Início / Agenda / Candidaturas abertas para criação de parques de madeira queimada

Candidaturas abertas para criação de parques de madeira queimada

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas informa que está aberto abertura um concurso de apresentação de candidaturas para a criação de Parques de Madeira Queimada de Espécies Resinosas ou ampliação da capacidade de armazenamento de parques já existentes.

O concurso, para “Parques para madeira de Serração” estará aberto em contínuo até se esgotar a capacidade máxima de 2 milhões de toneladas.

Para “Parques para madeira de trituração” estará aberto até 23 de Fevereiro de 2018.

Objectivos

Explica o Instituto que tendo em consideração a extensão da área florestal ardida em 2017, a qual originou, para além dos impactes ambientais e ecológicos, uma elevada quantidade de madeira ardida que importa valorizar, este concurso visa promover o aumento da capacidade instalada de parqueamento de madeira.

Além disso o concurso tem como objectivo minimizar os efeitos disruptivos nos mercados, nomeadamente ao nível do seu impacto nos produtores florestais e contribuindo também para a sustentabilidade do abastecimento das indústrias consumidoras.

Evitar a deterioração

Este aumento da capacidade de armazenamento, acrescenta o ICNF, permitirá ainda evitar a deterioração das características físicas e mecânicas da madeira com utilizações mais nobres, e, igualmente, contribuir para o cumprimento de medidas de protecção fitossanitária impostas no âmbito do controlo do nemátodo da madeira do pinheiro e de outros agentes bióticos nocivos.

Realce-se que a legislação em vigor, entre outras obrigações, determina a necessidade de promover o abate das coníferas hospedeiras do nemátodo da madeira do pinheiro (NMP) com sintomas de declínio, onde se incluem as árvores ardidas.

Pode consultar o aviso de abertura do concurso aqui. Ficha de inscrição aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Porto de Setúbal espera 30 navios de mercadorias até 2 de Março

A Administração do Porto de Lisboa tem previstos um total de 30 navios de mercadorias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *