Início / Agricultura / Fertilizantes e Fitossanitários

Fertilizantes e Fitossanitários

UE renova aprovação de propizamida como substância candidata a substituição

A Comissão Europeia renovou a aprovação da propizamida como substância candidata a substituição. E retira a restrição de utilização desta substância activa exclusivamente em herbicidas. Refere o Regulamento de Execução 2018/755 da Comissão, de 23 de Maio de 2018, que a avaliação do risco para a renovação da aprovação da propizamida baseia-se num número …

Ler mais »

DGAV esclarece controlo de infestantes em zonas urbanas à base de vinagre e sal

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de divulgar o Ofício Circular n.º 17/2018, no qual esclarece as regras de utilização de vinagre de álcool ou sal para controlo de plantas indesejadas em espaços urbanos, incluindo zonas de lazer ou jardins. Encontram-se aprovadas a nível comunitário 19 substâncias de …

Ler mais »

Insecticida Ciclone 5G da Agro Sapec autorizado para cultura da bananeira

A Sapec Agro Portugal informa que o insecticida Ciclone 5G foi autorizado para a cultura da bananeira. A solução prevê um tratamento localizado “de grande eficácia que actua por contacto, ingestão e fumigação, sendo um excelente aliado no controlo do carocho da bananeira (Cosmopolites sordidus)”, explica fonte da empresa. Esta …

Ler mais »

UE renova aprovação da substância activa forclorfenurão em fitofarmacêuticos

A Comissão Europeia acaba de renovar a aprovação da substância activa forclorfenurão na composição dos produtos fitofarmacêuticos. Segundo o Regulamento de Execução 2018/679 da Comissão, de 3 de Maio de 2018, a aprovação da substância activa forclorfenurão, tal como estabelecida na parte A do anexo do Regulamento de Execução (UE) n.o 540/2011, …

Ler mais »

DGAV alerta: proibido comer pinhões de pinheiros tratados com abamectina

A utilização de produtos fitofarmacêuticos com base em abamectina no controlo da processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa), por injecção no tronco em zonas urbanas e áreas de lazer é uma prática comum. Mas pode ser tóxico para os humanos. Por isso a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária alerta: “não …

Ler mais »

Estudo da Católica-Lisbon: população portuguesa desconhece realidade agrícola

O Centro de Estudos Aplicados da Católica-Lisbon, School of Business & Economics em parceria com a Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas realizou um estudo à população portuguesa, no passado mês de Março, para aferir o seu conhecimento quanto às realidades da produção agrícola. Este …

Ler mais »