Início / Política / Ambiente / Comissão Europeia dá 2 meses a Portugal para “proteger população contra poluição atmosférica”

Comissão Europeia dá 2 meses a Portugal para “proteger população contra poluição atmosférica”

Partilhar

A Comissão aconselha Portugal a cumprir os requisitos da Directiva 2008/50/CE relativa à qualidade do ar ambiente e a um ar mais limpo na Europa.

Portugal dispõe de dois meses para responder e tomar as medidas necessárias para “estabelecer o bom funcionamento do sistema de controlo da poluição atmosférica. Se Portugal não actuar no prazo de dois meses, a Comissão pode decidir submeter o caso ao Tribunal de Justiça da União Europeia”, refere um comunicado da Comissão.

Informar o público 

“O sistema nacional deve, com fiabilidade, medir, informar o público e comunicar a gravidade da poluição atmosférica”, acrescenta o mesmo comunicado.

Segundo a Comissão,os valores-limite relativos ao dióxido de azoto (NO2) são ultrapassados em várias zonas, ao passo que os dados disponíveis mostram a ineficácia das medidas tomadas para reduzir a poluição atmosférica, o mais rapidamente possível, e para manter essa poluição sob controlo.

“Uma vez que o país ainda não cumpriu as suas obrigações, a Comissão envia agora um parecer fundamentado”, realça o comunicado.

Relembre-se que segundo a Directiva 2008/50/CE, “é necessário que os Estados-membros e a Comissão procedam à recolha, intercâmbio e difusão das informações sobre a qualidade do ar, a fim de melhor compreenderem as incidências da poluição atmosférica e estabelecerem políticas adequadas. Deverão ser postas rapidamente à disposição do público informações actualizadas sobre as concentrações dos poluentes regulamentados no ar ambiente”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Navigator apresenta marca de papel Discovery mais ecológica e eficiente

PartilharA The Navigator Company acaba de lançar um novo rebranding no papel de escritório Discovery, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.