Início / Agricultura / Considerações nutricionais e de saúde da carne de coelho. Quer este livro?

Considerações nutricionais e de saúde da carne de coelho. Quer este livro?

A APN — Associação Portuguesa de Nutrição lançou o e-book “Escolher com saber: considerações nutricionais e de saúde da carne de coelho”. O livro digital conta com o apoio institucional da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Explica o livro que Portugal é o 4.º país com maior produção de carne de coelho na União Europeia, produzindo 7.553 toneladas de carne de forma organizada (CAE cunicultura). A taxa de auto-abastecimento portuguesa de carne de coelho, em 2016, foi de 86,35%. Segundo as Estatísticas Agrícolas (2018), a produção de coelho reduziu-se em 6,6% no ano de 2017.

Esta publicação surge numa altura em que a ASPOC — Associação Portuguesa de Cunicultura tem em curso uma campanha para consumo da carne de coelho na Península Ibérica, apoiada pela União Europeia.

180 milhões de coelhos na UE

Na União Europeia são criados cerca de 180 milhões de coelhos para produção de carne destinada ao consumo humano alimentar, sendo que 66% são mantidos em explorações comerciais e posteriormente encaminhados para matadouros, para produção de carne destinada ao consumo humano, e 34% são criados, vendidos e utilizados em pequenas explorações.

Os três principais países produtores são: Espanha, França e Itália. A produção de coelho destes três países representa 83% da produção da União Europeia.

Consumo em queda

O consumo de carne de coelho na União Europeia tem caído nos últimos anos, estando esta redução associada à mudança nos hábitos de consumo da população (prefere alimentos com maior conveniência), à perda do hábito de consumo desta carne, ao aumento da percepção do coelho como animal de estimação, à expectativa de preço e à concorrência com outras carnes.

Na União Europeia, cada pessoa consome, em média, por ano, 0,5 Kg de carne de coelho, sendo 34% da carne consumida na União Europeia proveniente de explorações não comerciais.

O consumo per capita, em Portugal, de carne de coelho é de aproximadamente 0,87 Kg por ano. Em 2016, Portugal importou 42% da carne de coelho consumida e exportou 39% da carne de coelho produzida.

Pode fazer o download do livro aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Museu Marítimo de Sesimbra nomeado para Museu Europeu do Ano

O Museu Marítimo de Sesimbra está nomeado para o prémio Museu Europeu do Ano, cujo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.