Início / Economia

Economia

Produção total de carne foi de 889 mil toneladas em 2017. Menos 0,4%

A produção total de carne, em 2017, situou-se nas 889 mil toneladas, reflectindo uma variação de negativa em 0,4%, quando comparada com a produção do ano 2016, divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE) na edição de 2017 das “Estatísticas Agrícolas”. Houve uma diminuição de 4,4% do total de carne de …

Ler mais »

Cultura da castanha afectada pelas condições meteorológicas adversas em 2017

A cultura da castanha, quase exclusivamente de sequeiro, foi bastante afectada pelas condições meteorológicas adversas ocorridas na campanha. Diz o INE que as temperaturas elevadas e, principalmente, a escassa precipitação que ocorreu no período mais crítico para esta cultura (entre meados de Junho e finais de Setembro), conduziram a uma …

Ler mais »

Produção de pêra Rocha cresce 46,8%. Produtividade aumenta no pêssego

A colheita da pêra Rocha (variedade largamente predominante nos pomares de pereiras) iniciou-se na segunda semana de Agosto e concluiu-se em Setembro, tendo as elevadas temperaturas obrigado a um esforço para aumentar o ritmo da colheita, no sentido de garantir as condições de conservação. Refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) …

Ler mais »

Área semeada de cereais de Primavera/Verão mantém tendência de decréscimo

A área semeada de culturas de Primavera/Verão registou, em 2017, uma tendência de decréscimo. Tudo por causa dos baixos preços do milho e da falta de água. Segundo a edição de 2017 das “Estatísticas Agrícolas” do do Instituto Nacional de Estatística (INE), as sementeiras e plantações das culturas de Primavera/Verão foram …

Ler mais »

Colheita de cereais praganosos chega às 193,6 mil toneladas, a terceira mais baixa de sempre

A colheita dos cereais praganosos (trigo mole, trigo duro, centeio, cevada, aveia, triticale), em 2017, decorreu com normalidade, verificando-se o decréscimo generalizado da produção, que globalmente alcançou as 193,6 mil toneladas, a terceira mais baixa de sempre, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) na edição de 2017 das “Estatísticas …

Ler mais »