Início / Agricultura / Confagri: agricultura vai ter um novo ciclo mais exigente com nova PAC e PDR 2020

Confagri: agricultura vai ter um novo ciclo mais exigente com nova PAC e PDR 2020

A direcção da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas diz que os desafios que se colocam ao sector agro-alimentar e florestal, durante o período da próxima legislatura “são múltiplos e muito exigentes”. A agricultura vai ter um novo ciclo mais exigente e salienta a “necessidade de negociação de uma PAC mais favorável ao nosso País, tanto no âmbito das ajudas directas e da organização dos mercados, como no âmbito do desenvolvimento rural”.

Por outro lado, para a Confagri “importa assegurar a continuidade do esforço de modernização do sector, assegurando um adequado período de transição entre o PDR 2020 e o futuro Plano Estratégico Nacional e promovendo a simplificação no acesso aos apoios ao investimento”.

Desafios das alterações climáticas

Em comunicado, a Confederação realça ainda que “as respostas aos desafios das alterações climáticas e da neutralidade carbónica exigirão também respostas ponderadas, multi-sectoriais e devidamente suportadas no conhecimento científico”.

Novo Governo

Conhecida a composição do novo Governo, a Confagri “saúda todos os seus titulares e muito especialmente a ministra da Agricultura, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, com os quais a Confagri espera desenvolver um permanente e profícuo diálogo”.

A Confagri, enquanto representante do sector cooperativo agrícola e de uma vasta rede de organizações agrícolas, “continua disponível para colaborar na implementação das medidas de política que assegurem o desenvolvimento sustentável do sector agro-alimentar e florestal, o rendimento dos agricultores e a dinamização dos nossos territórios rurais”.

A Confagri aguarda, para breve, reuniões com os novos titulares para tomar conhecimento das políticas e estratégias que se propõem desenvolver e para apresentar as principais prioridades da Confederação, na actual conjuntura.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Remessas de emigrantes: Portugal continua em primeiro lugar na Europa

Os emigrantes portugueses continuam a liderar na União Europeia o envio de remessas para Portugal. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.