Início / Agenda / Câmara de Comércio parte em missão empresarial a Marrocos
marrocos-marrakech-01

Câmara de Comércio parte em missão empresarial a Marrocos

A CCIP – Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa está a organizar uma missão empresarial a Marrocos, com apoio da Caixa Geral de Depósitos (CGD), de 14 a 18 de Maio. Esta missão empresarial multi-sectorial é destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir naquele mercado.

Miguel Horta e Costa, membro da direcção da CCIP acompanhará pessoalmente esta missão.

A Câmara explica que com esta acção se pretende proporcionar às empresas participantes um conjunto de oportunidades, tais como: conhecer o ambiente de negócios do país; concretizar reuniões individuais de negócios em Casablanca e outras cidades de acordo com o perfil de cada empresa participante; desenvolver contactos com entidades governamentais locais para apoio ao investimento em Marrocos; conhecer os principais operadores do mercado no sector de cada empresa e a concorrência; estabelecer contactos com o meio empresarial local; e contactar com parceiros locais de referência.

As empresas terão acompanhamento de um membro da Câmara de Comércio durante toda a Missão, acompanhamento de um parceiro local e apoio no período pós-missão empresarial, para que o follow up dos contactos se concretize o mais rápido possível.

Garantia de sucesso

Os associados da Câmara de Comércio poderão usufruir de garantia de sucesso: a Câmara de Comércio devolve o valor da inscrição aos associados que integrem a missão e que, no espaço de 2 anos, não concretizem negócios.

A inscrição deverá ser concretizada (aqui) até ao dia 14 de Abril, com o envio de uma apresentação da empresa em francês em formato PDF ou PPT (max. 5MB).

A realização desta missão implicará um número mínimo de 8 empresas participantes. Desistências comunicadas após o dia 14 de Abril serão alvo de reembolso no valor de 25% do custo da participação.

Programa provisório da missão aqui.

Marrocos, às portas da Europa

Marrocos capitalizou a sua proximidade com a Europa e os custos de mão-de-obra relativamente baixos para construir uma economia diversificada e aberta. Marcado pela sua Monarquia constitucional que lhe confere uma estabilidade rara na região, Marrocos é um país que se abre ao mundo, traduzindo-se numa economia muito dinâmica e em crescimento.

Com uma economia de mercado em franco crescimento, marcada por um grande esforço de liberalização e abertura ao exterior, tem sido possível manter a inflação em níveis baixos e reduzir o desemprego, embora neste último campo muito haja ainda a fazer, sobretudo ao nível dos jovens.

Fruto da modernização da sua economia e da sua posição estratégica privilegiada, Marrocos está cada vez mais a ser visto como um hub regional no domínio da logística e manutenção navais. O porto de Tânger e a zona de comércio livre que lhe está associada representam ainda um factor adicional de atractividade da sua economia.

Quanto às oportunidades de negócio com Marrocos, diz a Câmara que Comércio que surge em primeiro lugar o sector da construção e obras públicas, dado que a renovação das infra-estruturas foi apontada como uma das prioridades de Marrocos. Também o turismo oferece grandes potencialidades num país que tem sabido preservar a estabilidade, numa região que tem sofrido muita agitação social e política.

Outro sector de interesse, no qual Portugal tem já uma considerável experiência, é o das energias renováveis, nomeadamente a solar e a eólica, nas quais os marroquinos querem apostar para contrabalançar a sua forte dependência de fontes de energia importadas. Outros sectores onde se poderiam estabelecer parcerias entre as empresas portuguesas e marroquinas era o da construção automóvel, bem como o sector dos têxteis.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

capoulas joao ponte 170588

Açores integra estrutura do Ministério da Agricultura para negociação da PAC

O secretário Regional da Agricultura e Florestas açoriano anunciou hoje, 22 de Março, que o …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *