Apoios e Oportunidades – AGRICULTURA E MAR ACTUAL http://agriculturaemar.com Portal do mundo rural e da economia do mar Wed, 13 Nov 2019 18:20:30 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.4 Produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar http://agriculturaemar.com/produtores-portugueses-ja-podem-exportar-bovinos-para-o-qatar/ http://agriculturaemar.com/produtores-portugueses-ja-podem-exportar-bovinos-para-o-qatar/#respond Wed, 13 Nov 2019 15:30:38 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45483 O Gabinete da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, informa que os produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar, uma vez que “estão estabelecidas as condições sanitárias”. Nas Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA), está já disponível a certificação sanitária oficial a emitir no contexto. Aprovação em Outubro …

O post Produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Gabinete da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, informa que os produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar, uma vez que “estão estabelecidas as condições sanitárias”.

Nas Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA), está já disponível a certificação sanitária oficial a emitir no contexto.

Aprovação em Outubro de 2019

Recorde-se que em 2012, Portugal mostrou o interesse nesta exportação. Após demoradas negociações, foi obtida, no final de Outubro de 2019, a aprovação da certificação sanitária aplicável por parte das autoridades oficiais daquele país.

Está assim aberta a possibilidade de exportação de bovinos para o Qatar a partir de Portugal nas condições referidas, sendo as Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA), os serviços responsáveis pela emissão dos respectivos certificados sanitários oficiais.

Oportunidades

São cada vez mais as oportunidades de negócio para as empresas portuguesas no Qatar. O Ministério da Agricultura, em 2018, desbloqueou a interdição de exportação de carne de bovino para o Qatar e em Abril de 2019 semana anunciou que aquele mercado está aberto para os exportadores de batata.

Mas há outras oportunidades, como o agriculturaemar.com tem vindo a noticiar:

Agricultura e Mar Actual

O post Produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/produtores-portugueses-ja-podem-exportar-bovinos-para-o-qatar/feed/ 0
Portugal Exportador 2019. Novo Banco promove maior evento das exportações do País http://agriculturaemar.com/portugal-exportador-2019-novo-banco-promove-maior-evento-das-exportacoes-do-pais/ http://agriculturaemar.com/portugal-exportador-2019-novo-banco-promove-maior-evento-das-exportacoes-do-pais/#respond Wed, 13 Nov 2019 10:40:11 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45473 O Novo Banco promove mais uma vez, em parceria com a Fundação AIP e AICEP Portugal Global, a 14.ª edição do Portugal Exportador, o maior evento dedicado às exportações nacionais. O encontro realiza-se no próximo dia 27 de Novembro no Centro de Congressos de Lisboa. Dia 27 de Novembro, a partir das 9 horas, no …

O post Portugal Exportador 2019. Novo Banco promove maior evento das exportações do País aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Novo Banco promove mais uma vez, em parceria com a Fundação AIP e AICEP Portugal Global, a 14.ª edição do Portugal Exportador, o maior evento dedicado às exportações nacionais. O encontro realiza-se no próximo dia 27 de Novembro no Centro de Congressos de Lisboa.

Dia 27 de Novembro, a partir das 9 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, é a data a marcar na agenda de todas as empresas que pretendem iniciar-se na exportação dos seus produtos ou serviços, diversificar os mercados de exportação ou potenciar a internacionalização dos seus negócios, porque exportar é fundamental.

As inscrições já estão abertas. Saiba mais aqui.

Apoio às PME

“A parceria e apoio do Novo Banco ao Portugal Exportador, ao longo destes anos, incrementa o seu papel de parceiro de referência das PME portuguesas e de fomento do desígnio nacional da exportação”,refere uma nota de imprensa do banco.

E acrescenta que “ajudar as empresas portuguesas a enfrentar e ultrapassar os desafios dos mercados de exportação, permitindo-lhes o acesso a informação fundamental, ao conhecimento das experiências das empresas que já deram esse passo e à partilha de ideias e de contactos, tem sido, desde o seu início, o fio condutor da programação do Portugal Exportador”.

14 anos de Portugal Exportador

Ao longo dos 14 anos do Portugal Exportador, o peso das exportações no PIB nacional evoluiu favoravelmente (passando de cerca de 30% em 2004 para 44% em 2018) mas a actualidade e pertinência deste desígnio nacional mantém-se: países europeus similares apresentam performances superiores, valores esses que Portugal deve procurar alcançar.

Na edição de 2019, para além dos mercados e sectores abordados nos workshops (designadamente Espanha, Alemanha e Angola e metalomecânica, agroalimentar e e-commerce), há muitas outras razões para as empresas se inscreverem e marcar presença no Portugal Exportador como a interacção com compradores internacionais e delegações internacionais ou ainda acesso a consultoria especializada em várias áreas ligadas à exportação como trade finance, instrumentos de cobertura de risco cambial, seguros de crédito, negócio internacional, operadores logísticos ou social selling e, é claro, o networking.

Agricultura e Mar Actual

O post Portugal Exportador 2019. Novo Banco promove maior evento das exportações do País aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/portugal-exportador-2019-novo-banco-promove-maior-evento-das-exportacoes-do-pais/feed/ 0
Socialista Manuel Pizarro é relator-sombra para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas http://agriculturaemar.com/socialista-manuel-pizarro-e-relator-sombra-para-a-revisao-do-fundo-europeu-dos-assuntos-maritimos-e-das-pescas/ http://agriculturaemar.com/socialista-manuel-pizarro-e-relator-sombra-para-a-revisao-do-fundo-europeu-dos-assuntos-maritimos-e-das-pescas/#respond Wed, 13 Nov 2019 08:12:17 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45493 O eurodeputado socialista Manuel Pizarro foi nomeado relator-sombra pelo Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para o período 2021-2027, iniciando as negociações com o Conselho Europeu no próximo dia 19 de Novembro. Em cima da mesa estão entre seis …

O post Socialista Manuel Pizarro é relator-sombra para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O eurodeputado socialista Manuel Pizarro foi nomeado relator-sombra pelo Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para o período 2021-2027, iniciando as negociações com o Conselho Europeu no próximo dia 19 de Novembro.

Em cima da mesa estão entre seis e cerca de oito mil milhões de euros de orçamento comunitário para a política comum das pescas, a política marítima e os compromissos internacionais da União Europeia no domínio da governação dos oceanos.

O eurodeputado parte para as negociações com a “expectativa num mandato muito profícuo para todos os Estados-membros e em linha com o programa político dos socialistas, em particular no que concerne à protecção da natureza e dos recursos naturais, ao combate às alterações climáticas e a leis de trabalho e condições de segurança mais exigentes”.

Desburocratizar acesso ao FEAMP

Trabalhar para desburocratizar o acesso ao FEAMP, garantir um apoio positivamente diferenciado à pesca de pequena escala, e assegurar condições de trabalho condignas e em segurança a todos os pescadores são alguns dos grandes eixos que irão nortear a acção de Manuel Pizarro à mesa das negociações.

A protecção dos oceanos e dos recursos pesqueiros, assim como o combate às alterações climáticas são, igualmente, prioridades que o eurodeputado socialista defenderá junto do Conselho Europeu e em nome do S&D ao longo dos próximos meses.

Recorde-se que, no âmbito do quadro financeiro plurianual 2021-2027, a Comissão Europeia propõe uma dotação de 6,140 mil milhões de euros para o FEAMP, ao passo que o Parlamento Europeu defende um aumento da verba para 7.739 mil milhões euros.

Agricultura e Mar Actual

O post Socialista Manuel Pizarro é relator-sombra para a revisão do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/socialista-manuel-pizarro-e-relator-sombra-para-a-revisao-do-fundo-europeu-dos-assuntos-maritimos-e-das-pescas/feed/ 0
UE abre concurso para apoio à armazenagem privada de azeite virgem http://agriculturaemar.com/ue-abre-concurso-para-apoio-a-armazenagem-privada-de-azeite-virgem/ http://agriculturaemar.com/ue-abre-concurso-para-apoio-a-armazenagem-privada-de-azeite-virgem/#respond Tue, 12 Nov 2019 16:00:56 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45467 A Comissão Europeia abriu um concurso para a ajuda ao armazenamento privado do sector do azeite. O anúncio foi feito através do Regulamento de Execução (UE) 2019/1882 da Comissão de 8 de Novembro de 2019. A quantidade mínima de armazenamento por proposta é de 50 toneladas. Podem ser apresentadas propostas para produtos já armazenados. Mas, só …

O post UE abre concurso para apoio à armazenagem privada de azeite virgem aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A Comissão Europeia abriu um concurso para a ajuda ao armazenamento privado do sector do azeite. O anúncio foi feito através do Regulamento de Execução (UE) 2019/1882 da Comissão de 8 de Novembro de 2019.

A quantidade mínima de armazenamento por proposta é de 50 toneladas. Podem ser apresentadas propostas para produtos já armazenados. Mas, só podem ser apresentadas propostas na Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Malta, Portugal e Eslovénia.

Os contratos de ajuda ao armazenamento privado abrangem um período de armazenamento de 180 dias.

As propostas ser apresentadas nos sub-períodos seguintes:

  • 21 a 26 de Novembro de 2019;
  • 12 a 17 de Dezembro de 2019;
  • 22 a 27 de Janeiro de 2020;
  • 20 a 25 de Fevereiro de 2020

Se o último dia de um sub-período for feriado, o prazo termina às 12h00 (hora de Bruxelas) do dia útil anterior.

Preços baixos

Refere o Regulamento de Execução (UE) 2019/1882 que os preços dos azeites virgens nos mercados espanhol, grego e português permaneceram continuamente baixos e próximos dos limiares de referência.

Para a Comissão Europeia, a perspectiva de mais uma boa colheita na União, “a acumulação de existências e a actual incerteza no comércio externo criam um desequilíbrio entre a oferta e a procura que, por sua vez, exerce uma pressão no sentido da baixa dos preços dos azeites virgens e provoca uma perturbação grave em muitos segmentos do mercado da União”.

E acrescenta que a Espanha é o maior produtor de azeite da União e líder de preços. Por conseguinte, existe o risco de as suas “existências excepcionalmente elevadas prolongarem e agravarem a perturbação grave do mercado dos azeites virgens na União”.

A fim de reduzir o actual desequilíbrio entre a oferta e a procura e atenuar as difíceis condições de mercado, “importa conceder ajuda ao armazenamento privado dos azeites virgens”, refere o Regulamento.

Um proposta por categoria de azeite

Frisa a Comissão Europeia que, para que vários operadores possam beneficiar da medida, cada operador deverá apresentar, no máximo, uma proposta por categoria de azeites virgens e por sub-período.

“Para que seja eficaz e tenha um impacto real no mercado, a ajuda ao armazenamento privado deve ser concedida para os azeites virgens a granel. Uma vez que o armazenamento de produtos é frequente no sector oleícola, devem também ser aceites propostas para os azeites virgens já armazenados”, acrescenta o Regulamento.

Agricultura e Mar Actual

O post UE abre concurso para apoio à armazenagem privada de azeite virgem aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/ue-abre-concurso-para-apoio-a-armazenagem-privada-de-azeite-virgem/feed/ 0
Candidaturas ao Programa Apícola Nacional para o ano de 2020 estão abertas até 21 de Novembro http://agriculturaemar.com/candidaturas-ao-programa-apicola-nacional-para-o-ano-de-2020-estao-abertas-ate-21-de-novembro/ http://agriculturaemar.com/candidaturas-ao-programa-apicola-nacional-para-o-ano-de-2020-estao-abertas-ate-21-de-novembro/#comments Tue, 12 Nov 2019 15:00:53 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45465 O GPP — Gabinete de Planeamento e Políticas informa que se encontram abertas até dia 21 de Novembro de 2019, a apresentação de candidaturas ao Programa Apícola Nacional para o ano apícola de 2020. Segundo uma Nota Informativa do GPP, sobre a declaração anual de existências a considerar nas candidaturas ao Programa Apícola Nacional no …

O post Candidaturas ao Programa Apícola Nacional para o ano de 2020 estão abertas até 21 de Novembro aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O GPP — Gabinete de Planeamento e Políticas informa que se encontram abertas até dia 21 de Novembro de 2019, a apresentação de candidaturas ao Programa Apícola Nacional para o ano apícola de 2020.

Segundo uma Nota Informativa do GPP, sobre a declaração anual de existências a considerar nas candidaturas ao Programa Apícola Nacional no ano apícola de 2020, Nos termos do n.º 5 do artigo 63.º da Portaria n.º 325-A/2019, de 20 de Setembro, que aprova as regras nacionais complementares para o Programa Apícola Nacional (PAN) relativo ao triénio 2020-2022, para efeitos da sua aplicação, apenas se consideram as colmeias inscritas na candidatura que constem da declaração de existências do SNIRA — Sistema Nacional de Informação e Registo Animal, no período anual de declaração de existências que precede o período de apresentação das candidaturas.

O período anual de declaração de existências, no ano de 2019, decorreu entre 1 e 30 de Setembro.

Declaração de existências a considerar

Acrescenta a mesma Nota Informativa que a declaração de existências a considerar nas candidaturas ao PAN para o ano apícola de 2020 é a referente ao ano de 2019, tendo em conta que o respectivo período anual de declaração (1 a 30 de Setembro de 2019) corresponde àquele que precede o período de apresentação de candidaturas para o ano apícola 2020 (23 de Outubro a 21 de Novembro de 2019).

Saiba tudo sobre o Programa Apícola Nacional e candidate-se aqui.

Agricultura e Mar Actual

O post Candidaturas ao Programa Apícola Nacional para o ano de 2020 estão abertas até 21 de Novembro aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/candidaturas-ao-programa-apicola-nacional-para-o-ano-de-2020-estao-abertas-ate-21-de-novembro/feed/ 1
Empresa sueca procura produtores de drones aéreos e marítimos http://agriculturaemar.com/empresa-sueca-procura-produtores-de-drones-aereos-e-maritimos/ http://agriculturaemar.com/empresa-sueca-procura-produtores-de-drones-aereos-e-maritimos/#respond Tue, 12 Nov 2019 14:52:02 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45450 Um dos principais fornecedores suecos de soluções de infra-estrutura marítima pretende usar drones operados remotamente para analisar a estrutura marinha, detectar falhas, danos e contribuir para a manutenção do ciclo de vida. A empresa procura produtores de drones aéreos e marítimos, sensores e software para inspecções. A cooperação seria no âmbito de um acordo de …

O post Empresa sueca procura produtores de drones aéreos e marítimos aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
Um dos principais fornecedores suecos de soluções de infra-estrutura marítima pretende usar drones operados remotamente para analisar a estrutura marinha, detectar falhas, danos e contribuir para a manutenção do ciclo de vida.

A empresa procura produtores de drones aéreos e marítimos, sensores e software para inspecções. A cooperação seria no âmbito de um acordo de fabrico, licença ou joint-venture.

Segundo a secção de Oportunidades de Negócio da Enterprise Europe Network, este pedido refere-se a um desafio de inovação aberta.

Como contactar

Para mais informações, procurar pela referência SE-2019-341 aqui. Mais informações sobre a empresa aqui.

A Enterprise Europe Network é uma rede de serviços para ajudar as empresas a inovar e a competir melhor no espaço europeu.

Mais de 500 pontos de contacto

Formada por mais de 500 pontos de contacto, espalhados por 40 países na Europa, a rede oferece um conjunto de serviços descentralizados e de proximidade, que apoiam as pequenas e médias empresas (PME) no seu processo de internacionalização e no encontro de parceiros estratégicos para a inovação e o desenvolvimento sustentado dos seus negócios.

Em Portugal, liderada pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a Enterprise Europe Network é representada por um consórcio que envolve doze entidades públicas e associativas, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Agricultura e Mar Actual

O post Empresa sueca procura produtores de drones aéreos e marítimos aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/empresa-sueca-procura-produtores-de-drones-aereos-e-maritimos/feed/ 0
Pêra Rocha do Oeste viaja até à China para conquistar novos consumidores http://agriculturaemar.com/pera-rocha-do-oeste-viaja-ate-a-china-para-conquistar-novos-consumidores/ http://agriculturaemar.com/pera-rocha-do-oeste-viaja-ate-a-china-para-conquistar-novos-consumidores/#respond Mon, 11 Nov 2019 10:32:28 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45395 A ANP – Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha vai, pela primeira vez, marcar presença no FHC – Food & Hotel China, uma das mais importantes feiras chinesas para exportadores internacionais, que decorre entre 12 e 14 de Novembro em Xangai. Com esta iniciativa, a ANP quer divulgar a Pêra Rocha do Oeste num …

O post Pêra Rocha do Oeste viaja até à China para conquistar novos consumidores aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A ANP – Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha vai, pela primeira vez, marcar presença no FHC – Food & Hotel China, uma das mais importantes feiras chinesas para exportadores internacionais, que decorre entre 12 e 14 de Novembro em Xangai.

Com esta iniciativa, a ANP quer divulgar a Pêra Rocha do Oeste num mercado estratégico. A China importa 3,8 milhões de toneladas de fruta (2016), com crescimentos médios anuais de 16% e uma classe média que procura produtos genuínos e de alta qualidade.

À conquista da China

“A Pêra Rocha do Oeste vai à conquista da China e pretende cativar o consumidor chinês com o seu sabor e a sua qualidade. É um destino de enorme potencial para a Pêra Rocha do Oeste, numa altura em que decorrem negociações entre os governos de Portugal e China e há boas perspectivas de abertura do mercado chinês para receber este fruto. Também recentemente a União Europeia e a China fecharam um acordo histórico que vai proteger de imitações 100 indicações geográficas europeias, onde se inclui a Pera Rocha do Oeste”, afirma Domingos dos Santos, presidente da ANP. “É uma iniciativa fundamental para a internacionalização da Pêra Rocha”, acrescenta.

Food & Hotel China

No Stand N3H07 da Food & Hotel China, vai ser possível provar a Pêra Rocha do Oeste e conhecer as suas características diferenciadoras. Na edição deste ano são esperados 120 mil visitantes profissionais nos 180 mil metros quadrados de dimensão do evento. No total, marcam presença 3500 empresas de 43 países diferentes.

A Pêra Rocha do Oeste é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados e cerca de 60% da produção nacional é vendida nos mercados internacionais.

Esta acção de promoção da ANP insere-se no projecto “Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos”, com o qual a associação pretende aumentar a visibilidade internacional da Pêra Rocha do Oeste e do seu País de origem.

O objectivo é contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção no exterior e do melhor conhecimento dos mercados-alvo, estimulando a progressão da fileira na cadeia de valor.

Co-financiado pelo Compete 2020

O projecto é co-financiado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. O investimento global é de 430.902 euros, dos quais 85% são provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Sediada no Cadaval e com 29 sócios, a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha representa 86% da produção da Pêra Rocha em Portugal. Foi criada em 1993 para coordenar e incentivar uma política de qualidade para este fruto exclusivamente português e é a entidade gestora da denominação de Origem Protegida (DOP) “Pêra Rocha do Oeste”.

Agricultura e Mar Actual

O post Pêra Rocha do Oeste viaja até à China para conquistar novos consumidores aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/pera-rocha-do-oeste-viaja-ate-a-china-para-conquistar-novos-consumidores/feed/ 0
Açores abrem candidaturas ao VITIS com dotação de quatro milhões de euros http://agriculturaemar.com/acores-abrem-candidaturas-ao-vitis-com-dotacao-de-quatro-milhoes-de-euros/ http://agriculturaemar.com/acores-abrem-candidaturas-ao-vitis-com-dotacao-de-quatro-milhoes-de-euros/#respond Mon, 11 Nov 2019 10:26:23 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45403 O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores anunciou que abre hoje, 11 de Novembro, o período de candidaturas ao regime de apoio à reestruturação e reconversão de vinhas (VITIS), com uma dotação de quatro milhões de euros, para dar continuidade ao crescimento de um sector que tem contribuído de forma relevante para o …

O post Açores abrem candidaturas ao VITIS com dotação de quatro milhões de euros aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores anunciou que abre hoje, 11 de Novembro, o período de candidaturas ao regime de apoio à reestruturação e reconversão de vinhas (VITIS), com uma dotação de quatro milhões de euros, para dar continuidade ao crescimento de um sector que tem contribuído de forma relevante para o desenvolvimento económico da ilha do Pico e para recuperação da paisagem.

“Com a abertura deste aviso surge uma nova oportunidade para os vitivinicultores dos Açores darem continuidade ao processo de reconversão das vinhas, utilizando para o efeito os apoios públicos que estão disponíveis através do VITIS”, referiu João Ponte, acrescentando que as candidaturas vão decorrer até 31 de Janeiro.

Reconverter mais 150 hectares de vinha

O secretário Regional, que falava domingo nas comemorações do 12.º aniversário da adega A Buraca, no Pico, salientou que a dotação orçamental para este aviso do VITIS permitirá reconverter mais 150 hectares de vinha nos Açores.

“Fruto de todo o investimento público e privado que tem vindo a ser feito no âmbito do sector vitivinícola podemos afirmar que este é um sector estratégico para os Açores e que tem permitido aumentar o número de vinhos certificados, melhorar o seu posicionamento nos mercados e crescimento das exportações”, considerou João Ponte, acrescentando que, ao abrigo do VITIS, já foram investidos cerca de 21 milhões de euros, que permitiram reconverter quase 800 hectares de vinha.

Desafios

Para João Ponte, o sector da vitivinicultura tem desafios importantes a vencer, desde logo, ao nível de garantir a autenticidade dos vinhos produzidos nos Açores, pois só assim será possível assegurar uma maior valorização das produções e a sustentabilidade desta actividade.

“É fundamental também atrair novos investidores para a transformação, visto que existe um enorme potencial ao nível da produção de vinho, que, a curto prazo, ultrapassará a capacidade instalada, pelo que é fundamental um novo operador, que procure novos mercados capazes de valorizar os vinhos dos Açores”, afirmou o secretário Regional.

Agricultura e Mar Actual

O post Açores abrem candidaturas ao VITIS com dotação de quatro milhões de euros aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/acores-abrem-candidaturas-ao-vitis-com-dotacao-de-quatro-milhoes-de-euros/feed/ 0
Ministra da Agricultura garante: revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira é para avançar http://agriculturaemar.com/ministra-da-agricultura-garante-revisao-do-tracado-do-perimetro-de-rega-do-mira-e-para-avancar/ http://agriculturaemar.com/ministra-da-agricultura-garante-revisao-do-tracado-do-perimetro-de-rega-do-mira-e-para-avancar/#respond Mon, 11 Nov 2019 10:00:50 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45405 O Encontro Regadio 2019, organizado pela Fenareg – Federação Nacional de Regantes de Portugal e pela ABMira – Associação de Beneficiários do Mira, a 6 e 7 de Novembro, em Odemira, reuniu mais de 150 participantes, entre os quais entidades gestoras de aproveitamentos hidroagrícolas de todo o país, representando mais de metade da área irrigada …

O post Ministra da Agricultura garante: revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira é para avançar aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Encontro Regadio 2019, organizado pela Fenareg – Federação Nacional de Regantes de Portugal e pela ABMira – Associação de Beneficiários do Mira, a 6 e 7 de Novembro, em Odemira, reuniu mais de 150 participantes, entre os quais entidades gestoras de aproveitamentos hidroagrícolas de todo o país, representando mais de metade da área irrigada em Portugal (300.000 hectares).

Na sessão de encerramento, o presidente da Fenareg, José Núncio, afirmou que “em pleno período de discussão da nova Política Agrícola Comum (PAC), o nosso sector necessita de estabilidade e de garantir pelo menos a manutenção dos actuais níveis de apoio à agricultura” e apelou à ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, para que “mantenha a garantia de ajudas ao desenvolvimento do regadio, quando são tão evidentes os impactos de um período de três anos de seca”.

Objectivos do Governo para o regadio

A ministra da Agricultura presidiu à sessão de encerramento do Encontro, destacando como grandes objectivos do Governo em matéria de regadio: “promover a requalificação e modernização dos perímetros de rega existentes, tornando-os mais eficientes; prosseguir com a implementação do Programa Nacional de Regadios e proceder à revisão do sistema de cálculo do tarifário da água para rega”.

Os regantes ouviram com agrado a garantia dada por Maria do Céu Albuquerque de que será implementada a revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira, construído na década de 60, e que tem 94% da sua área (12.000 hectares) integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

A ministra da Agricultura afirmou que “o Perímetro de Rega do Mira deverá desafectar áreas de maior interesse e sensibilidade ambiental, bem como aglomerados urbanos e rurais. No entanto, as áreas excluídas serão compensadas pela afectação de novas áreas ao Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, mantendo-se a área total do mesmo”.

50.º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira

No jantar de gala do Encontro foi celebrado o 50.º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira e homenageado o actual director-executivo da ABMira, Manuel Amaro Figueira, pelas três décadas ao serviço da gestão e desenvolvimento deste perímetro de rega público.

No segundo dia do Encontro decorreu uma visita técnica a pontos de interesse da infraestrutura do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira e a duas explorações agrícolas da região que produzem e exportam produtos de elevado valor acrescentado (framboesas, mirtilos e amoras e próteas).

Agricultura e Mar Actual

O post Ministra da Agricultura garante: revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira é para avançar aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/ministra-da-agricultura-garante-revisao-do-tracado-do-perimetro-de-rega-do-mira-e-para-avancar/feed/ 0
Business2Sea. Conservação dos Oceanos e uso sustentável dos recursos marinhos em debate http://agriculturaemar.com/business2sea-conservacao-dos-oceanos-e-uso-sustentavel-dos-recursos-marinhos-em-debate/ http://agriculturaemar.com/business2sea-conservacao-dos-oceanos-e-uso-sustentavel-dos-recursos-marinhos-em-debate/#respond Fri, 08 Nov 2019 18:00:02 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45379 O Business2Sea 2019 terá lugar de 11 a 13 de Novembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A 9.ª edição do evento é organizada pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, no âmbito da sua missão de animação do Cluster do Mar do Português, em colaboração com o Centro Tecnológico do …

O post Business2Sea. Conservação dos Oceanos e uso sustentável dos recursos marinhos em debate aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Business2Sea 2019 terá lugar de 11 a 13 de Novembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A 9.ª edição do evento é organizada pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, no âmbito da sua missão de animação do Cluster do Mar do Português, em colaboração com o Centro Tecnológico do Mar da Galiza – Fundação CETMAR.

O Business2Sea é um evento internacional consagrado ao desenvolvimento de negócios e projectos nos diferentes sectores da economia do mar. Aberto à participação de todas as organizações que utilizam o mar e os seus recursos como elementos centrais da sua actividade, nomeadamente, empresas, associações, centros de investigação, universidades e administração pública, o evento constitui um momento relevante de intercâmbio e de cooperação.

Conservação dos Oceanos e Uso Sustentável dos Recursos Marinhos

A edição deste ano será dedicada ao tema geral “Conservação dos Oceanos e Uso Sustentável dos Recursos Marinhos”, de acordo com o enquadramento que lhe é conferido pelo Objectivo do Milénio n.º 14 “Proteger a Vida Marinha”, e assinalará o 10.º aniversário do reconhecimento do Cluster do Mar Português.

Ao longo de três dias, o evento reunirá centenas de stakeholders nacionais e internacionais das diferentes fileiras da economia do mar, que terão a oportunidade de participar num programa diversificado que englobará conferências, seminários e workshops, um programa de encontros de negócio (B2B), sessões de pitching organizadas no programa “Curtas do Mar”, uma componente expositiva para apresentação de produtos, serviços e tecnologias e ainda alguns momentos pedagógicos e de animação sobre cultura marítima e literacia dos oceanos.

6.ª Conferência de Stakeholders do Atlântico

O Business2Sea 2019 acolherá também a 6.ª Conferência de Stakeholders do Atlântico, o evento anual do Programa Interreg Espaço Atlântico, o 1.º Encontro Nacional da Rede das Estações Náuticas de Portugal e iniciativas organizadas por associados e parceiros da Fórum Oceano e Fundação CETMAR.

A 9.ª edição do Business2Sea conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio institucional da Soja de Portugal, APDL, Docapesca, Xunta da Galicia, Anfaco-Cecopesca e Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal.

B2B

Algumas componentes do evento são co-financiadas pelo programa Compete 2020. A vertente dos encontros de negócio (B2B) é organizada em parceria com a EEN/ANI – Agência Nacional de Inovação.

Mais informação sobre o Business2Sea pode ser consultada aqui.

Agricultura e Mar Actual

O post Business2Sea. Conservação dos Oceanos e uso sustentável dos recursos marinhos em debate aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/business2sea-conservacao-dos-oceanos-e-uso-sustentavel-dos-recursos-marinhos-em-debate/feed/ 0