Início / Agricultura / Concurso Galo Assado de Barcelos já tem vencedores. 11 galos de ouro

Concurso Galo Assado de Barcelos já tem vencedores. 11 galos de ouro

O concurso Galo Assado, que está a decorrer durante este fim-de-semana em Barcelos, já conhece os grandes vencedores. Foram atribuídos 11 galos de ouro e dois galos de prata aos 13 restaurantes que participam na edição deste ano, fruto da avaliação de um júri técnico composto pelos conceituados chefes Hernâni Ermida e José Vinagre e também por Carlos Barreiro, da Confraria dos Gastrónomos do Minho, a mais antiga e conceituada Confraria gastronómica de Portugal.

O evento ocorre em simultâneo com a Expo Barcelos, de 12 a 14 de Outubro, para dar a conhecer as inúmeras potencialidades do tecido económico e empresarial do concelho de Barcelos.

Segundo a organização, a cargo da autarquia de Barcelos, este resultado “vem comprovar a excelência das composições com Galo Assado colocadas a concurso pelos restaurantes, onde a tradição e a inovação andaram de mãos dadas com a cultura e a identidade da cozinha barcelense”.

Prato de excelência

O Galo Assado tem vindo a afirmar-se como um prato de excelência. O facto de estar associado a um contexto histórico e simbólico ímpar, a Lenda do Galo de Barcelos e a peregrinação a Santiago de Compostela, tem potenciado a sua cada vez maior implementação e aposta por parte das unidades de restauração que têm afirmado o “galo assado à moda de Barcelos” como uma das iguarias chave do território barcelense.

O Galo Assado do Restaurante Pérola da Avenida

O Concurso Galo Assado tem como objectivo principal dinamizar o sector da restauração em época baixa e constitui um argumento estratégico de afirmação de Barcelos no produto “Gastronomia” na região do Porto e Norte. Esta é também uma forma de capitalizar a imagem do galo de Barcelos para o sector da restauração e gastronomia, acrescenta a autarquia.

Segundo os restaurantes a concurso, o número de encomendas tem registado um aumento na ordem dos 10% relativamente ao ano de 2017, o que faz antever um excelente resultado final, e acima de tudo, a consolidação do Galo Assado como uma iguaria chave da região Norte de Portugal, onde a qualidade é marca diferenciadora nas composições servidas aos clientes.

Prémios:

Categoria: Galo de Ouro
Restaurante Vera Cruz
Restaurante Muralha
Restaurante Pérola da Avenida
Restaurante Manhoso
Restaurante Chuva
Taberna do Armindo
Restaurante Pedra Furada
Restaurante Dom Carlos
Restaurante Galliano
Restaurante Casa dos Arcos
Restaurante Bagoeira

Categoria: Galo de Prata
Restaurante Solar Real
Restaurante Babette

Prémio Inovação
Restaurante Pérola da Avenida
Restaurante Galliano

Menção distintiva de excelência no atendimento
Pedra Furada

Ver também:

Feira de actividades económicas Expo Barcelos está de regresso a 12 de Outubro

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

10 Factos que deve saber sobre um agricultor

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola QUANTOS …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.