Início / Agricultura / China financia formação a técnicos e agricultores de Moçambique

China financia formação a técnicos e agricultores de Moçambique

O vice-ministro da Agricultura da China, Zhang Taolin, garantiu sexta-feira, 20 de Abril, em Maputo que o seu país vai financiar acções de formação em tecnologias agrícolas destinadas a agricultores de Moçambique, de acordo com o matutino Notícias, de Maputo.

Após um encontro com a sua congénere de Moçambique, a vice-ministra da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique, Luísa Meque, Zhang adiantou que a aplicação de tecnologias agrícolas poderá ajudar à mecanização da agricultura moçambicana, avança o site Macauhub.

Cooperação na produção de arroz e frutos

O vice-ministro chinês manifestou ainda interesse em aprofundar a cooperação bilateral, sobretudo na produção de arroz e de frutos.

A vice-ministra da Agricultura e Segurança Alimentar disse, por seu turno, que durante o encontro foi salientada a necessidade da cooperação no sector de formação, bem como na produção de sementes e na aplicação de novas técnicas na criação de gado.

“Estamos ainda comprometidos na produção de vacinas para que realmente possamos aumentar o efectivo pecuário a nível do país”, afirmou Luísa Meque.

Serão 30 os técnicos agrários que em breve se deslocaram à China a fim de participarem em acções de formação de curta duração, estando previsto que essas acções venham a incluir uma centena de técnicos moçambicanos.

Relembre-se que a China financiou a construção do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias Agrárias, localizado em Umbeluzi, distrito de Boane, província meridional do Maputo, empreendimento orçado em mais de sete milhões de dólares.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Festa do Vinho do Cartaxo já tem programa completo

Partilhar              A Festa do Vinho, organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo, realiza-se de 26 de Abril a …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.