Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Nacionais

Apoios Nacionais

José Núncio, Fenareg: “Em Portugal não existe um Plano Nacional de Regadios”

Entrevista a José Núncio, presidente da Fenareg O presidente da Fenareg – Federação Nacional de Regantes de Portugal, José Núncio, diz que “a estabilidade do sector agrícola, no qual se inclui o regadio, é fundamental” e que “em Portugal não existe um Plano Nacional de Regadios. Existe um Programa Nacional …

Ler mais »

Territórios Criativos levam Taste Up a Estremoz e distinguem empresas gastronómicas

Uma das 8 oficinas de selecção do programa Taste Up decorreu ontem, dia 19 de Setembro, na Casa de Estremoz, na qual participaram vários empresários de Estremoz. O Taste Up, um programa de aceleração promovido pelos Territórios Criativos, em parceria com o Turismo de Portugal e a APTECE – Associação …

Ler mais »

Programa Nacional de Regadios tem 560 milhões de euros para reabilitação de infra-estruturas

O Conselho de Ministros aprovou hoje, 20 de Setembro, o Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), que visa a expansão, a reabilitação e a modernização dos regadios existentes e a criação de novas áreas regadas. Este programa permitirá aumentar a resiliência e robustez dos sistemas agrícolas, contribuindo igualmente para a adaptação …

Ler mais »

Conselho de Ministros aprova Programa Nacional de Regadios

O Conselho de Ministros aprovou hoje, 20 de Setembro, o Programa Nacional de Regadios (PNRegadios) que visa a expansão, reabilitação e modernização dos regadios existentes e a criação de novas áreas regadas, com o objectivo de promover o regadio e outras infraestruturas colectivas. Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, …

Ler mais »

Açores investem 430 mil euros em central de gelo no Porto de Pescas de Rabo de Peixe

O Governo dos Açores, através da Lotaçor, lançou hoje, 19 de Setembro, um concurso público internacional para a aquisição de uma nova central de produção e armazenamento de gelo para o Porto de Pescas de Rabo de Peixe, em São Miguel. Este investimento, que corresponde a um valor superior a …

Ler mais »

Capoulas espera que CNA possa disponibilizar “alguns dos seus técnicos” para apoiar agricultores afectados pelo incêndio de Monchique

O Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos, acaba de reagir ao comunicado de ontem, 12 de Setembro, da CNA – Confederação Nacional de Agricultores, que contesta a exigência de apresentação, pelos agricultores, de um CAE (Código de Actividade Económica) na área da Agricultura, comprovativo do exercício da actividade. …

Ler mais »

Seguros de colheitas subsidiados pelo Ministério da Agricultura cobrem risco do escaldão

Os autarcas da região Oeste pediram uma reunião urgente ao Ministro da Agricultura, para o sensibilizar para os prejuízos que a vaga de calor do início do mês de Agosto trouxe à agricultura da região, segundo notícias publicadas em vários órgãos de comunicação social. O Gabinete do Ministro Capoulas Santos …

Ler mais »

CNA acusa Ministério da Agricultura de discriminar agricultores do Algarve lesados pelo incêndio de Monchique

A CNA — Confederação Nacional da Agricultura acaba de tomar mais uma posição acerca “da discriminação ostensiva com que o Ministério da Agricultura e o Governo estão em vias de prejudicar os pequenos e médios agricultores algarvios lesados pelo grande incêndio florestal/rural que abrasou a Serra de Monchique no início do …

Ler mais »

Millennium bcp e AJAP celebram protocolo com condições preferenciais no financiamento a jovens agricultores

O Millennium bcp e a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) acabam de celebrar um protocolo de cooperação que estabelece termos e condições financeiras preferenciais, designadamente na concessão de empréstimos, prestação de garantias bancárias, adiantamento de incentivos e antecipação de financiamentos comunitários. “Trata-se, assim, de um vasto e abrangente …

Ler mais »

Parceria entre BPI e John Deere no financiamento de máquinas agrícolas supera os 11 M€ em 2018

A parceria entre o BPI e a John Deere está a dar os seus frutos. Neste âmbito foram financiados este ano mais de 11 milhões de euros, num total de 257 operações para aquisição de máquinas e alfaias agrícolas. O anúncio foi efectuado num encontro que reuniu mais de 250 …

Ler mais »