Início / Agricultura / Concurso da Árvore Europeia do Ano já tem inscrições abertas. Quer participar na escolha?

Concurso da Árvore Europeia do Ano já tem inscrições abertas. Quer participar na escolha?

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica relembra que todos os anos a votação para a Árvore Europeia do Ano é organizada pela Environmental Partnership Association (EPA).

O concurso é aberto a participação de qualquer entidade ou particular que pretenda submeter uma árvore. O processo de candidatura implica remeter um formulário com a identificação do proponente, uma breve descrição da árvore, da sua história e singularidade, assim como fotografias.

Das árvores submetidas a concurso, um júri procede à selecção das que têm maior potencial de ganhar o concurso europeu.

As árvores seleccionadas ficam disponíveis para votação nacional no portal dedicado ao concurso em Portugal.

A árvore com mais votos irá representar Portugal na edição europeia do concurso European Tree of the Year 2019.

Inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano

O concurso da Árvore Europeia do Ano surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. Desde então, o número de países envolvidos no concurso cresceu de 5 para 13. O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.

Destacar a importância das árvores antigas

O propósito da Árvore Europeia do Ano é destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que merece toda a nossa atenção e protecção. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas.

“Procuramos árvores que se tornaram parte de uma comunidade maior”, diz fonte institucional da UNAC.

A UNAC é o organizador do concurso nacional, que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano.

Edição Europeia de 2018

O vencedor da Árvore Europeia do Ano 2018 foi revelado em Bruxelas no dia 21 de Março de 2018 para marcar o Dia Internacional das Florestas, sob a tutela do deputado Pavel POC, vice-presidente da Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu. Portugal, na estreia da sua participação, foi o vencedor com o Sobreiro Assobiador, numa edição que contou com mais de 200.000 votos através do website oficial.

Consulte o formulário (aqui), regulamento (aqui) e enquadramento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.