Início / Featured / Costa diz que Portugal é “o melhor advogado do acordo entre Mercosul e União Europeia”

Costa diz que Portugal é “o melhor advogado do acordo entre Mercosul e União Europeia”

“Portugal, juntamente com Espanha, é o melhor defensor e advogado do acordo entre Mercosul e União Europeia”, afirmou o primeiro-ministro António Costa no Encontro Empresarial promovido pela Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, durante o primeiro dia da sua visita oficial ao país.

A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, afirmara antes que “Portugal e Espanha têm um pé na União Europeia e outro no mundo ibero-americano”.

O primeiro-ministro retomou a ideia, e acrescentou que “estando em vias de conclusão o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, e registando-se uma viragem económica em Portugal e na Argentina, os dois países estão perante uma oportunidade única para estreitarem as suas relações económicas”.

Comércio livre

António Costa referia-se se à saída de Portugal da crise e à política de abertura económica do Presidente argentino Maurício Macri, tendo acrescentado que “o comércio livre é a melhor forma de desenvolver os nossos países, de combater a pobreza e de criar empregos”.

“Portugal e a Argentina têm de ser rápidos em avançar para uma maior intensificação das suas trocas comerciais”, disse, acrescentando que “quem começar primeiro chega também primeiro. Assim, Portugal e a Argentina estarão melhor preparados para o novo relacionamento entre a União Europeia e o Mercosul”.

O Mercosul é um espaço económico de união alfandegária que reúne Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile, Perú, Colômbia e Equador, estando a adesão da Bolívia em processo de ratificação e a Venezuela suspensa. O Mercosul e a União Europeia estão a negociar um tratado de comércio livre.

Aliás, “a Argentina tem um grande interesse em estreitar as relações com o mundo português. O melhor sinal disso é a introdução do português nos ensinos Básico e Secundário – área em que desde logo pretendemos colaborar na formação de professores”, afirmou ainda António Costa.

O primeiro-ministro apontou a nova dinâmica nas relações comerciais luso-argentinas: “Nos últimos dois anos subiu muito o nível de exportações da Argentina para Portugal, enquanto no primeiro trimestre de 2017 as exportações nacionais para a Argentina estão a crescer na ordem dos 140%“.

Porta de entrada para a UE

Contudo, estas relações podem avançar para novos patamares, pois os portos portugueses são os que se encontram mais próximos da Argentina em termos de distância. “Portugal tem infra-estruturas portuárias para a entrada de produtos argentinos no mercado europeu. Considero que o Porto de Sines pode ser a porta de entrada para as exportações argentinas, numa altura em que os portos do Norte da Europa se encontram sobrelotados”, disse ainda o primeiro-ministro.

Por sua vez, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, referiu-se às oportunidades de empresas nacionais quando a Argentina está a desenvolver projectos de infra-estruturas, dizendo que “a área das infra-estruturas é muito interessante, porque as empresas portuguesas têm uma vasta experiência neste sector”.

O primeiro-ministro, que é acompanhado nesta visita pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, foi distinguido com o título de “visitante ilustre de Buenos Aires” pela sua acção para aproximação entre as capitais portuguesa e argentina, durante uma cerimónia que decorreu na Legislatura da Cidade Autónoma.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.