Início / Agricultura / CoolFarm ganha Startup do Ano 2017 no Activar Portugal Startups

CoolFarm ganha Startup do Ano 2017 no Activar Portugal Startups

A portuguesa CoolFarm ganhou o prémio Startup do Ano 2017. A empresa incubada no Instituto Pedro Nunes dedica-se ao cultivo de plantas sem terra durante todo o ano, sem desperdícios e em segurança.

A CoolFarm desenvolveu um sistema de “controlo para estufas” que se baseia na “agricultura em ambiente controlado”, explica o co-fundador da empresa, João Igor. O equipamento, que tem cerca de dez metros de altura por dois metros e meio de largura, funciona por “inteligência ambiental e machine learning”, continua o responsável. “Os operadores metem sementes dentro da máquina, que depois entrega as plantas para as pessoas venderem ou comerem”, é um sistema “chave na mão”. Tudo sem ser necessário terra para crescer as plantas: “só água e nutrientes” acrescenta João Igor. O objectivo da CoolFarm é fazer “crescer comida de qualidade dentro das cidades”.

Para além do “sistema de controlo inteligente das plantações agrícolas”, a CoolFarm desenvolveu ainda o sistema de estufa automática In/Store, “que utiliza 90% menos água que a agricultura comum, e não necessita de pesticidas ou herbicidas”.

O galardão foi atribuído no Activar Portugal Startups, em Lisboa, a 24 de Maio. O evento, que vai já na terceira edição, reuniu mais de 100 empresas, investidores e parceiros na sede da Microsoft, organizadora da iniciativa.

Esta mesma solução foi apresentada pela CoolFarm na feira internacional de comércio e retalho Euroshop 2017, entre 5 e 9 de Março de 2017, na cidade alemã de Dusseldorf.

Com esta inovação, a CoolFarm pretende proporcionar às pessoas, nomeadamente as que vivem nas grandes cidades, o fácil acesso a vegetais frescos de qualidade superior, quer através dos grandes hipermercados, como também dos restaurantes, hotéis e até hospitais. Por sua vez, o CoolFarm in/store irá permitir a estes locais de consumo menos desperdício de comida, total controlo sobre a produção da mesma e cortes totais nos custos de transporte.

Sistema automático fechado e vertical

O CoolFarm in/store é um sistema automático fechado e vertical, com um ambiente limpo e climatizado no interior, perfeito para o crescimento de vegetais de qualidade superior como alfaces, agriões, beterrabas, folhas verdes, ervas ou flores, e para a germinação de plantas. Esta nova solução de cultivo usa 90% menos água do que a agricultura tradicional e não necessita de pesticidas nem herbicidas.

O novo equipamento é personalizável e composto por módulos que começam nos 100 metros quadrados de área de produção, mas que podem ser facilmente aumentados tanto vertical como horizontalmente, proporcionando um rápido retorno do investimento, garante a empresa.

A CoolFarm nasceu em Coimbra há três anos pelas mãos dos empreendedores Eduardo Esteves, João Igor, Liliana Marques e Gonçalo Cabrita e já mereceram o reconhecimento a nível mundial. Há dois anos criou um sistema de controlo inteligente, vocacionado para estufas ou armazéns de produção agrícola, que permite fazer crescer plantas, da forma mais saudável, eficaz e eficiente possível, através da sua capacidade de análise, inteligência artificial, ligação à cloud e interface intuitivo, adaptável a todos os suportes web e mobile.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.