Início / Agricultura / Frutos

Frutos

Clima leva a queda de produção nos pomares, vinho e azeite na campanha 2015/2016

Os cereais conseguiram as produtividades mais elevas desde 2008. Mas verificou-se um decréscimo de produção nos pomares e na azeitona enquanto a vindima decorreu sem problemas, mas com a produção a cair. São os dados do boletim de Estatísticas Agrícolas hoje, 20 de Julho, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A …

Ler mais »

Previsões agrícolas apontam para bom ano nas fruteiras com boa produção de batata e tomate

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE) para 2017, no final de Maio de 2017, apontam para “um bom ano nas fruteiras” e aumentos da área cultivada de batata de regadio e tomate para indústria. Em contrapartida, são esperadas diminuições nos cereais de Outono/Inverno, segundo o boletim de Estatísticas Agrícolas publicado …

Ler mais »

Quer investir na cultura do medronho? Associação do sector faz curso em Odemira

O Fórum Florestal, Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho e a Associação Humanitária Dª Ana Pacheco vão realizar, nos dias 10 e 11 de Agosto, na Escola Básica de Sabóia, em Odemira, a terceira edição do curso de “Investimento na Cultura do Medronho”. As inscrições podem ser feitas …

Ler mais »

Soutos os Cavaleiros distinguida com projecto de transformação de frutos de casca rija

O projecto Frucari – Transformação e Comercialização de Frutos da Casca Rija da Cooperativa Soutos Os Cavaleiros foi distinguido na 5ª edição do programa EDP Empreendedor Sustentável Sabor. O plano de negócios da Cooperativa conseguiu o 1º Lugar na Categoria Prémio Municipal e ficou nos 3 melhores na Categoria Prémio de Mérito …

Ler mais »

Cotações – Frutos Secos – Informação Semanal – 10 a 16 Julho 2017

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Mercados de produção Alfarroba – Na região do Algarve, a oferta de alfarroba “inteira” foi baixa e a procura também. Escoamento fraco. Cotações estáveis. Escoamento regular para a alfarroba “grainha”. Cotações estáveis. A oferta de alfarroba “triturado grosso” foi baixa, assim …

Ler mais »

Fitossanitários com dimetoato proibidos no meloeiro

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi cancelado o uso de produtos fitossanitários com base em dimetoato em meloeiro. E realça que é também “oportuno alterar a prática agrícola associada ao uso de dimetoato em citrinos, sendo que o novo intervalo de segurança será de 120 dias”. Estas …

Ler mais »