Início / Inovação

Inovação

Startup holandesa Cerescon lança colhedora selectiva de espargos em 2018

cerescom espargos

A startup holandesa Cerescom, liderada por Thérèse van Vinken e Ad Vermeer, anunciou que vai apresentar, em 2018, a primeira colhedora selectiva de espargos, com a qual espera reduzir para metade os custos de exploração. A startup de alta tecnologia Cerescon Harvesting Innovation está a desenvolver uma máquina automatizada, com o objectivo de …

Ler mais »

Investigadores do Porto exploram o mar profundo

oceano 07

“Conhecer para intervir” é o lema do projecto de investigação científica desenvolvido por investigadores do Porto e recorre ao uso de novas ferramentas tecnológicas para uma exploração sustentável dos recursos marinhos do mar profundo. Vão ser três anos de investigação. Resultado de uma parceria entre o Centro Interdisciplinar de Investigação …

Ler mais »

ITQB Nova e Iniav descobre mecanismo de defesa do castanheiro à doença da tinta

castanhas 01

Uma equipa de investigadores do ITQB Nova e do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária desvendou o mecanismo molecular da resistência do castanheiro asiático à doença da tinta, provocada pelo fungo Phytophthora cinnamomi. O trabalho foi publicado na revista Frontiers in Plant Science. Aqueles investigadores garantem que …

Ler mais »

Queijo com ‘leite’ de amêndoa? Sim, há e a Yogan já tem certificação biológica

queijo yogan 01

A Yogan acaba de obter a certificação biológica dos seus produtos. A startup de Vila Nova de Famalicão, criada por Martinha Costa e instalada na incubadora Famalicão Made IN (polo de Vilarinho), reforça a sua missão de comercializar alternativas vegan ao queijo tradicional, tendo por base o ‘leite’ de amêndoa. …

Ler mais »

Universidade de Coimbra aumenta o prazo de validade do fiambre fatiado e vai patentear método

equipa-estudo-revestimento-de-alimentos

Quantas vezes não deitou fora fiambre fatiado? Evitar este desperdício foi o desafio ultrapassado por investigadores da Universidade de Coimbra. O próximo passo é patentear o método inovador. Actualmente, depois de desembalado, o fiambre tem validade de três dias. O desafio lançado pela Primor Charcutaria-Prima aos investigadores do Colling, grupo do Centro …

Ler mais »

Recomendações sobre a edição de genoma estão publicadas em relatório europeu

genoma

O Conselho Consultivo das Academias Europeias de Ciências (EASAC) publicou, no final de Março, um relatório com recomendações sobre a Edição de Genoma. O relatório “Edição de Genoma: Oportunidades Científicas, interesses públicos e opções políticas na UE” (link aqui) dirige-se principalmente a decisores políticos da União Europeia (UE) e fornece …

Ler mais »

1ª i9agri – Feira de Inovação Agroalimentar é gratuita para expositores. Inscrições até 13 de Abril

agroalimentar inovação 02

A 1ª i9agri – Feira de Inovação Agroalimentar vai decorrer em Castelo Branco, entre os dias 4 e 6 de Maio de 2017, no Centro de Exposições da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, em simultâneo com o III Congresso Internacional InovCluster. Trata-se de um espaço com capacidade para acolher …

Ler mais »

Casa vinícola do Chile, Vik, escolhe portuguesa OLI para o seu hotel de luxo

Vik 42041641

A Vik, casa vinícola do Chile, escolheu uma inovação portuguesa da OLI para o seu hotel de luxo, Viña Vik Millahue, localizado entre os vinhedos e as montanhas do Vale de Colchagua. Escolheu a solução “Slim” para os espaços de banho da unidade hoteleira. Uma placa de comando de autoclismos interiores, desenvolvida no centro …

Ler mais »