Início / Agricultura / Comissão Europeia empenhada num sector agro-alimentar africano sustentável

Comissão Europeia empenhada num sector agro-alimentar africano sustentável

O Grupo de Missão para a África Rural apresentou hoje, 7 de Março, o seu relatório final, que pretende ser um programa para o sector agro-alimentar e rural da nova “Aliança África-Europa para o Emprego e Investimentos Sustentáveis”, apresentado pelo presidente Jean-Claude Juncker no seu discurso sobre o Estado da União em 2018.

O Comissário responsável pela Agricultura, Phil Hogan, afirmou que “a política agrícola e de desenvolvimento rural é o caminho a seguir na cooperação política UE-África. O Grupo de Trabalho da África Rural está no centro deste trabalho.

Por sua vez, o Comissário para o Desenvolvimento, Neven Mimica , disse que “este é um dia muito importante para a Aliança África-Europa. Agora é dar seguimento a estas recomendações valiosas e soluções de design que podem satisfazer as nossas expectativas: uma transformação rural positiva e um sector agro-alimentar sustentável e inclusivo”.

Agricultores e a indústria alimentar devem trabalhar de mãos dadas

Para Josefa Sacko, Comissária da Agricultura da União Africana (UA) “o relatório do Grupo reconhece a nova realidade da África e da Europa como parceiros globais iguais. Demonstra que os agricultores e a indústria alimentar devem trabalhar de mãos dadas para aproveitar as novas oportunidades que a zona de comércio livre do continente africano vai oferecer e também para construir os mercados regionais necessários para a segurança alimentar a longo prazo em África.

Cooperação

Lançado em Maio de 2018 pela Comissão Europeia, o Grupo de Trabalho foi criado para prestar assessoria no fortalecimento da parceria África-Europa em alimentos e agricultura.

A Comissão Europeia acompanhará e implementará várias acções recomendadas por este grupo, incluindo o lançamento imediato de um programa de geminação e intercâmbio entre organizações agrícolas africanas e europeias; uma plataforma da UA-UE para o agronegócio; e centros de inovação para apoiar os agro-empresários africanos.

O relatório completo pode ser acedido aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Élio Ventura: Sector da carne nos Açores deve prosseguir caminho de qualificação

O Director Regional da Agricultura, José Élio Ventura, afirmou que, apesar da evolução muito significativa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.