Início / Agricultura / CEV e Lusosem assinam acordo de distribuição exclusiva para Portugal de biofungicida à base de tremoço

CEV e Lusosem assinam acordo de distribuição exclusiva para Portugal de biofungicida à base de tremoço

A portuguesa CEV SA criou um novo biofungicida à base de tremoço, cujo princípio activo é uma nova e patenteada proteína com o nome de BLAD. A Lusosem acompanhou de perto a criação da nova proteína e tem a distribuição exclusiva para Portugal deste novo produto.

A proteína BLAD é obtida a partir do processo de germinação de sementes de tremoço. Actua contra múltiplos fungos e algumas bactérias que atacam um leque diverso de culturas agrícolas. O biofungicida encontra-se em processo de registo na Europa, prevendo-se que a sua venda em Portugal possa ter início durante o ano de 2021.

Lusosem colabora no desenvolvimento do produto

A Lusosem, empresa parceira em diversos projectos de inovação e investigação aplicada à cultura do tremoço, sempre acompanhou de perto a criação da BLAD e durante os dois últimos anos tem vindo a colaborar no desenvolvimento do produto e na implementação de ensaios de campo, que demonstraram, conforme era expectável, que este biofungicida português tem elevada eficácia no controlo de fungos em culturas-alvo.

Tremoço

O biofungicida contendo BLAD será uma excelente ferramenta natural para protecção das culturas, indicado para rotação com outros fungicidas, permitindo reduzir o nível de resíduos nos produtos agrícolas e minimizar o desenvolvimento de resistências às substâncias activas convencionais. A BLAD, com o seu múltiplo modo de acção, é a única substância activa listada pelo FRAC na categoria BM01.

Lusosem distribuidor exclusivo

A CEV reconhece na Lusosem as características e capacidades necessárias para desenvolver e distribuir com sucesso este biofungicida no mercado português.

“A Lusosem tem um conhecimento profundo do mercado e das necessidades e tendências do mesmo, bem como uma postura de proximidade com os agricultores, o que se enquadra na íntegra com o perfil que a CEV pretende para os seus parceiros de negócio. A CEV está orgulhosa e satisfeita por ter alcançado este acordo com a Lusosem”, afirmam os responsáveis da CEV.

A Lusosem acredita no papel crucial da inovação como veículo para a optimização e criação de valor no mercado agrícola nacional. Como empresa (PME) nacional tem particular satisfação em estar envolvida com a CEV no desenvolvimento, lançamento, e futura distribuição, deste biofungicida resultante de investigação nacional.

Sustentabilidade

Este biofungicida é uma solução inovadora de elevada eficácia, alinhada com as preocupações actuais de Segurança Alimentar, Economia Circular e a Sustentabilidade.

A Lusosem tem como missão colocar à disposição dos agricultores portugueses uma gama de produtos e serviços, em permanente evolução e adaptados às necessidades do mercado nacional, na área dos produtos para a protecção das plantas e das sementes certificadas.

Por sua vez, a CEV está presente no mercado através de uma rede de distribuidores, vendendo, neste momento, os seus produtos para os Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Austrália e China.

Os produtos encontram-se em processo de registo na Europa, Japão, México, Chile e Argentina. Outros países virão em breve.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores recebe 2.280 pedidos de análise. 1.760 boletins emitidos

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, informa que a plataforma de Gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.