Início / Agenda / Câmara de Comércio parte em missão empresarial aos Emirados Árabes e Itália

Câmara de Comércio parte em missão empresarial aos Emirados Árabes e Itália

A CCIP — Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa vai organizar uma missão empresarial multi-sectorial aos Emirados Árabes Unidos de 26 a 31 de Janeiro e uma missão empresarial multi-sectorial a Itália de 28 a 31 de Janeiro.

Nas missões empresariais organizadas pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, a organização garante “uma agenda customizada ao perfil da sua empresa, posta em prática em três dias de reuniões de qualidade com potenciais parceiros de negócios, de acordo com os objectivos da empresa”.

Emirados Árabes Unidos

Situado no Golfo Arábico, os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma federação composta por sete emirados. Entre eles, destacam-se Abu Dhabi por ser o centro industrial e de hidrocarbonetos, petróleo e gás natural, bem como o Dubai, que concentra o comércio e os sectores financeiro e turístico.

Embora a economia dos EAU seja relativamente diversificada, a mesma depende ainda muito da liquidez obtida através do negócio do petróleo.

Deste modo, o plano estratégico dos EAU para os próximos anos foca-se na diversificação económica, promovendo os EAU enquanto mercado internacional e um centro de turismo, bem como uma indústria em desenvolvimento e criar mais oportunidades de emprego para nacionais através da melhoria da educação e da empregabilidade do sector privado.

Prevê-se que no período de 2020-2022 o crescimento médio anual será de 4,4% do PIB. O que se traduzirá numa melhoria geral do ambiente de negócios.

Enquanto membro do Conselho de Cooperação do Golfo, os EAU estão geo-estrategicamente localizados na porta de entrada do Golfo Arábico e junto dos restantes membros do CCG, organização à qual pertence a Arábia Saudita, o Bahrain, o Koweit, o Omã e o Qatar.

Relativamente às exportações portuguesas para os EAU, os produtos mais exportados em 2017 foram as máquinas e aparelhos, seguindo-se a madeira e cortiça, os minerais e minérios, os plásticos e borracha e os veículos e outro material de transporte, que em conjunto representaram cerca de 43% do total exportado para aquele país.

Pode consultar o programa da missão aos Emirados Árabes Unidos aqui.

Itália

A Itália é a 9.ª maior economia do Mundo e a 4.ª economia da União Europeia. A sua estrutura económica depende principalmente do sector dos serviços e da indústria transformadora. O sector de serviços é responsável por quase três quartos do PIB total e emprega cerca de 65% do total de pessoas empregadas no país. A produção do país é especializada em produtos de alta qualidade e é liderada, principalmente, por pequenas e médias empresas.

O país é considerado a 2.ª potência europeia em termos de indústria transformadora e a 7.ª a nível mundial.

Segundo a Câmara de Comércio, no contexto de uma procura interna fraca, o desempenho da procura externa é crucial para a economia italiana. Um dos pilares mais importantes da economia é a fabricação de produtos de alta qualidade, como nos sectores de máquinas, têxteis, desenhos industriais, alimentos e móveis.

Esses produtos contribuem substancialmente para as exportações do país. No entanto, como um país pobre em recursos naturais, os sectores de energia e indústria são altamente dependentes das importações. Isso torna a posição externa da Itália vulnerável a mudanças nos preços de importação, como combustível.

Pode consultar o programa da missão a Itália aqui.

Para mais informações, contacte a Câmara de Comércio através do email internacional@ccip.pt.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Regiões Ultra-periféricas reforçam apoios junto do Parlamento Europeu

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas dos Açores manifestou hoje, 19 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.