Início / Agricultura / Fertilizantes e Fitossanitários

Fertilizantes e Fitossanitários

Fitossanitários com dimetoato proibidos no meloeiro

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi cancelado o uso de produtos fitossanitários com base em dimetoato em meloeiro. E realça que é também “oportuno alterar a prática agrícola associada ao uso de dimetoato em citrinos, sendo que o novo intervalo de segurança será de 120 dias”. Estas …

Ler mais »

Sub-directora-geral da DGAV: “população em geral desconhece a realidade da agricultura”

A Anipla – Associação Nacional da Indústria para a protecção das Plantas  foi falar com Ana Paula Carvalho, subdirectora-geral da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Em entrevista à FitoSíntese, a revista da Anipla, de Julho, aquela responsável disse que a “população em geral desconhece a realidade da agricultura, as suas dificuldades e …

Ler mais »

Herbicida Touchdown Premium da Syngenta autorizado em cultura da banana

O herbicida Touchdown Premium da Syngenta recebeu uma extensão de autorização em culturas consideradas menores, nomeadamente para a cultura da banana. Este produto fitofarmacêutico era já recomendado para várias culturas de frutos, assim como para arroz, oliveira, nogueira e pousios. Segundo a Syngenta, trata-se de um herbicida sistémico, não selectivo, …

Ler mais »

Empresa chinesa procura produtores de fertilizantes de libertação controlada

Uma empresa chinesa especializada na distribuição de produtos agrícolas europeus no mercado chinês procura produtores de fertilizantes “de libertação controlada inovadores, eficazes e com tecnologia avançada”. Segundo a secção de Oportunidades de Negócio da Enterprise Europe Network, a empresa pretende actuar como distribuidora. Para mais informações, procurar pela referência CN-2017-218 …

Ler mais »

Fungicida da AgroSapec, Bago de Ouro 98,5%, autorizado para cereja e batata-doce

O fungicida da SapecAgro Bago de Ouro 98,5% tem, desde 21 de Junho, uma nova função. Foi concedida a extensão de autorização de utilização em culturas consideradas menores, para que este possa ser aplicado em batata-doce e cerejeira, no combate à mosca branca (Bemisia tabaci) e larva-lesma (Caliroa cerasi), respectivamente. O produto …

Ler mais »

Fitofarmacêuticos com fosfonatos de potássio classificados como adubo têm ser retirados do mercado

Os produtos fitofarmacêuticos que integrem na sua constituição fosfonatos de potássio e se encontrem colocados no mercado como “Adubo CE” deverão ser retirados do mercado, não podendo ser comercializados como tal. Segundo um comunicado conjunto da DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e da DGAE – Direcção-Geral das Actividades Económicas, …

Ler mais »

NutriSapec diz que é tempo de aplicar CalFinish nos pomares

O CalFinish é o adubo elementar rico em cálcio da NutriSapec, que a empresa diz ser tempo de aplicar nos pomares. Este fitossanitário é indicado para fruteiras, cereais, hortícolas, olival e vinha. O CalFinish, é uma solução fertilizante à base de cálcio enriquecida com boro e zinco quelatado. Este produto, …

Ler mais »

Epagro recomenda Afromyl, o nematodicida sistémico para hortícolas

O Afromyl é um nematodicida sistémico para hortícolas distribuído pela Epagro – Serviços Agrícolas. Um produto da Indústrias Afrasa indicado para as culturas de beringela, courgette, pepino, pimenteiro e tomateiro. Este fitossanitário destina-se a ser aplicado ao solo mediante sistemas de rega gota-a-gota, criando uma zona de protecção nas raízes impedindo que nemátodos …

Ler mais »

Limite máximo de resíduos de dimetoato e ometoato no melão passa para 0,01 mg/kg

A Comissão Europeia alterou os limites máximos de resíduos (LMR) de dimetoato e ometoato para os melões. O novo limite desta substância activa é de 0,01 mg/kg.  A nova regra é aplicável a partir de 17 de Janeiro de 2018. Segundo o Regulamento 2017/1135 do Conselho de 23 de Junho de 2017, tudo começou …

Ler mais »

Biostásia propõe luta biológica à mosca branca com Eretmocerus eremicus

A Biostasia – Projectos e Serviços de Engenharia propõe a utilização da Eretmocerus eremicus para o controlo biológico da mosca branca. A Eretmocerus é uma pequena vespa que parasita as larvas de mosca branca, uma praga típica de estufas que afecta várias culturas. Segundo os responsáveis pela empresa, a Eretmocerus eremicus …

Ler mais »