Frutos Frescos – AGRICULTURA E MAR ACTUAL http://agriculturaemar.com Portal do mundo rural e da economia do mar Wed, 04 Dec 2019 11:54:22 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.5 Pampilhosa da Serra recebe IV Encontro do Medronho e do Medronheiro http://agriculturaemar.com/pampilhosa-da-serra-recebe-iv-encontro-do-medronho-e-do-medronheiro/ http://agriculturaemar.com/pampilhosa-da-serra-recebe-iv-encontro-do-medronho-e-do-medronheiro/#respond Wed, 04 Dec 2019 07:34:52 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=46056 O IV Encontro do Medronho e do Medronheiro realiza-se no próximo dia 8 de Dezembro, nas instalações do Grupo de Melhoramentos de Signo Samo, a partir das 9h45. Trata-se de uma organização da Lenda da Beira, empresa que comercializa produtos derivados do medronho, em colaboração com a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a Escola …

O post Pampilhosa da Serra recebe IV Encontro do Medronho e do Medronheiro aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O IV Encontro do Medronho e do Medronheiro realiza-se no próximo dia 8 de Dezembro, nas instalações do Grupo de Melhoramentos de Signo Samo, a partir das 9h45.

Trata-se de uma organização da Lenda da Beira, empresa que comercializa produtos derivados do medronho, em colaboração com a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro).

Visita técnica a pomares

A iniciativa prevê a uma visita técnica a pomares de medronho, partilha de experiências entre produtores, e realização de palestras por um conjunto de especialistas.

A participação é gratuita e sujeita a inscrição para o email encontromedronho@gmail.com.

Pode consultar o programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 

O post Pampilhosa da Serra recebe IV Encontro do Medronho e do Medronheiro aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/pampilhosa-da-serra-recebe-iv-encontro-do-medronho-e-do-medronheiro/feed/ 0
Dona Uva vence Prémio Cinco Estrelas pelo segundo ano consecutivo http://agriculturaemar.com/dona-uva-vence-premio-cinco-estrelas-pelo-segundo-ano-consecutivo/ http://agriculturaemar.com/dona-uva-vence-premio-cinco-estrelas-pelo-segundo-ano-consecutivo/#respond Tue, 03 Dec 2019 10:20:41 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=46019 A Dona Uva é a grande vencedora do Prémio Cinco Estrelas 2020 na categoria Fruta. Pelo segundo ano consecutivo, a marca de uvas de mesa 100% produzidas em Portugal e detida pela Frutalmente, destacou-se pela frescura, aspecto, sabor e doçura e conquistou um índice de satisfação de 78,1%, acima do resultado alcançado na edição de …

O post Dona Uva vence Prémio Cinco Estrelas pelo segundo ano consecutivo aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A Dona Uva é a grande vencedora do Prémio Cinco Estrelas 2020 na categoria Fruta. Pelo segundo ano consecutivo, a marca de uvas de mesa 100% produzidas em Portugal e detida pela Frutalmente, destacou-se pela frescura, aspecto, sabor e doçura e conquistou um índice de satisfação de 78,1%, acima do resultado alcançado na edição de 2019 (77,5%).

O Prémio Cinco Estrelas, da exclusiva responsabilidade da U-Scoot, mede o grau de satisfação global do produto de acordo com cinco principais critérios que influenciam a decisão de compra (Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra, Confiança na Marca e Inovação).

A Dona Uva destacou-se em todos os indicadores e aumentou em 4,4% a pontuação obtida no critério Confiança na Marca e em 4,3% na Inovação.

Aposta na qualidade

“Estes resultados reflectem a aposta estratégica dos produtores da Dona Uva na qualidade”, garantem os responsáveis pela marca.

Produzida ao ar livre nas regiões do Oeste e do Ribatejo e colhida à mão “com extremo cuidado”, a Dona Uva recorre ao sistema de produção em Y, um método de cultivo natural que confere mais sabor aos bagos, “característica comprovada por um painel de mais de 1.100 consumidores”.

“Conseguir vencer o Prémio Cinco Estrelas na categoria Fruta pelo segundo ano consecutivo é um enorme orgulho para todos os produtores e trabalhadores que se dedicam diariamente a produzir e a cuidar da melhor fruta portuguesa. Sempre soubemos que a Dona Uva se distingue pela frescura e doçura natural mas com este sistema de avaliação independente e que recorre a uma metodologia completa e rigorosa, comprovamos que os consumidores também partilham a mesma convicção”, diz Mário Rodrigues, director executivo da Frutalmente, a única organização de produtores de uva de mesa em Portugal e proprietária da marca Dona Uva.

No último ano, a organização de produtores tem reforçado o investimento em comunicação, conseguindo também maior presença na Grande Distribuição e no comércio tradicional. “A Dona Uva tem vindo a ganhar níveis de notoriedade muito interessantes”, destaca Mário Rodrigues.

Uvas sem grainha

Além das variedades mais tradicionais, incluindo a tão portuguesa D. Maria, a Dona Uva tem vindo a alargar o leque de oferta, incluindo uvas sem grainha.

A Frutalmente é certificada em GlobalGAP e, mais recentemente, em referencial BRC Food.

Agricultura e Mar Actual

O post Dona Uva vence Prémio Cinco Estrelas pelo segundo ano consecutivo aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/dona-uva-vence-premio-cinco-estrelas-pelo-segundo-ano-consecutivo/feed/ 0
Operadores de Citrinos do Algarve lançam projecto de internacionalização http://agriculturaemar.com/operadores-de-citrinos-do-algarve-lancam-projecto-de-internacionalizacao/ http://agriculturaemar.com/operadores-de-citrinos-do-algarve-lancam-projecto-de-internacionalizacao/#respond Fri, 29 Nov 2019 20:00:33 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45930 A AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve vai apresentar o seu projecto de internacionalização “Promoção dos Citrinos do Algarve nos Mercados Externos” que decorre no dia 6 de Dezembro, entre as 9 e as 13 horas, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro. No …

O post Operadores de Citrinos do Algarve lançam projecto de internacionalização aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve vai apresentar o seu projecto de internacionalização “Promoção dos Citrinos do Algarve nos Mercados Externos” que decorre no dia 6 de Dezembro, entre as 9 e as 13 horas, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro.

No seminário inicial do projecto serão apresentadas as acções e objectivos desta iniciativa, em curso até Agosto de 2021. Num formato de mesa redonda, também serão discutidas e analisadas temáticas de interesse para a citricultura da região.

Pode consultar o programa aqui.

AlgarOrange

A AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve, tem como missão unir os principais players da fileira e promover estes frutos tão característicos da nossa região nos mercados nacional e internacional.

A Associação nasceu em 2018 com a missão de promover a laranja, fruto tão característico da região algarvia, nos mercados nacional e internacional.

Agricultura e Mar Actual

O post Operadores de Citrinos do Algarve lançam projecto de internacionalização aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/operadores-de-citrinos-do-algarve-lancam-projecto-de-internacionalizacao/feed/ 0
Ministério da Agricultura inicia programa experimental de luta biológica contra a Trioza erytreae http://agriculturaemar.com/ministerio-da-agricultura-inicia-programa-experimental-de-luta-biologica-contra-a-trioza-erytreae/ http://agriculturaemar.com/ministerio-da-agricultura-inicia-programa-experimental-de-luta-biologica-contra-a-trioza-erytreae/#respond Fri, 29 Nov 2019 08:22:06 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45995 O Ministério da Agricultura, através da Autoridade Fitossanitária Nacional, iniciou o programa experimental de luta biológica contra a praga de quarentena Trioza erytreae, com largadas experimentais de um insecto parasitoide específico. O Trioza erytreae, além de provocar estragos directos consideráveis nos citrinos, é vector da doença, considerada como a mais grave a nível mundial para …

O post Ministério da Agricultura inicia programa experimental de luta biológica contra a Trioza erytreae aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O Ministério da Agricultura, através da Autoridade Fitossanitária Nacional, iniciou o programa experimental de luta biológica contra a praga de quarentena Trioza erytreae, com largadas experimentais de um insecto parasitoide específico.

O Trioza erytreae, além de provocar estragos directos consideráveis nos citrinos, é vector da doença, considerada como a mais grave a nível mundial para estas espécies vegetais, denominada Huanglongbing (Citrus greening ou psila dos citrinos) causada pela bactéria Candidatus liberibacter, ainda não presente no território europeu, mas que se pretende evitar a sua entrada.

Largada experimental

A largada experimental, do parasitoide Tamarixia dryi, foi realizada no passado mês de Outubro, em 4 locais na região Centro do País e 3 locais na região oeste, numa estreita colaboração entre a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária e a Dirección General de Sanidad de la Producción Agraria, o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Instituto Canario de Investigaciones Agrarias e o Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias.

A largada experimental, acompanhada também pelas Direcções Regionais de Agricultura e Pescas de Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, envolveu a libertação de cerca de 1.800 insectos, após a realização de uma análise prévia de risco e depois de obtida uma autorização de experimentação no contexto da legislação específica das espécies exóticas.

Programa também em Espanha

Os resultados já obtidos em outras regiões, nomeadamente nas Ilhas Canárias, indicam excelentes taxas de parasitismo que estão a conduzir ao bom controlo da Trioza erytreae. Programa similar foi iniciado também, em Outubro último, na Galiza.

Os locais onde foram agora realizadas a solta dos insectos, em território nacional e também na Galiza, estão a ser monitorizados esperando-se vir obter os primeiros resultados na próxima Primavera.

A praga

A Trioza erytreae, ou psila africana dos citrinos, é um insecto considerado de quarentena para os citrinos e outros hospedeiros, provocando estragos muito graves. A sua presença no espaço da União Europeia era até agora conhecida apenas na Ilha da Madeira e Canárias.

Este insecto, para além de provocar estragos directos, pode veicular uma doença muito grave dos citrinos denominada Huanglongbing (ou Citrus greening) causada por uma bactéria muito destrutiva Candidatus Liberibacter africanus.

No Grande Porto desde 2015

Em Dezembro de 2014, Espanha notificou a primeira detecção desta praga no seu território continental, na zona da Galiza, ocorrendo vários focos na zona de Pontevedra. Na sequência da notificação daqueles focos e dada a sua proximidade com o Norte de Portugal, foi levada a cabo uma vigilância suplementar particularmente dirigida àquela região, tendo sido detectada a presença deste insecto em citrinos isolados em jardins particulares na área do Grande Porto em Janeiro de 2015.

Mais Informação sobre Trioza erytreae aqui.

Agricultura e Mar Actual

Ver também:

Trioza erytreae: zona demarcada do insecto vector da psila dos citrinos actualizada

 

O post Ministério da Agricultura inicia programa experimental de luta biológica contra a Trioza erytreae aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/ministerio-da-agricultura-inicia-programa-experimental-de-luta-biologica-contra-a-trioza-erytreae/feed/ 0
Colheita da amêndoa confirma aumento de produção em 55% http://agriculturaemar.com/colheita-da-amendoa-confirma-aumento-de-producao-em-55/ http://agriculturaemar.com/colheita-da-amendoa-confirma-aumento-de-producao-em-55/#respond Mon, 25 Nov 2019 16:00:31 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45842   A colheita da amêndoa veio confirmar o expressivo aumento de produção inicialmente previsto, estimando-se que possa atingir as 34 mil toneladas (55% acima do valor alcançado em 2018), revela o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE). A entrada em produção ou em plena produção …

O post Colheita da amêndoa confirma aumento de produção em 55% aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
 

A colheita da amêndoa veio confirmar o expressivo aumento de produção inicialmente previsto, estimando-se que possa atingir as 34 mil toneladas (55% acima do valor alcançado em 2018), revela o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A entrada em produção ou em plena produção dos novos pomares (com variedades, compassos e sujeitos a intervenções agronómicas que permitem alcançar produtividades muito superiores às observadas nos tradicionais) contribuiu decisivamente para este resultado.

Produção de castanha aumenta pelo terceiro ano consecutivo

Por outro lado, avançam os técnicos do Instituto Nacional de Estatística que a precipitação verificada ao longo do mês em Trás-os-Montes permitiu que se iniciasse a apanha da castanha, nomeadamente por ter promovido a abertura dos ouriços.

Os primeiros resultados apontam para uma produção aquém do inicialmente estimado, em resultado do calibre inferior das castanhas e de uma significativa parcela de frutos com bichado da castanha. Ainda assim, prevê-se um aumento de 5% da produção, face à campanha anterior.

Outubro seco

Acrescentam os técnicos do INE que o mês de Outubro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como seco, com uma precipitação média que correspondeu a 81% do valor normal (1971-2000).

Até ao dia 12 não ocorreu precipitação em todo o território continental, sendo que a partir daí os valores de precipitação significativos registaram-se essencialmente nas regiões do litoral Norte e Centro. Quanto à temperatura, o mês classificou-se como normal, com a temperatura média do ar, 16,8ºC, a registar um desvio de +0,5ºC face à normal.

Agricultura e Mar Actual

O post Colheita da amêndoa confirma aumento de produção em 55% aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/colheita-da-amendoa-confirma-aumento-de-producao-em-55/feed/ 0
INE prevê queda de produção de pêra e de kiwi de 5% http://agriculturaemar.com/ine-preve-queda-de-producao-de-pera-e-de-kiwi-de-5/ http://agriculturaemar.com/ine-preve-queda-de-producao-de-pera-e-de-kiwi-de-5/#respond Mon, 25 Nov 2019 15:00:43 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45839 A colheita de pêra concluiu-se ainda em Setembro. Registaram-se, já muito perto da colheita e sobretudo no Baixo Oeste (zona que produz, em média, mais de 40% do total nacional), fortes ataques de estenfiliose que, ao evoluírem para podridões, conduziram à queda precoce do fruto ou impediram a sua comercialização. Assim, diz o Boletim Mensal …

O post INE prevê queda de produção de pêra e de kiwi de 5% aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A colheita de pêra concluiu-se ainda em Setembro. Registaram-se, já muito perto da colheita e sobretudo no Baixo Oeste (zona que produz, em média, mais de 40% do total nacional), fortes ataques de estenfiliose que, ao evoluírem para podridões, conduziram à queda precoce do fruto ou impediram a sua comercialização.

Assim, diz o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE), prevê-se uma diminuição na produção de 5% face à campanha anterior e de 10% face à média das últimas cinco campanhas.

Menor carga de frutos nos pomares de kiwi

Acrescentam os técnicos do do Instituto Nacional de Estatística que a maioria dos pomares de kiwi ainda se encontram na fase de desenvolvimento do fruto. Esta campanha ficou marcada por atrasos na floração e uma menor carga de frutos, por comparação com a anterior, mas as condições meteorológicas do final do Verão, princípio do Outono, decorreram favoravelmente ao desenvolvimento dos kiwis.

Assim, apesar de se prever uma diminuição de 5%, face a 2018, a produção desta campanha deverá ser 15% superior à média quinquenal, adianta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2019.

Reservas hídricas

Quanto às reservas hídricas, diz o INE que o volume de água armazenado nas albufeiras de Portugal continental encontrava-se nos 56% da capacidade total, inferior ao valor registado no final do mês anterior (57%) e ao valor médio de 65% (1990/91-2018/19).

Também em charcas e açudes particulares, em especial no Alentejo, o armazenamento de água é inferior ao normal, existindo situações de esgotamento total. A insuficiência hídrica reflecte-se essencialmente nas explorações pecuárias, com constrangimentos no abeberamento dos efectivos, ultrapassados recorrendo ao transporte de água a partir de reservas públicas ou de explorações vizinhas.

Estas condições meteorológicas e hidrológicas permitiram a realização da maioria dos trabalhos agrícolas normais da época, como sejam a conclusão das vindimas, a apanha da castanha, as colheitas do milho e arroz e a preparação dos solos para as sementeiras das culturas de Outono/Inverno.

Agricultura e Mar Actual

O post INE prevê queda de produção de pêra e de kiwi de 5% aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/ine-preve-queda-de-producao-de-pera-e-de-kiwi-de-5/feed/ 0
COTHN apresenta balanço da campanha da maçã de 2019 em Moimenta da Beira http://agriculturaemar.com/cothn-apresenta-balanco-da-campanha-da-maca-de-2019-em-moimenta-da-beira/ http://agriculturaemar.com/cothn-apresenta-balanco-da-campanha-da-maca-de-2019-em-moimenta-da-beira/#respond Sun, 24 Nov 2019 12:00:31 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45783 O COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional apresenta o Balanço de Campanha da Maçã de 2019, no próximo dia 28 de Novembro, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, a partir das 9h30. As inscrições estão abertas e são gratuitas mas de registo obrigatório, aqui. Para além do balanço …

O post COTHN apresenta balanço da campanha da maçã de 2019 em Moimenta da Beira aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional apresenta o Balanço de Campanha da Maçã de 2019, no próximo dia 28 de Novembro, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, a partir das 9h30.

As inscrições estão abertas e são gratuitas mas de registo obrigatório, aqui.

Para além do balanço da campanha por parte dos representantes da fileira, pode também ficar a par dos resultados de 2018 e 2019 do Grupo Operacional Macfertiqual.

Programa

09h30 – Recepção dos participantes

10h00 – Sessão de Abertura:
Presidente da Câmara de Moimenta da Beira: José Eduardo Ferreira
Representante da Associação de Fruticultores da Beira Távora: Ana Pinto (Coordenadora Geral)
Representante do COTHN-CC: Carmo Martins (Secretária Geral)

10h15 – Halyomorpha Halys: uma ameaça à fruticultura nacional
Hugo Gaspar (CFE – Universidade de Coimbra)

10h35 – Apresentação dos resultados de 2018 e 2019 do GO Macfertiqual
Patrícia Almeida (ISA/UL)

10h55 – Apresentação dos resultados do GO Estratégias de protecção fitossanitária para a produção sustentável da maçã – Professora Isabel Cortez (UTAD)

11h15 – Apresentação do Balanço da Campanha da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA)
Susana Costa (APMA)

11h40 – Apresentação do Balanço da Campanha da Beyra Douro Fruits
António Tojal (Beyra Douro Fruits)

12h00 – Debate do balanço da Campanha com os participantes

12h45 – Encerramento

Almoço livre

14h30 – Visita a pomares na região

Agricultura e Mar Actual

O post COTHN apresenta balanço da campanha da maçã de 2019 em Moimenta da Beira aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/cothn-apresenta-balanco-da-campanha-da-maca-de-2019-em-moimenta-da-beira/feed/ 0
Nuno Russo sublinha posições conjuntas com Espanha para defesa da produção e da saúde animal e vegetal http://agriculturaemar.com/nuno-russo-sublinha-posicoes-conjuntas-com-espanha-para-defesa-da-producao-e-da-saude-animal-e-vegetal/ http://agriculturaemar.com/nuno-russo-sublinha-posicoes-conjuntas-com-espanha-para-defesa-da-producao-e-da-saude-animal-e-vegetal/#respond Fri, 22 Nov 2019 15:31:43 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45768 O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, participou hoje, 22 de Novembro, na sessão de encerramento do 55.º Encontro Luso-Espanhol de Zoosanidade e de Fitossanidade Agrária, onde se encontram os serviços oficiais portugueses (Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária) e espanhóis (Dirección General de Sanidad de la Produción Agraria). Nuno Russo salientou …

O post Nuno Russo sublinha posições conjuntas com Espanha para defesa da produção e da saúde animal e vegetal aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, participou hoje, 22 de Novembro, na sessão de encerramento do 55.º Encontro Luso-Espanhol de Zoosanidade e de Fitossanidade Agrária, onde se encontram os serviços oficiais portugueses (Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária) e espanhóis (Dirección General de Sanidad de la Produción Agraria).

Nuno Russo salientou que “estes encontros também servem para se articularem esforços conjuntos e posições a assumir nos diferentes grupos de trabalho em Bruxelas, especialmente naquelas matérias que são de grande interesse para a agricultura e a pecuária Ibéricas”.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural “as ameaças do presente não diferem muito das que se foram sucedendo ao longo de mais de meio século”.

Doenças animais

Neste 55.º Encontro Luso- Espanhol, em Santarém, foram debatidas questões sanitárias muito relevantes para os dois países, como por exemplo o controlo e erradicação de brucelose bovina, ovina e caprina nas diferentes regiões de Portugal e nas regiões contíguas de Espanha; a erradicação da tuberculose bovina em ambos os países, incluindo a vigilância sanitária na fauna silvestre e o controlo dos sub-produtos da caça, fundamentais para o combate a esta doença bem como a situação da Peste Suína Africana na UE e Ásia e o reforço das medidas preventivas que se justificam em face da evolução de doença.

No que respeita aos assuntos fitossanitários também foram tratados diversos temas que são comuns aos dois lados da fronteira, nomeadamente as estratégias de combate a ameaças sanitárias que afectam actualmente diversas espécies de interesse agronómico, como a batateira, os citrinos, os castanheiros e ainda questões relacionadas com o “uso menor de produtos fitofarmacêuticos em plantas ornamentais e florestais”.

Agricultura e Mar Actual

O post Nuno Russo sublinha posições conjuntas com Espanha para defesa da produção e da saúde animal e vegetal aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/nuno-russo-sublinha-posicoes-conjuntas-com-espanha-para-defesa-da-producao-e-da-saude-animal-e-vegetal/feed/ 0
INE prevê aumento de 35% na produção de maçã e de 55% na amêndoa http://agriculturaemar.com/ine-preve-producao-de-maca-com-registo-historicamente-elevado-aumento-de-35/ http://agriculturaemar.com/ine-preve-producao-de-maca-com-registo-historicamente-elevado-aumento-de-35/#respond Wed, 20 Nov 2019 19:00:42 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45731 As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística, em 31 de Outubro, apontam para aumentos significativos na produção de maçã (+35%, face à campanha anterior) e de amêndoa (+55%), resultado de condições meteorológicas favoráveis e da entrada em produção de pomares novos. Os técnicos do INE prevêem também o aumento de produtividades nos olivais para …

O post INE prevê aumento de 35% na produção de maçã e de 55% na amêndoa aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística, em 31 de Outubro, apontam para aumentos significativos na produção de maçã (+35%, face à campanha anterior) e de amêndoa (+55%), resultado de condições meteorológicas favoráveis e da entrada em produção de pomares novos.

Os técnicos do INE prevêem também o aumento de produtividades nos olivais para produção de azeitona para azeite (+20%), com os olivais tradicionais a responderem positivamente à precipitação de meados do mês.

Castanha

Para a castanha, cuja apanha começou este mês, estima-se um aumento de produção de 5%. Em sentido contrário, prevêem-se reduções na produção de pêra e kiwi (-5%). Na vinha, a produção deverá ser semelhante à alcançada na vindima anterior, apesar da heterogeneidade em termos regionais.

Tomate para a indústria

Nas culturas anuais, destaque para o tomate para a indústria, cuja produção deverá ser superior a 1,4 milhões de toneladas, numa campanha com produtividades médias a rondar as 95 toneladas por hectare, ao nível das melhores de sempre.

No milho de regadio a produção deverá rondar as 700 mil toneladas, próxima da alcançada na campanha anterior. Já no arroz, e essencialmente devido às temperaturas pouco elevadas e baixa luminosidade, espera-se uma diminuição de 5% na produção.

Outubro seco

O mês de Outubro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como seco, com uma precipitação média que correspondeu a 81% do valor normal (1971-2000). Até ao dia 12 não ocorreu precipitação em todo o território continental, sendo que a partir daí os valores de precipitação significativos registaram-se essencialmente nas regiões do litoral Norte e Centro.

Quanto à temperatura, o mês classificou-se como normal, com a temperatura média do ar, 16,8ºC, a registar um desvio de +0,5ºC face à normal.

Agricultura e Mar Actual

O post INE prevê aumento de 35% na produção de maçã e de 55% na amêndoa aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/ine-preve-producao-de-maca-com-registo-historicamente-elevado-aumento-de-35/feed/ 0
Frusoal quer exportar laranja biológica Biogomo para a Escandinávia http://agriculturaemar.com/frusoal-quer-exportar-laranja-biologica-biogomo-para-a-escandinavia/ http://agriculturaemar.com/frusoal-quer-exportar-laranja-biologica-biogomo-para-a-escandinavia/#respond Tue, 19 Nov 2019 11:12:23 +0000 http://agriculturaemar.com/?p=45665 A Frusoal, organização de produtores líder na produção de citrinos em Portugal, quer exportar a laranja biológica Biogomo para os países da Escandinávia já no próximo ano. A primeira abordagem ao mercado foi feita já este mês com a participação, pela primeira vez, na Nordic Organic Food, a maior feira de produtos biológicos da região, …

O post Frusoal quer exportar laranja biológica Biogomo para a Escandinávia aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
A Frusoal, organização de produtores líder na produção de citrinos em Portugal, quer exportar a laranja biológica Biogomo para os países da Escandinávia já no próximo ano.

A primeira abordagem ao mercado foi feita já este mês com a participação, pela primeira vez, na Nordic Organic Food, a maior feira de produtos biológicos da região, que decorreu entre 13 e 14 de Novembro em Malmö, na Suécia.

Depois de dois dias de contactos com potenciais clientes, a Frusoal acredita que há espaço no mercado para a laranja produzida em modo biológico no Algarve, que se distingue da concorrência pelo sabor.

200 toneladas exportadas em 2020

“O mercado está desperto para novos fornecedores e recebemos muitos contactos de pessoas interessadas. A nossa vocação sempre foi o de fornecer fruta da forma tradicional e o nosso produto é uma novidade em termos de sabor, face à concorrência. Colhemos a laranja mais perto do seu ponto ideal de consumo e, por isso, é mais saborosa”, diz Pedro Madeira, sócio-gerente da Frusoal.

Em 2020 a Frusoal já irá exportar laranjas Biogomo, que chegam ao consumidor entre Janeiro e Março. A produção estimada neste ano de arranque é de 200 toneladas.

A presença na Nordic Organic Food faz parte do plano de internacionalização que a Frusoal tem em marcha para aumentar as suas vendas no exterior.

Aumentar laranja comercializada em mais de 40% no estrangeiro

O objectivo global da organização de produtores é aumentar em mais de 40% o volume de laranja comercializada fora de Portugal. Este crescimento acompanha a subida prevista na produção global, dos actuais 35 milhões de quilos para 50 milhões de quilos nos próximos quatro anos. As exportações representam 20% do total da produção.

O projecto de internacionalização é co-financiado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020, com o montante de investimento elegível global de €259.552,50, dos quais 45% (€116.798,63) são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Frusoal

Sediada em Vila Nova de Cacela (Vila Real de Santo António), a Frusoal iniciou actividade em 1990. Hoje, produz mais de 35 mil toneladas de citrinos (laranjas, tangerinas, clementinas e limões) numa área que ronda 1.400 hectares, espalhados por toda a região do Algarve.

Conta com cerca de 100 associados e dá emprego a 170 pessoas. Em 2018, a Frusoal registou um volume de negócios que superou 22,5 milhões de euros. Nos últimos anos, a Frusoal tem investido também na produção de dióspiro e abacate.

Agricultura e Mar Actual

O post Frusoal quer exportar laranja biológica Biogomo para a Escandinávia aparece primeiro no AGRICULTURA E MAR ACTUAL.

]]>
http://agriculturaemar.com/frusoal-quer-exportar-laranja-biologica-biogomo-para-a-escandinavia/feed/ 0