Início / Pecuária / Ovinos e Caprinos

Ovinos e Caprinos

Portugal continental sazonalmente livre de Língua Azul Ovina. Mas vacinação é obrigatória

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária determinou que Portugal continental está “sazonalmente livre” do vírus da língua azul, ou febre catarral ovina. As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores são livres da doença. No entanto, aquela Direcção realça que “é obrigatória a vacinação contra o serotipo 1 da língua azul, dos …

Ler mais »

Declaração obrigatória de existências de ovinos e caprinos tem de ser feita em Janeiro

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que no mês de Janeiro de 2019, decorre mais um período obrigatório de Declarações de Existências de Ovinos e Caprinos (DEOC). A declaração de existências de ovinos e caprinos poderá ser efectuada directamente pelo produtor na Área Reservada do portal do IFAP …

Ler mais »

Rebanhos com coleiras da Universidade de Aveiro? Só comem as ervas daninhas nas vinhas

E se rebanhos de ovelhas e cabras circulassem livremente por vinhas e pomares para limparem os terrenos de vegetação infestante sem colocarem em causa a produção agrícola? Pois uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) encontrou a solução que promete a total dispensa de herbicidas. Para isso, desenvolveu …

Ler mais »

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 26 Novembro a 2 Dezembro 2018

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Ovinos Registou-se uma subida generalizada das cotações médias nacionais dos borregos analisados em relação à semana anterior, +9 cêntimos/Kg para os animais de <12 Kg, +36 cêntimos/Kg no caso dos de 22-28 Kg e +2 cêntimos/Kg para os borregos de >28 …

Ler mais »

Projecto de prevenção de incêndios com cabras e ovelhas vence Prémio AGIR

O projecto ‘Gado Sapador’, da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, do Fundão, foi o vencedor da quinta edição do Prémio AGIR da REN – Redes Energéticas Nacionais, este ano dedicado ao tema da preservação do património natural. Defender e fomentar a vigilância da floresta contra incêndios, recorrendo a rebanhos de …

Ler mais »