Início / Agricultura / Frutos / Frutos Frescos

Frutos Frescos

Modernização nos amendoais promove aumento do rendimento unitário

A instalação de novos pomares de amêndoa registou, a partir de 2011, um aumento significativo (cerca de 8,6 mil hectares entre 2011 e 2018), com variedades, compassos e intervenções agronómicas (regas, fertilização e acompanhamento fitossanitário). Dizem os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura …

Ler mais »

Produtividade dos pomares de maçã de Trás-os-Montes aumenta 58%

A colheita das variedades precoces de maçã iniciou-se no mês de Agosto, com produtos finais de qualidade (bons calibres e coloração). As principais regiões produtoras de maçã registam aumentos de produtividade face à campanha anterior, embora de forma bastante mais expressiva em Trás-os-Montes (+58%) comparativamente ao Ribatejo e Oeste (+10%). …

Ler mais »

Uva de mesa portuguesa já pode ser exportada para a China. Citrinos, pêra e maçã em negociação

Os agricultores portugueses já podem exportar uva de mesa para a China. “Após um intenso processo de negociações técnicas e diplomáticas”, foi hoje,20 de Setembro, aberto o mercado chinês à exportação de uva de mesa produzida em Portugal, informa o Ministério da Agricultura. O secretário de Estado da Agricultura está …

Ler mais »

Adrepes tem 100 macieiras camoesa de Sesimbra para dar. Candidate-se

A Adrepes – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, no âmbito de um projecto vencedor do Orçamento Participativo Portugal (OPP) 2017, lança a atribuição de um Prémio de 100 macieiras da variedade Camoesa ou Férrea Azóia-Sesimbra. Este prémio destina-se aos agricultores que exerçam actividade agrícola e que pretendam …

Ler mais »

Míldio e gomose basal nos citrinos: veja o que fazer para minimizar os danos

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Artigo adaptado da Circular nº 17 de 2019, da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho. Esta circular, bem como edições anteriores, pode também ser consultada e descarregada em: 1 – www.drapn.pt Fitossanidade > Avisos Agrícolas > Entre Douro …

Ler mais »

Açores. Ajuda do POSEI à produção de meloa cresce 22% em 2020

O apoio do POSEI Açores — Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas Regiões Ultra-periféricas — à produção de meloa vai aumentar 22% em 2020. O anúncio foi feito pelo secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, em Vila do Porto. “Em virtude da reclassificação …

Ler mais »