Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Nacionais

Apoios Nacionais

UE: Executivo dos Açores apresenta propostas sobre revisão dos auxílios de Estado para pescas e aquacultura

O Governo dos Açores, através das secretarias regionais do Mar, Ciência e Tecnologia e das Relações Externas, no âmbito de um processo de consulta pública da Comissão Europeia, apresentou a sua posição sobre a revisão dos instrumentos de Auxílios de Estado para o sector das pescas e da aquacultura (2021-2027). …

Ler mais »

DGADR lança Guia de Apoio aos Instrumentos de Estruturação Fundiária

A DGADR — Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural acaba de publicar o Guia de Apoio aos Instrumentos de Estruturação Fundiária. Explica aquela Direcção que tal se deve a ter-se “verificado a existência de diversas interpretações na aplicação da legislação em vigor”. “Tendo-se verificado a existência de diversas interpretações na …

Ler mais »

Prémio da Maçã Riscadinha de Palmela já tem vencedores. Adrepes entrega 100 macieiras

O Prémio da Maçã Riscadinha de Palmela, uma iniciativa da Adrepes – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, já tem vencedores conhecidos. A Associação vai entregar 100 macieiras. Terminado o prazo do concurso a 15 de Setembro, foi apurada a pontuação final com base nos critérios definidos no …

Ler mais »

Aberto concurso para criação de selo alusivo à redução do desperdício alimentar. Concorra já

A Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar lançou, no passado dia 13 de Setembro, o concurso público para a selecção de um selo distintivo “Produção sustentável, Consumo responsável” com vista à sua utilização por parte, designadamente, dos operadores económicos e das entidades públicas e entidades privadas, bem como para …

Ler mais »

Governo dos Açores mantém modernização das infra-estruturas agrícolas da Graciosa em 2020

O secretário Regional da Agricultura e Florestas assegurou hoje, 18 de Setembro, que o Governo dos Açores pretende manter no próximo ano o esforço de investimento público na modernização das infra-estruturas agrícolas da ilha Graciosa, designadamente ao nível da remodelação de caminhos agrícolas e do reforço do abastecimento de água, …

Ler mais »

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de recuperação de 5 regadios tradicionais, situados na Região Norte. Um investimento de 400 mil euros para beneficiar 170 explorações. Trata-se do Regadio do Soutelo, no concelho de Águeda, do Regadio de Montedouro e da Foz, …

Ler mais »

PortugalFoods lança Radar de Mercados Internacionais para reforçar exportações

A PortugalFoods, entidade agregadora do ecossistema agro-alimentar nacional, vai lançar, no dia 26 de Setembro, o Radar de Mercados Internacionais, uma plataforma que vem ajudar as empresas da fileira no processo de internacionalização, identificando os mercados prioritários para cada produtor, consoante as suas ambições e necessidade. A apresentação terá lugar …

Ler mais »

Capoulas Santos aprova novo projecto de regadio: Circuito Hidráulico de Évora

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, aprovou um novo projecto de regadio integrado do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios). Trata-se do Circuito Hidráulico de Évora, e do respectivo Bloco de Rega, a que corresponde um apoio público superior a 13,6 milhões de euros. Este é …

Ler mais »

53 entidades criam Centro de Competências para tornar agricultura e floresta resilientes às alterações climáticas

O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA) foi formalmente constituído, a 11 de Setembro, no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Elvas. Agricultores, investigadores e entidades da tutela unem-se em torno de uma estratégia comum para adaptar a agricultura e …

Ler mais »

Emprego: Cooperativa de Lacticínios da Ilha do Faial vai contratar mais um veterinário

Se está à procura de emprego e gosta dos Açores, saiba que a Cooperativa de Lacticínios da Ilha do Faial (CALF) vai contratar mais um médico veterinário. E conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, que vai suportar cerca de 80% do salário. O Director Regional da Agricultura …

Ler mais »