Início / Agricultura / Concurso de azeites Prémio CA Ovibeja recebe amostras até 11 de Março

Concurso de azeites Prémio CA Ovibeja recebe amostras até 11 de Março

O número de interessados está a revelar-se elevado pelo que o prazo para entrega de amostras para o 6º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja foi prolongado até ao próximo dia 11 de Março, informa a ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

A entrega de amostras é feita na Casa do Azeite que também mudou de instalações. A nova direcção da Casa do Azeite é na Rua Pinheiro Chagas, nº 17 – 4º Esquerdo (1050-174 Lisboa).

A ACOS recorda que o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja atingiu este ano o topo do “The World’s Best Olive Oils”, um ranking criado pelo alemão Heiko Schmidt, considerado um guru de renome mundial em matéria de azeite. O 1º lugar é ocupado ex aequo, com o prestigiado “Mário Solinas”, organizado pelo Conselho Oleícola Internacional.

A organização do Concurso pertence à ACOS – Associação de Agricultores do Sul em parceria com a Casa do Azeite.

Para mais informações contactar:

Eng. Mariana Matos – Casa do Azeite – 96 703 14 65

Concurso internacional

O Concurso Internacional – Prémio CA Ovibeja é aberto a todos os interessados, nacionais e internacionais, que reúnam os requisitos inscritos no regulamento. As categorias a escrutínio são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso.

O Concurso Internacional – Prémio Ovibeja caracteriza-se pelo rigor das normas, (a par do mais importante do mundo – o Concurso Mário Solinas, organizado pelo COI – Conselho Oleícola Internacional). Entre os procedimentos obrigatórios destaca-se a autenticação das amostras por uma entidade idónea, o uso de recipiente de vidro escuro, sem rótulo e com sistema de abertura inviolável, o uso de um código de identificação anónimo, sendo ainda classificado através de uma análise química e de uma análise organoléctica feita por um painel de prova reconhecido pelo COI. O júri internacional, é constituído por alguns dos mais destacados peritos dos principais países produtores, mas participam igualmente peritos de outros países essencialmente consumidores, como os Estados Unidos da América, o Japão e a Alemanha, entre outros.

A entrega dos Prémios aos vencedores vai ser feita a 23 de Abril, no decorrer da 33ª Ovibeja.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Regiões Ultra-periféricas reforçam apoios junto do Parlamento Europeu

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas dos Açores manifestou hoje, 19 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.