Início / Agricultura / Fertilizantes e Fitossanitários

Fertilizantes e Fitossanitários

Investigadores da Universidade de Aveiro descobertas bactérias que podem contribuir para uma agricultura sustentável

Uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) descobriu que um grupo de bactérias ajuda as plantas a crescerem e a tolerarem períodos de seca. Descobertas em raízes de plantas selvagens do território nacional, as bactérias podem não só aumentar a produtividade agrícola, como ainda proteger dos efeitos nefastos …

Ler mais »

Faça os seus próprios biopesticidas- Parte II

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Cuide da sua horta: tenha atenção às pragas e doenças Os Biopesticidas tal como explicado na primeira parte do artigo(ver aqui) ajudam o planeta a tornar-se mais sustentável  e reduzem o risco de contaminação alimentar. Além de se revelarem  menos …

Ler mais »

OE 2019. PAN quer 23% de IVA nos pesticidas e 13% na alimentação de animais de companhia

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza, após o debate na generalidade do Orçamento do Estado (OE) para 2019, dá agora continuidade às negociações com o Governo na especialidade. O partido deu, para já, entrada de 75 propostas de alteração, nas áreas da justiça social e fiscal, saúde e alimentação, agricultura e florestas, protecção …

Ler mais »

Aprenda a fazer o seu próprio adubo caseiro! 5 dicas de adubos que pode fazer

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Adubo caseiro: uma alternativa viável para fertilizar as plantas? Já parou para pensar a quantidade de resíduos orgânicos que tem em casa que vão parar directamente no lixo porque não consegue ver utilidade neles? De facto, …

Ler mais »

ISQ desenvolve parceria com a EDIA para promover economia circular no Alqueva

O ISQ está a desenvolver em parceria com a EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva o projecto URSA — Unidades de Recirculação de Sub-produtos de Alqueva, encontrando-se em curso a implementação de uma unidade experimental na Herdade da Abóbada, localizada no Concelho de Serpa, na região do …

Ler mais »

Herbicidas com substância activa diquato: DGAV cancela autorizações de venda

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária vai proceder ao cancelamento das autorizações de venda de produtos fitofarmacêuticos contendo a substância activa diquato, não podendo estes herbicidas ser utilizados após a 4 de Fevereiro de 2020. Isto porque foi publicado o Regulamento (UE) 2018/1532 da Comissão Europeia de 12 de …

Ler mais »

Proibida a utilização e venda de sementes tratadas com produtos que contenham tirame

A Comissão Europeia não renovou a aprovação da substância activa tirame, proibindo a utilização e a venda de sementes tratadas com produtos fitofarmacêuticos que a contenham. A colocação no mercado e a utilização de sementes tratadas com produtos fitofarmacêuticos que contenham tirame é proibida a partir de 31 de Janeiro …

Ler mais »

Insecticidas com pimetrozina não podem ser utilizados a partir de 30 de Janeiro de 2020

A Comissão Europeia não renovou a aprovação da substância activa pimetrozina, usada em insecticidas para culturas como pomares de pessegueiros e citrinos, mas também em abóbora, melancia, melão, morango, pepino, pimento e tomate, entre outras. A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que o Regulamento (UE) 2018/1501 da Comissão de 9 …

Ler mais »