Início / Agricultura / Como usar cascas de ovo para fazer um adubo para as suas plantas

Como usar cascas de ovo para fazer um adubo para as suas plantas

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Adubo de cascas de ovo: um aliado para as suas plantas

Hoje venho partilhar convosco uma receita fácil, rápida e barata para aproveitarem as cascas de ovo que sobram dos vossos cozinhados para fazerem um adubo super interessante para as suas plantas.
As cascas de ovo são ricas em cálcio, potássio e magnésio e por essa razão será muito interessante adicioná-las a um composto, à terra dos vasos  ou ao solo da sua horta.
Este receita que vou disponibilizar neste novo artigo permite que estes nutrientes que acima referi tais como o cálcio, possam estar mais facilmente  disponíveis nas plantas quando comparado com a situação que se usa a casca de ovo pura.

Quero deixar claro que com isto não quero dizer que não possa colocar as cascas dos ovos que vai usando,partidas manualmente nos seus vasos e plantas, mas com esta receita, os nutrientes ficarão mais disponíveis e demorarão menos tempo a “chegar à planta”.

adubo caseiro com cascas de ovo

Aprenda a fazer farinha de cascas de ovo: passo-a-passo

1 .  Seleccione o máximo de cascas de ovo que conseguir e que provavelmente guardou nos últimos tempos em algum sítio da sua cozinha.

2 .  Coloque essas mesmas cascas de ovo ao sol durante o tempo que for possível, sobre papel de cozinha absorvente, para que possam secar de forma adequada.

3 . Através de um pequeno processador/”1,2,3″/liquidificador, faça uma ligeira moagem das cascas de forma a que fiquem com uma granulometria mais fina.

4 . Com os objectos enunciados no tópico anterior, triture as cascas até ficarem finas.

5 . Depois de trituradas, conserve este adubo num local seco, dentro de algum frasco ou saco plástico.

6 . Quando sentir que as suas plantas necessitam de uma adubação extra, coloque uma colher de chá deste adubo nas em cada vaso ou pequena muda.

adubo com cascas de ovo

A medida para um vaso pequeno é de uma colher de chá da farinha de cascas de ovo 1 vez por mês. Para vasos maiores, pode  colocar  entre 2 a 3 colheres.

Esse adubo pode também ser utilizado na sua  horta, que também terá bons resultados. De realçar que esta farinha tem uma validade de 6 meses desde que cumpra os conselhos que lhe dei neste artigo 🙂

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

APDL promove simulacro de colisão entre barco Rabelo e Navio-Hotel no Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai realizar o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.