Início / Agenda / Celpa faz sessões de informação a produtores florestais em Odemira e Ferreira do Zêzere

Celpa faz sessões de informação a produtores florestais em Odemira e Ferreira do Zêzere

O Projecto Melhor Eucalipto, iniciativa da a CELPA – Associação da Indústria Papeleira, vai estar em Odemira a 21 de Março e em Ferreira do Zêzere a 22 de Março, com sessões de informação aos produtores florestais. A sessão de Ferreira do Zêzere dará pela primeira vez destaque às boas práticas de preparação de terreno.

As boas práticas de preparação de terreno vão estar em destaque em Ferreira do Zêzere a 22 de Março, numa sessão integrada no Projecto Melhor Eucalipto.

A sessão, que conta com o apoio da ACHAR (Associação dos Agricultores da Charneca), terá como oradores Manuel Rebelo, do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e Eduardo Mendes, do RAIZ (Instituto de Investigação da Floresta e do Papel).

Saída de campo

Entre as 10h50 e as 13 horas a sessão terá uma vertente prática “onde, numa saída de campo, serão apresentadas as práticas que não prejudicam o solo durante a instalação florestal, assim como os melhores equipamentos para o fazer”, explica fonte do Projecto.

Esta é a primeira vez que o Projecto Melhor Eucalipto concretiza um modelo centrado nas boas práticas de preparação de terreno.

Programa da sessão de Ferreira do Zêzere:

9h00 – 9h20 : Apresentação dos objectivos da sessão (CELPA/ACHAR)
9h20 – 9h50 : Licenciamento das rearborizações, RJAAR e norma técnica (Portaria complementar) 15 A 2018, de 12 de Janeiro. Orador: Manuel Rebelo, ICNF
10h00 – 10h30 : Fertilidade do solo e técnicas de preparação do terreno. Orador: Eduardo Mendes, RAIZ
10h50 – 13h00 : Saída de campo para acompanhamento dos trabalhos nas parcelas da área de demonstração

21 de Março em Odemira

Esta semana começou com uma sessão para estudantes no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, continuará com uma sessão a 21 de Março em Odemira (Santa Clara a Velha) e terminará a 22 de Março em Ferreira do Zêzere.

A sessão em Odemira terá a estrutura habitual, com uma vertente em sala (no Pavilhão da Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha) e outra no campo.

Os oradores serão Susana Morais, da The Navigator Company e Susana Brígido, da 2BForest, que falarão sobre a certificação florestal. Clara Araújo, da Altri Florestal, abordará o tema do licenciamento e instalação de povoamentos e José Rafael, da The Navigator Company, falará sobre a manutenção de povoamentos.

Pode consultar o calendário completo das sessões até agora confirmadas aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Porto de Ponta Delgada com mais 40% de capacidade para movimento de contentores

O presidente do Governo Regional dos Açores garantiu hoje, 14 de Novembro, que o investimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.