão-Lafões; a procura foi relativamente animada no Litoral Centro e média em Dão-Lafões, tendo aumentado um pouco em relação à semana anterior. Estão a decorrer vendas de ovos para o mercado externo no Litoral Centro. No que se refere às cotações do frango, não se registaram quaisquer alterações, quer no que se refere ao vivo, quer ao abatido. Acréscimo da cot. máx. do frango do campo (+6 cêntimos / Kg) e estabilidade do peru abatido em Dão-Lafões. No que se refere às galinhas vivas, deu-se uma nova subida das pesadas em Dão-Lafões (+3 cêntimos / Kg).

Nas quatro últimas semanas não houve transações significativas de galinhas semipesadas em Dão-Lafões e esta semana também no Litoral Centro.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente fraca e a procura relativamente animada. Subida de cotações das galinhas vivas pesadas (+13 cêntimos / Kg), que se ficou a dever a um aumento da procura.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de ovo foi abundante e a procura muito animada nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta está a aumentar gradualmente, sendo suficiente para satisfazer a procura interna, mas insuficiente no caso da procura externa. A falta de ovo no mercado europeu está a acarretar uma subida generalizada do preço dos ovos. No que se refere às cotações, apenas se registou um acréscimo significativo das cot. máx. do ovo a peso nas duas áreas, +25 cêntimos / Kg em Dão-Lafões e +22 cêntimos / Kg no Litoral Centro.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias, tendo a procura baixado em relação à semana anterior. Apesar do mercado europeu continuar deficitário em ovos, as cotações, quer do ovo na produção, quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, não apresentaram quaisquer alterações.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

CEPAAL mostra Azeite do Alentejo a bloggers e jornalistas estrangeiros

O Azeite do Alentejo vai estar em destaque esta semana durante uma visita de bloggers …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *