Início / Agenda / Congresso das Açordas de Portel debate certificação do pão

Congresso das Açordas de Portel debate certificação do pão

O 12 º Congresso das Açordas realiza-se de 23 a 25 de Março em Portel. Um evento que pretende valorizar e divulgar um dos pratos mais característico, rico e variado da gastronomia alentejana, a açorda.

Além de uma feira gastronómica e de produtos regionais, de exposições, concursos, cante tradicional e fado, o Congresso das Açordas conta ainda com uma Sessão/Debate “Pão com… Certificação”, a ocorrer no dia 23 de Março, a partir das 14 horas, no Auditório Municipal de Portel.

Esta sessão é uma organização conjunta da autarquia, presidida por José Manuel Grilo, e a Associação Terras Dentro.

Açordas

O Congresso das Açordas é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portel que pretende valorizar o património da região, divulgando o prato que mais marca a identidade cultural dos alentejanos, contribuindo para a reflexão e aprofundamento do conhecimento da identidade cultural.

Adaptando-se à sazonalidade dos produtos da região, as açordas ou sopas alentejanas têm, ao longo do ano, inúmeras variantes, de alho, tomate, espinafres, de beldroegas… são tantas quanto a imaginação o permita.

O Congresso das Açordas nasceu em 2007 e desde então tem assumido um papel fundamental na valorização e divulgação da região, especialmente dos recursos endógenos e do património gastronómico alentejano.

Certificar o pão

No 12º Congresso das Açordas o pão, é o tema em destaque, pela sua importância histórica, cultural e social e pela forte ligação à gastronomia alentejana, constituindo um dos ingredientes principais das “Açordas de Portel” e pela importância do Projecto de Qualificação do Pão Alentejano, desenvolvido pela Associação Terras Dentro em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Pode consultar o programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

João Ponte: Jovens são imprescindíveis para uma agricultura mais forte e competitiva

O secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou, em Angra do Heroísmo, a importância dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.