Início / Agricultura / Frutos / Frutos Frescos

Frutos Frescos

Madeira cria grupo de trabalho para avaliação do “Mal-do-Panamá” na banana

A Direcção Regional de Agricultura da Madeira criou o Grupo de Trabalho GT-Panamá, destinado a avaliar a situação do “Mal-do-Panamá” nas bananeiras, considerada a doença mais devastadora daquela cultura entre os anos 1900 e 1960. O “Mal-do-Panamá” é uma doença causada pelo fungo Fusarium Oxysporum sp., tendo surgido na região indo-malaia, região do …

Ler mais »

INIAV faz protocolo de colaboração científica com sociedade agrícola Torre das Figueiras

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Torre das Figueiras Sociedade Agrícola assinaram, no passado dia 18 de Julho, em Monforte, um protocolo de colaboração técnico-científica. Este protocolo visa actividades de experimentação, investigação e demonstração na cultura da amendoeira e da romãzeira que serão coordenadas pela Estação …

Ler mais »

Quer investir na cultura do medronho? Associação do sector faz curso em Odemira

O Fórum Florestal, Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho e a Associação Humanitária Dª Ana Pacheco vão realizar, nos dias 10 e 11 de Agosto, na Escola Básica de Sabóia, em Odemira, a terceira edição do curso de “Investimento na Cultura do Medronho”. As inscrições podem ser feitas …

Ler mais »

Fitossanitários com dimetoato proibidos no meloeiro

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi cancelado o uso de produtos fitossanitários com base em dimetoato em meloeiro. E realça que é também “oportuno alterar a prática agrícola associada ao uso de dimetoato em citrinos, sendo que o novo intervalo de segurança será de 120 dias”. Estas …

Ler mais »

Herbicida Touchdown Premium da Syngenta autorizado em cultura da banana

O herbicida Touchdown Premium da Syngenta recebeu uma extensão de autorização em culturas consideradas menores, nomeadamente para a cultura da banana. Este produto fitofarmacêutico era já recomendado para várias culturas de frutos, assim como para arroz, oliveira, nogueira e pousios. Segundo a Syngenta, trata-se de um herbicida sistémico, não selectivo, …

Ler mais »

Pêra e maçã já podem ser exportadas para a Jordânia. 49 mercados em negociação

O mercado da Jordânia está aberto à exportação de pêra e maçã nacionais, informa o Ministério da Agricultura. “Foram já estabelecidas as condições fitossanitárias para a exportação para o Reino Haxemita da Jordânia, de pêra e maçã produzidas em Portugal”, explica uma nota do Gabinete de Luís Capoulas Santos. Segundo …

Ler mais »

DGAV reforça tratamentos fitossanitários para controlo do insecto do Citrus Greening

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária reviu as medidas fitossanitárias aplicadas para controlo do trioza erytreae, o insecto vector da doença de Citrus Greening. E actualizou o mapa bem como a lista de freguesias que integram total ou parcialmente a zona demarcada de vigilância. As alterações foram feitas através do …

Ler mais »

Fungicida da AgroSapec, Bago de Ouro 98,5%, autorizado para cereja e batata-doce

O fungicida da SapecAgro Bago de Ouro 98,5% tem, desde 21 de Junho, uma nova função. Foi concedida a extensão de autorização de utilização em culturas consideradas menores, para que este possa ser aplicado em batata-doce e cerejeira, no combate à mosca branca (Bemisia tabaci) e larva-lesma (Caliroa cerasi), respectivamente. O produto …

Ler mais »