Início / Agricultura / Fertilizantes e Fitossanitários

Fertilizantes e Fitossanitários

Plano de Acção para Uso Sustentável dos Fitofarmacêuticos, 1.ª revisão aprovada

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi aprovada a 1.ª revisão do Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos (2018-2023). As alterações foram aprovadas pela Portaria n.º 81/2019 de 20 de Março Neste Plano Nacional, que será implementado no próximo quinquénio, “continua a …

Ler mais »

Estação de Avisos Agrícolas de Castelo Branco alerta para a lepra dos pessegueiros

A Estação de Avisos Agrícolas de Castelo Branco acaba de disponibilizar a Circular nº 3/2019, onde alerta para a lepra dos pessegueiros; o crivado, a cilindrosporiose e a moniliose das cerejeiras; o pedrado das macieiras e pereiras; e o Olho de Pavão do olival. Pessegueiros: Lepra Explica aquela Estação de …

Ler mais »

Expojardim, Urban Garden, Frutitec e Iberopragas na FIL a partir de 22 de Março

As feiras Expojardim, Urban Garden, Frutitec e Iberopragas decorrem, de 22 a 24 de Março, na FIL — Feira Internacional de Lisboa, com a organização a cargo da Exposalão. A Expojardim — Feira de Máquinas, Equipamentos, Produtos, Piscinas e Acessórios para Jardinagem ganha força e com um novo formato ruma …

Ler mais »

Quercus e Alvito celebram Semana Internacional sem Pesticidas com Conferência sobre ervas espontâneas

A Quercus — Associação Nacional de Conservação da Natureza e o Município de Alvito celebram a Semana Internacional sem Pesticidas com a realização da “Conferência sobre as Ervas Espontâneas: Caminhada, Conferência e Degustação”, no dia 21 de Março, a partir das 15 horas no Alvito. E a 23 de de …

Ler mais »

Depois de ler este artigo, a adubação verde será a sua nova melhor amiga! Não acredita? Comprove!

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola O que é adubação verde? Não sei se já ouviu falou de adubação verde, provavelmente até já. No entanto, para quem ainda não ouviu ou quer saber mais sobre este assunto este é uma boa oportunidade …

Ler mais »

Pedro Fevereiro: “glifosato é um dos herbicidas menos tóxicos actualmente utilizados”

“O glifosato é um dos herbicidas menos tóxicos actualmente utilizados, de acordo com o nível de efeito crónico não observado (NOEL). É também um dos herbicidas com menor Quociente de Impacto Ambiental (EIQ). É por isso que é utilizado para controlo de ervas daninhas nos passeios das povoações”. Quem o …

Ler mais »

É seguro só luta química num jardim?

Artigo de opinião de Sara Couto, Engenheira Agrónoma e autora do blog Um deserto a Florir #proteçãointegrada #jardim #fitofarmacos #proteçãodeculturas #pragas #doenças Na maioria das vezes um jardim é um pequeno espaço com área de grande contacto susceptível a todos crianças, adultos, animais pelos 5 sentidos pelo toque, ingestão, visão, audição …

Ler mais »

Syngenta lança o primeiro bio-insecticida em Portugal

A Syngenta apresenta esta campanha cinco novas soluções para controlo de pragas e doenças em vinha, fruteiras, culturas hortícolas, olival e arroz, entre as quais o Costar, à base de Bacillus thuringiensis, o primeiro bio-insecticida Syngenta à venda em Portugal. Com estes novos lançamentos, direccionados por culturas, a Syngenta “procura responder …

Ler mais »