Início / Agenda / Continental: mercado espera pneus agrícolas disponíveis em 100 dimensões em 2019

Continental: mercado espera pneus agrícolas disponíveis em 100 dimensões em 2019

A Continental esteve a apresentar os seus novos pneus agrícolas na 6ª edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas que se realizou de 5 a 7 de Setembro de 2018, em Valada do Ribatejo. E anunciou que o mercado espera um reforço do portefólio de pneus em 2019.

As previsões apontam para que, até 2019, o portefólio de pneus agrícolas esteja disponível em cerca de 100 dimensões, destinadas a diferentes aplicações, de forma a fornecer soluções para um sector particularmente exigente, tanto no mercado de equipamento de origem como no de substituição.

Segundo dados da Valorpneu, o mercado de pneus agrícolas do segmento A2 (pneus agrícolas ou agro-industriais de jante igual ou superior a 24) totalizou em 2017 32.848 unidades.

Mais de 450 mil pneus agrícolas em Portugal

No primeiro trimestre de 2018, e de acordo com dados da mesma empresa, foram colocados no mercado de substituição 8.344 pneus agrícolas e 1.985 destinados ao equipamento de origem.

O parque estimado de pneus agrícolas é superior a 450 mil pneus. O tempo médio de vida útil é de cerca de 15 anos.
Made in Portugal”.

Pneus radiais premium da Continental

O novo portefólio de pneus radiais premium da Continental é fabricado na unidade de produção em Lousado, inaugurada em Setembro de 2017 e que resulta de um investimento de 49,9 milhões de euros. Foi ainda efectuado um investimento adicional de 2,5 milhões de euros no novo centro de investigação, análise e testes.

“A nossa unidade de produção de pneus agrícolas em Lousado é a única fábrica no Grupo Continental a produzir estes produtos e das mais avançadas de toda a indústria de pneus agrícolas”, indica Pedro Carreira, presidente do conselho de administração da Continental Mabor.

A fábrica está equipada com tecnologias de produção de última geração que permitem “uma produção rigorosa de pneus”. Máquinas de aplicação de piso inovadoras garantem que os materiais são distribuídos uniformemente para criar um pneu topo de gama.

Tecnologia ASIC

A tecnologia ASIC é utilizada para assegurar de forma consistente uma distribuição de baixa temperatura quer no interior quer no exterior do pneu durante o processo de vulcanização, diminuindo a resistência ao rolamento.
Toda a fábrica de pneus agrícolas de Lousado foi desenvolvida com os mais avançados critérios de ergonomia nos processos e nos equipamentos.

Foi também construído junto à unidade produtiva um centro de avaliação e testes onde a equipa de I&D local, em estreita colaboração com a equipa de Hanôver, testa e analisa a qualidade dos pneus produzidos e trabalha na optimização e futuro desenvolvimento de produtos agrícolas.

Porquê em Portugal?

De realçar que esta unidade só veio para Portugal, após a análise às várias fábricas do Grupo Continental que poderiam receber esta área de negócios. Lousado foi seleccionada devido às excelentes infraestruturas e ao empenho individual dos seus colaboradores.

Após a assinatura do contrato e a fundação assente em Junho de 2016, os primeiros pneus de teste (ETOs) foram produzidos em Novembro do mesmo ano. Em Abril de 2017, iniciou-se a produção de pneus de teste e em Setembro seguiu-se o início da produção em série.

Além de pneus agrícolas, Lousado já produz pneus para veículos ligeiros de passageiros. Em 2017 produziu mais de 18 milhões de unidades e esta fábrica é considerada uma das mais eficientes do Grupo. A Continental está a investir um total de 100 milhões de euros no aumento de produção de pneus ligeiros e na expansão da produção de pneus de alta performance.

Pedro Carreira reiterou o sucesso do projecto LousAgro para Lousado e para Portugal, “só foi possível com o espírito de equipa que se vive na nossa empresa”. E acrescentou: “os resultados que alcançamos permitem-nos boas perspectivas para o futuro desta nossa unidade”.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Prémio Empreendedorismo e Inovação CA tem candidaturas abertas até 26 de Julho

A 6.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação CA (Crédito Agrícola) tem candidaturas abertas até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.