Início / Agenda / Capoulas vai à China promover agricultura portuguesa

Capoulas vai à China promover agricultura portuguesa

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, inicia amanhã, 4 de Novembro, uma visita oficial à República Popular da China.

Ao longo de dois dias, o titular da pasta da Agricultura manterá contactos com operadores económicos e com as autoridades chinesas, tendo como objectivo a abertura daquele mercado a mais produtos nacionais e o aprofundamento das relações bilaterais.

Capoulas Santos retribui assim a visita das autoridades chinesas a Portugal, que permitiu a abertura do canal de exportação de carne de suíno nacional e de outros produtos.

Encontros com dirigentes de grandes empresas chinesas

Na agenda, para amanhã, estão diversos encontros com dirigentes de grandes empresas chinesas de importação, aos quais o próprio ministro quer apresentar o sector e os seus pontos fortes, como sejam “as garantias de qualidade e de elevados padrões de segurança alimentar”.

Ao fim do dia, Luís Capoulas Santos participa num Jantar Oficial oferecido pelo Presidente da República Popular da China.

Feira Internacional de Importação da China

Na segunda-feira, o ministro participa na inauguração da Feira Internacional de Importação da China (CIIE), que conta com a presença de uma vasta representação portuguesa, que receberá a visita do ministro da Agricultura, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Segue-se um encontro com o seu homólogo, o ministro da Agricultura e Assuntos Rurais, Hang Changfu, e logo depois uma outra reunião, com o ministro das Alfândegas.

A internacionalização é uma das “vertentes prioritárias da política do Governo, que está, neste momento, a trabalhar de forma intensa e empenhada na abertura de 53 mercados, para viabilização da exportação de 252 produtos, sendo 201 da área animal e 51 da área vegetal”, refere uma nota de imprensa do Gabinete de Capoulas Santos.

 

50 mercados, para 190 produtos

Desde que entrou em funções, este Governo já abriu 50 mercados, para 190 produtos (149 da área animal e 41 de origem vegetal). Em 2017, a produção do sector agrícola cresceu 7% e as exportações aumentaram 12%, um ritmo que corresponde ao dobro do ritmo da restante economia.

A comitiva do ministro da Agricultura integra uma delegação da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo dos Açores desafia agricultores a diminuir a dependência dos apoios

O director Regional da Agricultura afirmou, na ilha Terceira, que os agricultores devem apostar, cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.