Início / Agricultura / Concurso florestal YPEF já tem vencedores da 6ª Edição da Final Europeia
Parque Natural da LVM, em Tervete na Letónia

Concurso florestal YPEF já tem vencedores da 6ª Edição da Final Europeia

Os vencedores da 6ª Edição do Concurso YPEF – Young People in European Forests, que decorreu em Tervete, na Letónia, foram conhecidos no dia 30 de Setembro. A equipa vencedora era composta pelas alunas Evrim Düzenli da Alemanha, Kristïne Krastina da Letónia e Eszter Anna Váradi da Hungria.

Em segundo lugar ficaram Rugile Andrejevskyté da Lituânia, Martins Robenznieks da Letónia e Sylvya Pasca da Roménia e em terceiro, Maximilian Bubna-Litic da Áustria, Ionna-Ariadni Kaneleti da Grécia e Katarzyna Leszczynska da Polónia.

As alunas da Equipa Vencedora de Portugal, Mariana Tavares, Ana Tavares e Rita Cruz foram acompanhadas pela professora Isabel Drumond do Agrupamento de Escolas de Búzio – Vale de Cambra, durante toda a final da 6ª Edição do Concurso YPEF.

Para as alunas, de entre as provas realizadas no Concurso YPEF a prova teórico-prática no Parque Natural da LVM foi a melhor. “Tivemos de realizar um percurso pelo parque para responder às várias perguntas do booklet, com diferentes pontos de passagem. Ao mesmo tempo que respondíamos às questões conhecemos o parque, juntando desta forma o útil ao agradável”, dizem as alunas, segundo uma nota de imprensa enviada pela Forestis – Associação Florestal de Portugal.

Ao longo do Concurso YPEF, entre os conhecimentos adquiridos, o que mais surpreendeu Mariana Tavares foi perceber a grande diferença de percentagens de floresta privada existente entre os vários países Europeus, “Nunca pensei que houvesse países em que a floresta privada correspondesse a uma percentagem tão baixa. Como sempre contactei com uma realidade em que a floresta privada é a maioria, nunca pensei que noutros países isso não se verificasse”, diz a aluna.

Para a Ana Tavares o Concurso YPEF permite aos participantes “dar mais atenção ao mundo natural que nos rodeia e parar um pouco para pensar em como as florestas são tão importantes para o nosso bem-estar enquanto seres humanos”.

Conhecer a floresta da Letónia

Os 36 alunos presentes na fase final do concurso, conheceram a floresta da Letónia, participaram em provas de conhecimentos teóricos e práticos sobre as florestas europeias e apresentaram um poster sobre o tema “Amizade entre as florestas e as pessoas” (“Friendship between forests and people”).

O concurso juntou mais de 11.000 estudantes de escolas do ensino secundário e profissional de países como Portugal, Alemanha, Áustria, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia e República Checa, Roménia e Ucrânia.

A Forestis – Associação Florestal de Portugal, é um movimento associativo de âmbito nacional, sem fins lucrativos e de utilidade pública fundado em 1992, com o intuito de apoiar activamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.

Em resultado da sua actividade em 2001 foi reconhecida como equiparada a Organização Não Governamental do Ambiente.

Actualmente, conta com 31 Organizações Proprietários Florestais (OPF) associadas, com âmbito de actuação sub-regional, que representam e apoiam tecnicamente mais de 15.000 proprietários florestais.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Projecto EntoValor: Insectos na alimentação animal tornam sector mais sustentável

O projecto EntoValor demonstra que a introdução de insectos permite manter um sector agro-alimentar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.