Início / Apoios e Oportunidades / CIP assina protocolo com COSEC para apoiar exportações com seguro de créditos

CIP assina protocolo com COSEC para apoiar exportações com seguro de créditos

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, representada pelo seu presidente, António Saraiva, e a COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, representada pela presidente do conselho de administração, Maria Celeste Hagatong, assinaram, dia 7 de Dezembro, um protocolo de colaboração para o desenvolvimento e concretização de iniciativas e de instrumentos de apoio às exportações e à internacionalização das empresas portuguesas.

Esta iniciativa visa o incremento da exportação de bens e serviços de origem portuguesa, apoiar a diversificação dos mercados de exportação, o fomento do investimento empresarial e o reforço da competitividade das empresas portuguesas, sobretudo em mercados de risco mais agravado.

Diz fonte institucional da CIP que as exportações “têm sido um dos principais pilares do crescimento nacional dos últimos anos e uma prova da resiliência e da capacidade dos empresários portugueses, e desempenham um papel essencial no desejável crescimento económico sustentado do País”.

Com a assinatura deste protocolo, a CIP e a COSEC concretizam o apoio às empresas nacionais exportadoras e/ou com processos de internacionalização em curso, através da disponibilização de um conjunto de produtos e serviços ligados aos instrumentos de apoio à exportação e internacionalização.

Seguro de riscos políticos

O acordo agora assinado garante ainda a facilitação da estruturação do seguro de riscos políticos relativo a operações de exportação e/ou de financiamento em que as empresas, associadas da CIP ou das suas associadas, estejam presentes.

O protocolo prevê ainda a realização de acções de informação sobre os instrumentos de seguros de créditos à exportação, seguros caução e seguros de investimento com a garantia do Estado, bem como a divulgação sobre os tipos e as modalidades de coberturas disponibilizados, mercados elegíveis, e dos procedimentos de contratação às empresas portuguesas.

A COSEC – Companhia de Seguro de Créditos é uma seguradora que se dedica aos ramos dos seguros de créditos e de caução, com mais de 48 anos de experiência no mercado e que está mandatada pelo Estado português, desde a sua constituição, para analisar o risco e gerir a carteira dos seguros de créditos, seguros-caução e seguro de investimento português no estrangeiro, que beneficiam da prévia garantia do Estado português, actuando neste âmbito, na qualidade de agência de créditos à exportação portuguesa.

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal representa, através da sua rede associativa, 114.566 empresas, que empregam 1.541.539 trabalhadores e têm um volume de negócios de 105.208 milhões de euros.

Fundada em 1974, tem como visão ser a confederação empresarial mais representativa a nível nacional, uma estrutura associativa patronal forte, homogénea e abrangente que possa defender mais eficazmente os interesses das empresas portuguesas e representa, de uma forma transversal e equilibrada, entidades associativas sectoriais e regionais, bem como todas as Câmaras de Comércio e Indústria de Portugal.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Governo dos Açores conclui operação de retirada de bovinos vivos da Ilha do Corvo

O secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que o Governo dos Açores já concluiu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.