Início / Agenda / Chaves recebe Feira do Fumeiro de 3 a 5 de Fevereiro

Chaves recebe Feira do Fumeiro de 3 a 5 de Fevereiro

O fumeiro vai estar em destaque na cidade de Chaves, pelo décimo segundo ano consecutivo, no primeiro fim-de-semana do mês de Fevereiro, entre os dias 3 e 5, com mais uma edição da mostra “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”, a decorrer no Pavilhão Municipal. O evento foi apresentado no passado dia 18 de Janeiro, em conferência de imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

O certame, que tem crescido ao longo das várias edições, é já um dos maiores eventos gastronómicos da região Norte e começa a ser também uma referência a nível nacional. Este ano, a mostra conta com a participação de 89 expositores (distribuídos em 131 stands), dos quais 49 agro-alimentares, 38 de artesanato e 2 institucionais. Todo o recinto da feira ocupa uma área de aproximadamente 2580 m².

Os visitantes do certame, destinado à promoção dos diferentes produtos gastronómicos locais, poderão adquirir todo o tipo de enchidos produzidos exclusivamente no concelho, e de forma tradicional, por empresas certificadas e licenciadas, não faltando a alheira, linguiça, salpicão, chouriços variados, presunto, carnes de porco, mas também pão centeio, bola de carne, folar, pastel de Chaves, licores e compotas, frutos secos, entre muitos outros produtos genuínos e de elevada qualidade.

Vinhos DOC Trás-os-Montes

Haverá ainda espaço para os reconhecidos vinhos DOC Trás-os-Montes, bem como uma secção destinada ao artesanato, com a presença de artesãos de toda a região Norte do País.

A iniciativa é organizada pela EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso e Município de Chaves, prevendo-se, este ano, ultrapassar a marca do ano passado, quer em número de visitantes, quer em volume de produtos vendidos ao longo dos três dias.

Marca “Sabores de Chaves”

Recorde-se que a marca “Sabores de Chaves” foi criada para distinguir os produtos agro-alimentares produzidos no concelho, em especial os que utilizem matérias-primas locais, com vista a reposicionar no mercado os produtos tradicionais flavienses, dando-lhes uma imagem de qualidade e modernidade, capaz de gerar maior atractividade e competitividade.

“A criação de diversas unidades produtivas ao longo das várias edições da feira tem proporcionado um aumento do número de empregos no meio rural e o escoamento dos produtos locais, contribuindo para o desenvolvimento da economia do concelho”, diz fonte da autarquia.

Com mais de 40 restaurantes aderentes, o Município de Chaves, em colaboração com a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, promove, de forma articulada com a presente edição dos “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”, um verdadeiro fim-de-semana dedicado à gastronomia. Cada restaurante aderente propõe duas ementas, em que o prato principal tem por base a cozinha tradicional local, e inclui as entradas e sobremesas, por um preço pré-estabelecido.

A XII edição da mostra “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” contará com três dias de muita animação, onde não vai faltar a actuação de grupos de danças e cantares tradicionais do concelho, ranchos folclóricos, concertos e muita música tradicional. Do programa do evento destaque para o concerto de sexta-feira, dia 3, com a actuação do grupo “Torga”, pelas 21h00, e dos “Ronda da Madrugada” no domingo, dia 05, pelas 18h00. A entrada é livre.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.