Início / Agricultura / Capoulas apresenta Campanha Nacional de Combate à Vespa velutina em Marco de Canaveses
Foto: vespavelutina.eu

Capoulas apresenta Campanha Nacional de Combate à Vespa velutina em Marco de Canaveses

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, preside amanhã, 5 de Fevereiro, à sessão de apresentação da Campanha Nacional de Combate à Vespa velutina, também conhecida por vespa asiática. A sessão correrá no Marco de Canaveses, nos Paços do Concelho, a partir das 15 horas.

Trata-se de uma iniciativa que tem como objectivo apoiar a destruição dos ninhos de Vespa velutina, uma praga cuja presença tem vindo a aumentar no território nacional ao longo dos anos, afectando diversos sectores, em particular o da apicultura.

A apresentação do Plano de Acção de Combate à Vespa velutina está a cargo do director-geral de Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo.

Acção de demonstração

Terá igualmente lugar uma acção de demonstração de inactivação de ninho de Vespa velutina. O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, acompanham esta iniciativa.

“A presença do ministro no Marco de Canaveses é o reconhecimento pelo excelente trabalho que o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) está a realizar no combate à vespa velutina, sobretudo no que diz respeito à celeridade no tempo de resposta aos alertas (29 horas em média)”, realça um comunicado da autarquia presidida por Cristina Lasalete Cardoso Vieira.

485 ninhos destruídos no Marco de Canaveses

O Município alterou a estratégia de combate à Vespa Velutina em Janeiro de 2018, passando a colaborar com a Associação Nativa e seguindo as indicações do Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina (aqui) em Portugal, elaborado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

No ano de 2018 foram destruídos 485 ninhos de vespa asiática no Marco de Canaveses.

A sessão de apresentação da Campanha Nacional conta ainda com a Apresentação do ponto de situação – Plataforma SOS Vespa, pelo presidente do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Rogério Rodrigues.

Apoio de 1 milhão de euros para a campanha

Relembre-se que o Ministério da Agricultura vai apoiar com um milhão de euros a campanha nacional de destruição da vespa velutina, que ficará a cargo dos municípios, de acordo com despacho publicado sexta-feira em Diário da República.

O valor do apoio financeiro a atribuir por candidatura é de 10.000 euros, podendo ocorrer uma actualização do valor do apoio por motivo de “deficiente previsão ou aumento inesperado de ocorrências”, desde que exista disponibilidade de verba para o efeito, refere o despacho assinado por Miguel Freitas.

Saiba mais sobre a Vespa velutina aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Tavira: Feira da Dieta Mediterrânica debate turismo gastronómico sustentável

A VII Feira da Dieta Mediterrânica decorre de 5 a 8 de Setembro em Tavira. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.