Início / Agricultura / Fertilizantes e Fitossanitários

Fertilizantes e Fitossanitários

Projecto Carts vai a Évora explicar optimização de aplicação de fertilizantes na vinha

A optimização na aplicação de fertilizantes e/ou pesticidas na vinha, objectivo do Projecto Caerts, vai ser o foco central do segundo workshop que se vai realizar dia 27 de Setembro, no Parque de Ciência e Tecnologia de Évora. O projecto está a criar um protótipo através do qual garante que …

Ler mais »

Pesticidas com beta-cipermetrina têm riscos para abelhas. Reprovados na UE

A Comissão Europeia não renovou a autorização da utilização de beta-cipermetrina em fitossanitários, afirmando que os pesticidas com aquela substância activa são “um risco elevado para os organismos aquáticos, as abelhas e os artrópodes”. O pedido tinha sido feito pela empresa Cerexagri SAS, do Reino Unido. Segundo o Regulamento de Execução 2017/1526 da …

Ler mais »

Fitofarmacêuticos: substância activa hidrazida maleica tem autorização renovada

A Comissão Europeia autorizou a renovação da utilização da substância activa hidrazida maleica (sal de potássio) em produtos fitofarmacêuticos. Esta substância é utilizada em reguladores de crescimento de hortícolas como a batata, alho e cebola. A Comissão decidiu ainda “retirar a restrição de utilização exclusivamente como regulador de crescimento”. Segundo o Regulamento …

Ler mais »

Formadores de aplicação especializada de fitofarmacêuticos com novas regras

O Regulamento Especifico 3 (RE3) que altera as condições de reconhecimento dos formadores dos cursos de Aplicação Especializada de Produtos Fitofarmacêuticos – Produtos de Tratamento de Solo (AEPFS)” e de “Aplicação especializada de Produtos de Tratamento em Ambiente Confinado (AEPFAC) tem novas regras. Foi publicada a 1.ª revisão do regulamento, informa …

Ler mais »

Fitossanitários com DPX KE 459 têm de sair do mercado até 13 de Dezembro de 2018

A Comissão Europeia não renovou a autorização da utilização da substância activa DPX KE 459 (flupirsulfurão-metilo) em fitossanitários, nomeadamente em pesticidas, por ter riscos cancerígenos. Diz o Regulamento de Execução 2017/1496 da Comissão de 23 de Agosto de 2017 que, os Estados-Membros devem dispor de tempo suficiente para retirarem as autorizações dos …

Ler mais »

Startup chilena garante triplicar tamanho de fruta e legumes com fertilizante Nitrosato

A Nitrosato, uma startup chilena saída da incubadora Brain Chile, acaba de lançar o Nitrato Hogar, um fertilizante orgânico e bioestimulante destinado à agricultura familiar, pequenas culturas e hortas caseiras, com o qual garante triplicar o tamanho dos frutos e legumes. Os cientistas empreendedores, da Universidade de Santiago do Chile, …

Ler mais »

Luta contra a flavescência dourada da videira obrigatória na Madeira até 1 de Setembro

A luta contra o insecto vector da flavescência da videira é obrigatória em todas as vinhas das freguesias onde o insecto já foi detectado. A Região Autónoma da Madeira (RAM) pertence ao grupo das regiões com presença do insecto mas sem a presença da doença. Em resultado dos trabalhos de prospecção …

Ler mais »

Lista das autorizações de emergência de produtos fitofarmacêuticos está actualizada

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária actualizou, no passado dia 18 de Agosto, a lista das autorizações de emergência concedidas para produtos fitofarmacêuticos. As autorizações passam por culturas como as protegidas do morangueiro e tomateiro, agrião de água, olival, batateira, cenoura, hortelã, cebolinho, salsa e coentros. Pode consultar a …

Ler mais »

Horticultura do Oeste prepara curso de distribuição e comercialização de fitofarmacêuticos

A AIHO – Associação Inter-profissional de Horticultura do Oeste está a organizar uma formação de Distribuição e Comercialização de Produtos Fitofarmacêuticos (balconistas) – DCPF, a iniciar no dia 25 de Setembro e a terminar no dia 4 de Outubro nas instalações da Louricoop – Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho …

Ler mais »

Agricultores de Mafra com desconto em curso de renovação de cartão de aplicador de fitossanitários

A Gabiverde – Formação Profissional está a organizar o curso de “Actualização em Aplicação de Produtos Fitossanitários”, necessário à renovação do cartão de aplicador. Os sócios da Associação de Agricultores do Concelho de Mafra têm um desconto de 10%. O objectivo desta formação, a realizar em data a definir durante …

Ler mais »