Início / Agricultura / Comissão Europeia propõe corte de 5% no orçamento da PAC pós 2010

Comissão Europeia propõe corte de 5% no orçamento da PAC pós 2010

A nova Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 terá um orçamento de 365 mil milhões de euros. A Comissão Europeia propõe ainda um fundo de reserva de 10 mil milhões provenientes do futuro programa de ciência, para financiar a investigação e inovação, na agricultura.

A proposta apresentada hoje, 2 de Maio, pela Comissão Europeia representa um corte de 5% para o período 2021-2027, na qual reconhece uma redução dos fundos destinados à PAC e à Política de Coesão. Ainda assim, trata-se de um corte ligeiramente menor do que as previsões iniciais. Esta proposta servirá de ponto de partida para a negociação entre os 27 Estados-membros.

Grandes empresários perdem mais

Segundo a proposta da Comissão, os cortes serão calculados com base na dimensão das propriedades. Prevê-se que os grandes produtores sejam os mais afectados com os cortes. Por outro lado, tenta.se evitar que os pequenos produtores seja atingidos pelas consequências da redução do orçamento da União.

Quanto aos pagamentos directos aos agricultores, que no quadro financeiro actual representam mais de 4.000 mil milhões de euros, deverão continuar a ser uma “parte essencial” da política agrícola, mas serão “moderadamente reduzidos”, nomeadamente tendo em conta critérios ambientais.

Pode consultar a proposta completa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.