Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Comissão Europeia investe 600 mil euros em 12 PME inovadoras portuguesas

Comissão Europeia investe 600 mil euros em 12 PME inovadoras portuguesas

Aveiro, Borba, Cantanhede, Coimbra, Lisboa, Porto, Torres Vedras e Rio Caldo são as localidades das 12 pequenas e médias empresas (PME) portuguesas que vão beneficiar de financiamento do Instrumento PME do programa Horizonte 2020.

Este financiamento acontece no âmbito da fase 1 do Instrumento PME, o que significa que cada projecto beneficia de 50.000 euros para financiar estudos de viabilidade de novos produtos disruptivos no mercado. Podem igualmente beneficiar de orientação empresarial (coaching).

Responsável pelo “Instrumento PME” no âmbito do programa Horizonte 2020, Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação declarou que “o Instrumento PME  financia projectos mais pequenos, mais inovadores e mais arriscados. É um instrumento altamente competitivo, em que as empresas portuguesas têm que competir com as melhores empresas da Europa. Com estes resultados, são agora 49 as PME portuguesas a beneficiarem deste instrumento específico para as PME (fase 1) ao abrigo do Horizonte 2020 num montante de 2,3 milhões de euros, o que demonstra a capacidade inovadora do tecido empresarial português”.

189 PME inovadoras de 24 países

De acordo com esta última ronda de resultados, são 189 PME inovadoras de 24 países europeus que vão beneficiar de um total de 9,1 milhões de euros. A maior parte dos projectos financiados actuam na área das TIC (29), seguido do sector dos transportes e sistemas energéticos com baixas emissões de carbono (24). Para esta ronda da Fase 1 do Instrumento PME, a Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas recebeu 1.938 propostas de projectos de 40 países. Desde o lançamento do programa Horizonte 2020, a 1 de Janeiro de 2014, já foram seleccionadas 1840 PME sob a Fase 1 deste Instrumento.

Em Portugal, o Instrumento PME (fases 1 e 2) já beneficiou 40 PME portuguesas com 8,6 milhões de euros.

A próxima leva de resultados será a 9 de Novembro de 2016.

Pode ver a lista dos beneficiários aqui.

Mais informações sobre o Instrumento PME aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Milho Grão – Conjuntura semanal Na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.