Início / Agenda / Campo Pequeno celebra 125º aniversário com corrida de touros a 18 de Agosto

Campo Pequeno celebra 125º aniversário com corrida de touros a 18 de Agosto

O Campo Pequeno completa 125 anos de existência no próximo dia 18 de Agosto e, em reforço ao que tem sido um ano forte em momentos especiais convida toda a cidade a participar da sua agenda de iniciativas: uma corrida de touros com um “cartel luxuoso”, o lançamento de um selo comemorativo em edição limitada, uma sessão de fados e o pré-anúncio da edição de um livro de luxo com as memórias e a visão para o futuro do Campo Pequeno.

Excepcionalmente, a noite de dia 18 terá início às 21:00, com a actuação Charanga a Cavalo do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana, o único agrupamento do Mundo que executa trechos musicais a cavalo nos três andamentos naturais: passo, trote e galope, e que inclui 16 músicos, 4 fila-guias e um mestre clarim.

Seguir-se-á a entrega simbólica de uma mensagem à administração do Campo Pequeno com a apresentação de um selo comemorativo dos 125 anos, edição dos CTT. De acordo com Paula Resende, administradora do espaço, “trata-se de uma edição limitada em pagela que poderá ser adquirida juntamente com um postal especialmente desenhado para esta ocasião e que marca esta data histórica do Campo Pequeno, um edifício icónico da cidade de Lisboa”.

Nathalie e Camané

Os 125 anos justificam também a actuação de dois nomes de peso do fado português: Nathalie e Camané abrilhantarão a noite com cinco temas que lançarão o mote para o ponto alto da noite e da época tauromáquica – a corrida de toiros.

Para a arena, está um cartaz à medida da ocasião. De acordo com Rui Bento, Responsável pelas Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, “João Moura, António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol, actuarão com os forcados amadores de Montemor e de Lisboa, capitaneados por António Vacas de Carvalho e Pedro Maria Gomes, respetivamente”, adianta. De referir que, neste dia, “a própria praça estará vistosamente decorada”, fazendo jus à efeméride.

A história do edifício e os inúmeros momentos que têm marcado a memória do Campo Pequeno vão poder ser explorados em detalhe num livro de edição de luxo com data de lançamento oficial também a conhecer no próximo dia 18. Com a colaboração de inúmeras personalidades do universo tauromáquico e não só, o livro estará disponível em duas línguas (português e inglês), podendo vir a ser adquirido no Museu do Campo Pequeno.

Sala multiusos

Recorde-se que, além da Tauromaquia, o Campo Pequeno é hoje um pólo de lazer (enquanto sala multiusos para espectáculos artísticos e culturais) e um agregador de negócios (com uma galeria comercial de 60 lojas, 20 restaurantes, oito salas de cinema, um supermercado e estacionamento para 1.250 viaturas).

Aberto em Junho de 2015, o Museu do Campo Pequeno recebeu já quase 42 mil visitantes de 95 países nas duas salas históricas, duas salas temáticas (forcado e toiro) e no posto multimédia que tem diariamente abertos ao público.

Construído em 1892 sob um projecto do arquitecto Dias da Silva, o Campo Pequeno é um dos mais notáveis edifícios de estilo neoárabe de Portugal. Com a reconversão concluída em 2006, o Campo Pequeno transformou-se numa sala polivalente, onde tanto podem ter lugar corridas de toiros como concertos, bailados ou eventos corporativos.

O Campo Pequeno conta com um centro comercial com 60 lojas, 20 restaurantes, 8 salas de cinema e um supermercado. Situado numa artéria principal da cidade de Lisboa, é servido por uma ampla rede de transportes, entre os quais o metropolitano, com saída directa para a área comercial e ainda um amplo parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 1.250 automóveis.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

ADES tem inscrições abertas para curso financiado de condução de tractor

A ADES – Associação Empresarial do Sabugal tem inscrições abertas o Curso de Condução e Operação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *