Início / Agenda / Castelo Branco acolhe Feira Nacional do Mel e XIX Fórum Nacional de Apicultura

Castelo Branco acolhe Feira Nacional do Mel e XIX Fórum Nacional de Apicultura

O concelho de Castelo Branco vai acolher entre os dias 16 e 18 de Novembro, o maior evento nacional dedicado ao sector apícola, com a realização em simultâneo da XIX edição do Fórum Nacional de Apicultura e da 17.ª Feira Nacional do Mel.

Vão ser abordados diferentes temas como o impacto que as alterações climáticas têm na apicultura portuguesa, os incêndios florestais e o seu impacto na flora apícola autóctone, ou a importância da apicultura familiar na economia regional.

A inauguração da XVII Feira Nacional do Mel realiza-se no dia 16 de Novembro, às 18 horas, no parque de estacionamento José Bento na Sr.ª da Piedade, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

A Sessão Solene de Abertura do XIX Fórum Nacional de Apicultura realiza-se no dia 17 de Novembro, às 9 horas, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, com a presença do presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, Joaquim Barreto.

Dedicada aos produtos de qualidade

A XVII Feira Nacional do Mel, este ano é especialmente dedicada aos produtos de qualidade, visando mostrar e impulsionar a criatividade e o engenho das empresas e da indústria dedicada ao mundo apícola.

Através da presença das nove Denominações de Origem Protegida de Mel Nacional e o mel de modo de produção biológico, esta Feira será um espaço de apresentação, divulgação das melhores práticas, produtos e projectos que vêm surgindo no campo da apicultura nacional e internacional.

Formação dedicada e conversas apícolas

Em ambos os eventos, haverá formação dedicada, conversas apícolas onde se discutirão os temas mais pertinentes para o desenvolvimento do sector apícola nacional, contando para o efeito, com a participação de vários apicultores, dirigentes, técnicos e investigadores, que vão procurar encontrar e definir os caminhos futuros da actividade apícola, em prol da sua valorização e dos territórios rurais de Portugal.

“Ambos os eventos se revelam essenciais e extremamente pertinentes, considerando que o sector apícola nacional apresenta, actualmente, uma dinâmica de crescimento e profissionalização nunca antes alcançadas”, refere a organização a cargo da autarquia de Castelo Branco.

Melhor mel de rosmaninho da Península Ibérica é de Castelo Branco

Castelo Branco, através dos investimento efectuados pela Câmara Municipal, como é o caso da Central Meleira, está a afirmar-se como um dos principais pólos de produção e transformação do mel em Portugal, prova disso mesmo é a recente atribuição a uma produtora local do prémio do melhor mel de rosmaninho produzido na Península Ibérica.

O Fórum Nacional de Apicultura é organizado pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), a Meltagus – Associação dos Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional, a Câmara Municipal de Castelo Branco, o Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade, o Centro de Apoio Tecnológico Agro-alimentar e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Pode consultar o programa do Fórum aqui e inscrever-se aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Federação Agrícola dos Açores: Reitor da Universidade de Coimbra é “contra a produção nacional”

O Reitor da Universidade de Coimbra vai proibir a carne de vaca na ementa das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.