Início / Agricultura / Conheça os benefícios da canela nas plantas da sua horta e jardim

Conheça os benefícios da canela nas plantas da sua horta e jardim

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Benefícios da canela na horta e jardim

A canela é uma especiaria muito usada na cozinha e pela sua versatilidade, é também utilizada muitas vezes para fins medicinais devido às suas propriedades.  Além disso, a canela  ajuda-o(a) a manter as suas plantas da sua horta e jardim saudáveis e bonitas, e por essa razão, não deve desperdiçar as suas potencialidades.   Entre as várias utilidades da canela na sua horta e jardim, destaco: ajuda a enraizar as estacas, evita o aparecimento  fungos, afasta pragas de insectos, entre outras. Conheça neste artigo alguns dos principais benefícios da canela no seu jardim ou horta e comece a incluí-la na rotina de cuidados das suas plantas.

A canela: uma boa aliada

Podemos adquirir  a canela em pó ou canela em pau em todos os  supermercados a um preço bastante baixo. Na jardinagem, a utilização desta especiaria pode ter resultados muito interessantes que irei abordar com mais pormenor abaixo.  E por essa razão, se quer conhecer as vantagens de utilização da canela nas plantas, continue a ler este artigo! 🙂

como usar canela na horta ou jardim

1- Controle as pragas do seu jardim com canela

Insectos como as  formigas ou mosquitos podem  ser verdadeiras pragas no seu jardim.  Para controlá-las de uma forma mais eficaz, coloque um pouco de canela em pó sobre as plantas atacadas de forma a tentar combatê-las de forma mais eficaz. Pode também usar a canela na sua horta ou jardim de forma preventiva, polvilhando uma pequena quantidade de canela ao redor da planta de forma a remover os insectos indesejáveis.

como usar canela na horta ou jardim

2- Ajuda a eliminar as doenças nas plantas provocadas por fungos

Os fungos são responsáveis por muitas das doenças que aparecem nas plantas. Um dos principais sinais do aparecimento de fungos nas plantas é o aparecimento de mofo e bolor. Para minimizar os danos causados pelo seu aparecimento e para evitar  o seu crescimento e reprodução, aplicar canela (polvilhando) pode ser uma boa medida. É óbvio que esta solução utilizando canela só será minimamente eficaz se o desenvolvimento do fungo não esteja muito avançado. Caso o problema fungíco já esteja desenvolvido de forma proeminente, a solução mais imediata será removê-lo da planta. Se a planta estiver no solo, poderá ter de trocar de substrato. Se estiver no vaso, deverá trocar de recipiente.

como usar canela na horta ou jardim

3- Utilize canela nas mudas de plantas

No momento de plantar as mudas de plantas, existe quem use substâncias químicas para estimular o enraizamento. No entanto, pode aderir a práticas mais sustentáveis como adicionar canela nas mudas que pretende plantar. Este tipo de procedimento irá ajudar o enraizamento das mudas, podendo a canela mais uma vez funcionar com um fungicida evitando o aparecimento de fungos.

Cenouras, Planta De Cenoura, Jardim, No Jardim

4- Minimizar os danos nas plantas

Caso realize uma poda excessiva a um arbusto ou planta por exemplo,  pode em alguns casos, danificá-las. Pode resolver  este problema optando por usar canela em pó na área danificada, prevenindo dessa forma doenças ou lesões e acelerando o processo de cicatrização.

Receita de solução de canela

Junte meio litro de água a uma colher de sopa de canela em pó. Misture, homogeneizando esta solução. Deixe repousar esta solução por 12 horas, e após esse período, coe a solução e coloque num borrifador ou recipiente.

Pode simplesmente colocar a solução num borrifador e aplicar sob as plantas afectadas por fungos ou mais fracas.  Caso queira aplicar esta solução nas mudas de plantas, mergulhe-as durante cerca de 1h/1h:30 de forma a que absorvam a solução. Posteriormente, plante as mudas no seu jardim ou horta.

Nota: há quem adicione a esta solução 1 aspirina esmagada para potencializar a acção, mas eu não o faço.

Resultado de imagem para canela na horta

Fonte da imagem: Melhorcomsaude

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Projecto EntoValor: Insectos na alimentação animal tornam sector mais sustentável

O projecto EntoValor demonstra que a introdução de insectos permite manter um sector agro-alimentar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.