Início / Opinião

Opinião

PAC: José Diogo Albuquerque diz que garantir “aumentos, é vender uma ilusão aos agricultores”

José Diogo Albuquerque, diz que o ponto de partida das negociações para a Política Agrícola Comum (PAC) “é redutor, e ainda agora a festa começou”. “Garantir agora o que quer que seja, e em particular aumentos, é vender uma ilusão aos agricultores”, garante o ex-secretário de Estado da Agricultura. Para o …

Ler mais »

Os jovens agricultores da UE são poucos, qualificados e investem muito

Artigo de opinião de Sara Sousa, marketeer na Agroop Quais são algumas das características que definem os jovens agricultores da União Europeia? São poucos, têm os maiores níveis de qualificação, são proprietários de poucas explorações e de pouco terreno agrícola, têm um rendimento abaixo da média, investem muito dinheiro, mas têm …

Ler mais »

“Tecnologia 4.0 trava Riscos de Contaminação no Milho”

Artigo de opinião de Sílvia Vara, Coordenadora de Investigação e Desenvolvimento Laboratórios do ISQ Uma das culturas arvenses mais importantes de Portugal, o milho, tem sofrido a ameaça das micotoxinas. Estas substâncias tóxicas têm consequências graves para a saúde dos animais, mas também para a saúde humana. Para garantir a qualidade …

Ler mais »

Paulo Antunes, CEO da Loja do Condomínio. “Alojamento Local: Sim ou Não?”

“É fundamental que os Deputados da Assembleia de Republica percebam que os condomínios já são, pela sua natureza, locais de conflitualidade, gerada na maioria dos casos por diferentes perspetivas sobre o uso das partes comuns e por realidades sócio-económicas distintas, entre outras. É, por isso, fundamental não acrescentar mais potenciais …

Ler mais »

Capoulas compara Reforma da Floresta a Alqueva “cujo sucesso hoje ninguém contesta”

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, compara o projecto de Alqueva, “cujo sucesso hoje ninguém contesta”, à actual Reforma da Floresta. Em artigo de opinião publicado no Público (aqui), Capoulas escreve que “apesar de todas as críticas, não houve força para travar ou desvirtuar a …

Ler mais »

Opinião: “A Lavoura dos Oceanos”

Artigo de Opinião de: Hugo Metelo Diogo, Director, Compta (Especialista em transformação digital da Economia do Mar) Ana Cristina Ribeiro, Manager, Compta (Especialista em experiência do cliente e relação de mercado) A Lavoura dos Oceanos A mudança do paradigma da exploração dos recursos para uma nova Era onde o futuro …

Ler mais »

O Orçamento Participativo Portugal na Agricultura recebe propostas até 21 de Abril

O Orçamento Participativo Portugal (OPP) é um processo democrático, directo e universal, através do qual qualquer cidadão pode propor, nos “Encontros Participativos”, formas de investimento público em diferentes áreas da governação, entre as quais a agricultura. Através do OPP os portugueses podem decidir como investir 3 milhões de euros. A …

Ler mais »