Início / Agricultura / Cigarros electrónicos aceleram envelhecimento cardiovascular

Cigarros electrónicos aceleram envelhecimento cardiovascular

Os riscos de doença causados pelo uso do tabaco, nos tradicionais cigarros, podem não serem eliminados com o uso dos cigarros electrónicos. Um estudo da West Virginia University chegou à conclusão que uma única exposição ao vapor dos cigarros electrónicos pode prejudicar a função cardiovascular. Os investigadores apresentam hoje, dia 13 de Agosto, o estudo na reunião do Envelhecimento Cardiovascular: Novas Fronteiras e Velhos Amigos, em Westminster, nos Estados Unidos.

Os investigadores estudaram o diâmetro da artéria, a capacidade de alargar dos vasos sanguíneos (vasodilatação) e a rigidez aórtica em ratos fêmeas após a exposição a curto e longo prazo ao vapor de cigarro eléctrico aromatizado.

A rigidez aórtica é uma complicação relacionada à idade na artéria principal do coração (aorta) que pode ser um indicador de doença cardiovascular. Aqueles cientistas descobriram que, ao fim uma hora de exposição ao cigarro electrónico, utilizado por cinco minutos, as artérias dos ratos do grupo de curto prazo diminuíram aproximadamente 30%. A vasodilatação também diminuiu.

Também prejudicial

A exposição prolongada ao vapor do cigarro electrónico (20 horas por semana durante um período de oito meses) também produziu efeitos negativos, incluindo rigidez aórtica, que era mais do dobro do que os grupos de ratos que apenas respiraram ar normal.

“Esses dados indicam que os cigarros electrónicos não devem ser considerados seguros e que induzem efeitos prejudiciais significativos” na função dos vasos sanguíneos, escreveram os autores da investigação.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.