Início / Agenda / Concurso Nacional do Poliempreende em Portalegre de 10 a 14 de Setembro

Concurso Nacional do Poliempreende em Portalegre de 10 a 14 de Setembro

A 15ª edição do Concurso Nacional do Poliempreende vai decorrer em Portalegre de 10 a 14 de Setembro, sob a coordenação do Instituto Politécnico de Portalegre. O patrono do Concurso é o Comendador Rui Nabeiro.

Comendador Rui Nabeiro

O Alto Alentejo recebe durante uma semana, de 10 a 14 de Setembro, as 18 equipas vencedoras das edições regionais e os coordenadores de cada instituição do concurso Poliempreende. Os cerca de 80 participantes representam 22 institutos politécnicos, as escolas superiores não integradas e as escolas politécnicas das universidades portuguesas, 2 universidades espanholas e o Politécnico de Macau.

O programa desta edição inclui visitas à região, estando as apresentações dos projectos empreendedores agendadas para os dias 13 e 14 de Setembro, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPPortalegre.

MyFarm, caso de sucesso na agricultura

Relembre-se que um dos casos de sucesso do Poliempreende é a MyFarm, que, segundo os seus fundadores, “com alguma modéstia, considera-se a primeira empresa social, ligada à agricultura, em Portugal. Tem um objectivo social bastante específico: apoiar os pequenos agricultores/produtores e ao mesmo tempo garantir aos consumidores produtos de qualidade e segurança alimentar”.

A MyFarm surgiu de um projecto de empreendedorismo promovido dentro do Instituto Politécnico de Beja por um professor e cinco alunos, tendo começado com a ideia de permitir que qualquer pessoa pudesse ter uma horta e que pudesse igualmente gerir e visualizar a mesma através de uma aplicação online.

Desde que nasceu oficialmente, em 2011, e até aos dias de hoje muita coisa mudou, quer em termos de equipa, quer nas aprendizagens feitas em diversos pilotos. “Esta viagem, que continua, levou-nos ao que é hoje a plataforma Adelaide.Farm, uma plataforma única no mundo e que estará em constante evolução para dar resposta às necessidades, quer dos pequenos agricultores, quer dos consumidores.

Patrocinadores e prémios

A Caixa Geral de Depósitos, o Grupo Nabeiro Delta Cafés, a Fidelidade e a Ordem dos Contabilistas Certificados são as entidades patrocinadores da 15ª edição do Poliempreende, atribuindo os seguintes prémios:

  • 1º Lugar – Prémio Caixa Geral de Depósitos – 10.000 euros
  • 2º Lugar – Prémio Fidelidade – 5.000 euros
  • 3º Lugar – Prémio Ordem dos Contabilistas Certificados – 3.000 euros
  • Prémio Delta Inovação – 2.500 euros
  • Prémio Delta Internacional – 1.500 euros

O Politécnico de Portalegre mantém há vários anos protocolos com as referidas entidades, com as quais tem desenvolvido diversas parcerias.

Fomentar uma cultura empreendedora

O Poliempreende é uma actividade da rede de instituições de ensino superior, que surgiu em 2003. Esta é uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projectos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados.

O objectivo é fomentar uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes, estimulando o empreendedorismo e proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego.

A maior no panorama do empreendedorismo nacional

A rede Poliempreende é a maior no panorama do empreendedorismo nacional no ensino superior politécnico.

Esta rede foi concebida com o objectivo de promover a cultura empreendedora, motivando o desenvolvimento da criatividade e ideias inovadoras, valorizando o conhecimento gerado junto de todos os que participam no concurso de ideias e planos de negócios.

Pode consultar aqui vencedores do Concurso que se tornaram casos de sucesso.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

ADVID: Boletim do Ano Vitícola 2018 já está online

A ADVID – Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense acaba de disponibilizar o Boletim do Ano Vitícola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.