Início / Agricultura / Castanha continua com dificuldade de escoamento nos mercados de produção

Castanha continua com dificuldade de escoamento nos mercados de produção

A castanha continua com dificuldade de escoamento nos mercados de produção. O fruto é pequeno devido à situação de seca extrema que tem assolado o País. A cotação média da castanha está nos 1,73 euros por quilo.

Segundo a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, relativa à semana de 30 de Outubro a 5 de Novembro, na região Norte, na área de mercado de Bragança, a situação da oferta/procura, na semana em análise, foi mais acentuada e o volume de transacções superiores. As cotações estiveram estáveis. mas, o escoamento “continuou com dificuldades porque o fruto é em geral de calibres miúdos e com falta de características para a comercialização, em virtude da seca extrema que se verificou ao longo de todo o ciclo vegetativo da cultura”, refere a análise do SIMA.

As castanhas apresentam-se com “pouco poder de conservação e as indústrias de transformação instaladas na região de Trás-os-Montes, hesitam quanto à realização de transacções”, acrescenta a mesma análise.

Na área de mercado de Chaves, a oferta de castanha “Judia”, foi inferior à procura alta. Escoamento sem dificuldades e cotações estáveis. A fraca precipitação contribuiu para a diminuição da produção da castanha e a sua qualidade.

Já na Região Centro, na área de mercado da Guarda, a oferta foi média e a procura também. Cotações estáveis.

Muito seca e bichada

Na área de mercado de Viseu, a procura interna e externa tem aumentado. Durante a semana em análise a oferta foi alta. A qualidade da maior parte do produto, (calibre baixo, muito seca e bichada) “não permite uma grande valorização. Cotações estáveis”, afirmam os técnicos do SIMA.

No Alentejo, na área de mercado de Portalegre, a oferta manteve-se ligeiramente superior à procura baixa. Fruto de pequeno calibre devido à seca. Cotações estáveis.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 13 a 19 Novembro 2017

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeitona de mesa Foi dada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *