Início / Agricultura / Florestal / Cortiça / Cortiça e cinema em destaque no Arquiteturas Film Festival 2015

Cortiça e cinema em destaque no Arquiteturas Film Festival 2015

A Sofalca associa-se, pelo terceiro ano consecutivo, ao maior evento nacional de arquitectura e cinema, o Arquiteturas Film Festival Lisboa. Para esta edição a empresa de Abrantes, produtora de aglomerado de cortiça expandida, forneceu elementos modulares da sua mais recente marca de revestimentos de parede, a Gencork.

Estes módulos, caracterizados pela versatilidade, foram a base para a criação de quatro Video Stations – postos de visionamento de curtas-metragens – que serão utilizados pela primeira vez neste festival. O conceito e o desenho espacial têm a assinatura do atelier criativo Digitalab.

Os visitantes poderão desfrutar destes clusters cinematográficos no mezzanine do Fórum Lisboa, entre os dias 1 e 4 de Outubro.

A inauguração do festival tem início às 19h00 do dia 30 de Setembro.

Após o festival de cinema e arquitectura, os Video Stations em cortiça da Sofalca seguem para o Lisboa Design Show’15 (LXD’15), um evento também patrocinado pela Sofalca que decorre entre os dias 7 e 11 de Outubro.

A cortiça da Sofalca estará presente no LXD’15 na decoração de dois espaços comuns, um auditório e uma passerelle. A premiada marca Gencork terá também um lugar de destaque neste efeméride albergando um espaço B2B dedicado ao networking.

A Sofalca continua assim, a mostrar a sua estratégia de apoio e divulgação de eventos sociais e actividades culturais, utilizando a cortiça para promover aquilo que de melhor se faz em Portugal.

Mais informações sobre o Arquiteturas Film Festival aqui.

A Sofalca
A Sofalca é uma empresa portuguesa, que pertence ao Grupo Estrada SGPS. Foi fundada em 1966 e encontra-se sediada em Abrantes, produzindo aglomerado de cortiça expandida (ICB). A maior parte da produção da Sofalca destina-se aos mercados estrangeiros, em especial da Europa (França, Espanha, Áustria, Itália, Reino Unido e Bélgica), China e Japão, comercializada através da Isocor – Aglomerados de Cortiça, ACE, onde as vantagens do aglomerado de cortiça como forma de isolamento com cariz fortemente ecológico são amplamente apreciadas.

A Sofalca, para além do isolamento térmico e acústico que fabrica e fornece através da sua associada Isocor, tem vindo a apostar na resolução de problemas complicados de arquitectos e designers. A Sofalca está equipada com máquinas (CNC e outras) capazes de realizarem, em cortiça expandida, “praticamente tudo o que se quiser”, garante a empresa.

Ainda na área do isolamento a Sofalca lançou a marca CorkWave e CorkWave GREEN, que permite o isolamento térmico e acústico de paredes interiores, ao mesmo tempo que representa uma solução de revestimento. A CorkWave resulta da parceria entre a Sofalca e o arquitecto Miguel Arruda.

Recentemente a Sofalca esteve, em parceria com o Arte Institute, envolvida no fabrico do “Prazeres 28”, o Eléctrico de Cortiça que encantou Washington, e é a responsável pelos dois carros eléctricos da Carristur, os Electri’Cork, que circulam em Lisboa, forrados a cortiça.

A Gencork é a mais recente marca criada pela empresa de Abrantes com a direcção criativa do atelier DigitaLab. A já premiada marca apresenta soluções decorativas versáteis, modulares e fixas, em cortiça negra. As peças, que também optimizam as valências térmicas e acústicas da cortiça, são criadas segundo processos avançados de fabricação digital que exploram o design generativo com formas padronizadas e quase matemáticas.

Refira-se que a cortiça é uma matéria-prima retirada do sobreiro, que é extraída a cada nove anos sem danificar a árvore. É um material 100% natural, bio-degradável e reno­vável, conhecido pelas suas extraordinárias propriedades (é leve, impermeável, isolante e extremamente resistente). Portugal é o maior produtor mundial de cortiça, possuindo cerca de 55% da quota de mercado. A Sofalca produz e comercializa aglomerado negro de cortiça expandida (ICB), que é um produto 100% natural.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Novo Banco conclui venda da GNB Vida à APAX

O Novo Banco concluiu a venda da totalidade do capital social da GNB – Companhia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.