Início / Agricultura / Frutos

Frutos

PDR 2020 tem 7,5 milhões de euros para apoio à fruticultura

A entidade gestora do PDR 2020 — Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 informa que estão abertas candidaturas à Operação 3.2.1 – Investimento na Exploração Agrícola — Fruticultura (17.º Anúncio). Este apoio tem uma dotação financeira total de 7,5 milhões de euros para apoiar a fruticultura. As candidaturas podem ser feitas …

Ler mais »

INIAV: luta biológica ao cancro do castanheiro “só deve ser aplicada em condições determinadas e com autorização”

O cancro do castanheiro é um dos principais problemas que afecta soutos e castinçais em Portugal. “A luta biológica pode ser uma “ferramenta” com potencial para o controlo da doença, no entanto, só deve ser aplicada em condições determinadas e com autorização”. Quem o diz é Helena Bragança, do INIAV …

Ler mais »

Fundão recebe primeira sessão dos Fóruns de Modernização da Agricultura do Crédito Agrícola

O Grupo Crédito Agrícola vai promover no próximo dia 8 de Maio, às 14 horas, a primeira sessão temática no âmbito dos Fóruns de Modernização da Agricultura, no Auditório da Caixa da Região do Fundão e Sabugal. A sessão vai ter como tema central a fileira da cereja no Fundão. …

Ler mais »

Legumes e fruta sem resíduos de pesticidas? Eram 49,7% em 2017. Mas 93,1% dentro da lei

A A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária já divulgou o seu relatório de Controlo Nacional de Resíduos de Pesticidas em Produtos de Origem Vegetal no ano de 2017. No total, são reportados neste relatório os resultados de 710 amostras. Do total das amostras analisadas, 93,1% estavam conformes, ou …

Ler mais »

Edição de 2019 do Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas disponível

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de divulgar o Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Agrícolas e Hortícolas (CNV), edição de 2019. Para serem inscritas no CNV, as variedades são submetidas a ensaios oficiais de Distinção, Homogeneidade e Estabilidade (DHE), realizados pela DGAV e, para as espécies …

Ler mais »

Diversificação hortícola e frutícola dos Açores cresce 10% ao ano entre 2016 e 2108

A evolução da produção de hortícolas e frutícolas nos Açores, no que diz respeito à diversificação agrícola, tem sido “muito positiva” nos últimos anos. Entre 2016 e 2018, registou um crescimento médio anual de 10%. O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou ontem, 30 de Abril, que as áreas …

Ler mais »

Estação de Avisos de Castelo Branco: no combate aos afídeos dos citrinos evite fitofarmacêuticos tóxicos para abelhas

A Estação de Avisos de Castelo Branco já publicou o seu Aviso Agrícola de Abril e alerta: no combate aos afídeos dos citrinos “durante a floração das fruteiras, não aplique produtos fitofarmacêuticos tóxicos para abelhas e outros insectos polinizadores, evitando assim a destruição dos insectos auxiliares, problemas na polinização e …

Ler mais »