Início / Featured / Cluster do Mar Português, dinamizado pela Fórum Oceano, reconhecido como Cluster de Competitividade

Cluster do Mar Português, dinamizado pela Fórum Oceano, reconhecido como Cluster de Competitividade

O “Cluster do Mar Português”, dinamizado pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, é um dos Clusters reconhecidos como Cluster de Competitividade pelo ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do Mar, Ana Paula Vitorino, do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, e da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes.

A sessão de reconhecimento dos Clusters de Competitividade decorreu recentemente, no Páteo da Galé, no âmbito do Programa Interface.

O “Cluster do Mar Português” agrega mais de cem associados de diferentes fileiras da economia do mar e o “reconhecimento releva a sua importância estratégica para a competitividade do País”, diz fonte do Fórum Oceano.

O “Cluster do Mar Português”, reconhecido em 23 de Fevereiro, vem dar sequência à Estratégia de Eficiência Coletiva “Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar” reconhecida em 2009 pelo Programa Compete. Neste novo reconhecimento destacam-se, sobretudo, os contributos para a agregação e cooperação entre actores, a melhoria das condições de inovação intra e inter-empresariais, a inserção em mercados internacionais e o estímulo à competitividade de sectores e fileiras da economia do mar com potencial de desenvolvimento económico, bem como os contributos para a criação de emprego qualificado e o aumento das exportações.

Projectos estruturantes

Os projectos e acções apresentados na candidatura foram considerados estruturantes para os diversos sectores da economia do mar e a “Fórum Oceano tem agora, e nos próximos seis anos de reconhecimento e em coordenação com os seus associados e parceiros, o desafio de dinamizar e concretizar os planos propostos. A Fórum Oceano é também, a partir deste reconhecimento, a representante do cluster marítimo de Portugal a nível internacional”, acrescenta a mesma fonte.

Segundo a legislação em vigor, “os clusters de competitividade são plataformas agregadoras de conhecimento e de competências, constituídas por parcerias e redes que integram empresas, associações empresariais, entidades públicas e instituições de suporte relevantes, nomeadamente entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação, que partilham uma visão estratégica comum, para, através da cooperação e da obtenção de economias de aglomeração, atingir níveis superiores de capacidade competitiva”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 18 a 24 Março 2024

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais importados Em relação aos cereais transaccionados …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.