Início / Agenda / Celpa faz sessões de esclarecimento sobre gorgulho do eucalipto

Celpa faz sessões de esclarecimento sobre gorgulho do eucalipto

A equipa do Projecto Melhor Eucalipto, promovido pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira, tem agendadas novas sessões de informação em Abril e Maio sobre boas práticas na cultura do eucalipto.

A 19 de Abril estará em Castelo de Paiva, na biblioteca municipal. Para Maio estão previstas sessões em Ponte de Lima, Sever do Vouga e Óbidos. De referir ainda a presença do Projecto Melhor Eucalipto na Feira Nacional de Florestas, em Pombal, entre os dias 18 e 20 de Maio, e na Expomortágua entre 25 e 27 de Maio.

A praga

Tem apenas alguns milímetros mas é a causa de elevadas perdas para os produtores florestais. O gorgulho do eucalipto (Gonipterus platensis) é um pequeno insecto cujas populações, quando não controladas, são um grave problema para a floresta nacional.

Atingindo especialmente as zonas Centro e Norte de Portugal, por onde o Projecto Melhor Eucalipto vai passar com sessões de informação e presença em feiras nos meses de Abril e Maio, os ataques do gorgulho, que gostam especialmente de eucalipto globulus decorrem principalmente na Primavera entre Março e Maio, podendo ocorrer um segundo surto de ataque nos meses de Outono, mas geralmente de menor intensidade.

Luta contra o gorgulho

Uma das formas de luta contra o gorgulho é a libertação controlada de inimigos naturais, provenientes da Austrália, que destroem os ovos e as larvas do gorgulho, sem atacar as espécies de insectos autóctones da fauna portuguesa.

É o caso da Anaphes nitens, um insecto com cerca de 1 mm de comprimento que ataca os ovos de Gonipterus.
O Projecto Melhor Eucalipto tem diversa informação no seu site sobre esta praga e que explica quais as melhores formas de combater/atenuar. Consulte aqui a infografia (imagem em baixo) e o filme.

Pode saber mais sobre esta praga aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Porto de Ponta Delgada com mais 40% de capacidade para movimento de contentores

O presidente do Governo Regional dos Açores garantiu hoje, 14 de Novembro, que o investimento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.