Início / Agricultura / Clube de Produtores junta investigadores e produtores para produzir pão 100% português

Clube de Produtores junta investigadores e produtores para produzir pão 100% português

O Clube de Produtores Continente lança, no próximo dia 6 de Dezembro, das 11h00 às 11h50, no Continente do Colombo, em Lisboa, um pão 100% de cereais do Alentejo, produzido a partir da recuperação de variedades portuguesas de trigo, resultado de um projecto de fileira, que contou com a participação de investigadores, produtores de cereais, farinhas e panificadores.

O evento de lançamento vai contar com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do presidente do Clube Português de Cereais de Qualidade, Fernando Carpinteiro Albino, do presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Nuno Canada, da presidente do Clube de Produtores Continente, Ondina Afonso e dos produtores envolvidos no processo.

Incentivar a produção de cereais

Esta iniciativa representa a primeira de várias que o Clube de Produtores Continente pretende desenvolver para incentivar a produção de cereais em Portugal, que sofreu uma queda acentuada nas últimas décadas, por causa do desinvestimento na agricultura que a entrada na União Europeia motivou.

No processo de desenvolvimento deste produto estiveram envolvidos o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Cooperativa de Beja e Brinches, a Gérmen Moagens de Cereais e a Panificadora Marques Filipe, membro do Clube de Produtores Continente.

A produção nacional de cereais satisfaz apenas uma pequena parte das necessidades do país, estimando-se que exista margem de crescimento para o triplo da actual produção. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2015, Portugal importou 1.276.000 toneladas de cereais, equivalentes a 264 milhões de euros. O grau de auto-aprovisionamento de cereais em Portugal é de 26,8%, onde o trigo e a cevada são aqueles que mais contribuem para a dependência dos mercados externos.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

CIP organiza Congresso “Portugal: Crescimento ou Estagnação? A resposta está nas empresas!“

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal realiza, no próximo dia 22 de Outubro, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.